Beisebol MLB inaugura academia no Brasil e investe na formação de atletas

Estrutura será montada no CT Yakult, em ibiúna (SP) / Foto: Divulgação MLBEstrutura será montada no CT Yakult, em ibiúna (SP) / Foto: Divulgação MLB

São Paulo - Em mais uma ação de desenvolvimento do esporte no Brasil, a Major League Baseball (MLB), em parceria com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softball (CBBS), inaugura, no dia 28 de Janeiro, a partir das 10h, a Academia MLB Brasil 2017, principal programa de beisebol amador do país, no CT Yakult, localizado na cidade de Ibiúna (SP).
 
A iniciativa, pioneira no país, marca a primeira vez em que a liga americana terá papel ativo durante o ano todo nas operações da academia de beisebol no CT de Ibiúna, considerado pela própria MLB como um dos melhores do mundo para formação de atletas fora dos Estados Unidos.
 
“Trata-se da próxima fase da evolução dos programas da MLB no Brasil, sendo uma ótima oportunidade para jovens atletas, entre 14 e 18 anos, aprimorarem suas habilidades como jogadores de beisebol e aprenderem lições que irão ajudá-los dentro e fora de campo”, afirma Caleb Santos Silva, coordenador internacional de desenvolvimento do jogo da MLB.
 
Academia MLB Brasil 2017 - O projeto oferecerá aos 11 atletas aprovados nas últimas seletivas realizadas pela MLB, realizadas em outubro de 2016, bolsas de estudos integrais, treinos, alimentação e alojamento no centro de treinamento da confederação. 
 
Estes novos prospectos do beisebol se juntarão a outros 19 atletas aprovados para as categorias de base da seleção brasileira, que também vão morar e treinar em Ibiúna, com bolsas da CBBS e MLB em parceria. A Academia contará com dois técnicos estrangeiros da MLB: o panamenho Enrique Burgos (ex-jogador de ligas menores e da MLB) e o venezuelano Emilio Acosta que até o ano passado era treinador da filial do New York Yankees na República Dominicana.
 
Ao lado da comissão técnica da CBBS, a dupla de treinadores estrangeiros comandará treinos seguindo os mesmos padrões da Major League Baseball. Dentre os jovens atletas selecionados está Eric Pardinho, de 16 anos, considerado um dos melhores arremessadores prospectos do mundo, alcançando incríveis 150 km/h em seus arremessos.
 
No evento de abertura da Academia contará ainda com a presença de André Rienzo, segundo jogador brasileiro a atuar na MLB, atualmente defendendo o San Diego Padres, além de Steve Finley (treinador de rebatidas da seleção brasileira na última eliminatória para o World Baseball Classic).
 
Vale lembrar que o CT Yakult já foi a casa de dos dois dos três jogadores brasileiros que chegaram ao topo do beisebol mundial. Quando atuavam pelas categorias de base da seleção brasileira André Rienzo, primeiro arremessador brasileiro e segundo atleta do país a atuar na MLB, em 2013 e Paulo Orlando, primeiro atleta do país campeão da Major League, logo no seu ano de estreia, em 2015, residiram no CT.
 
Beisebol no Brasil - Nos últimos anos, a MLB vem trabalhando intensivamente ao lado CBBS para proporcionar cada vez mais oportunidades aos jovens atletas brasileiros que desejam tornar-se jogadores de beisebol profissionais. Desde 2011, o MLB Brasil Elite Camp possibilitou que vários novos talentos assinassem contratos com clubes profissionais da liga americana e de outros países, proporcionando um expressivo avanço no nível de jogo no Brasil.
 
Atualmente 12 atletas brasileiros possuem contratos ativos com franquias da MLB, com destaque para Paulo Orlando (Kansas City Royals), Yan Gomes (Cleveland Indians) e André Rienzo (San Diego Padres).
 
Evento - A abertura ocorre a partir das 10h no dia 28 de janeiro, sábado. Haverá breve cerimônia de abertura, seguida por coffee break para imprensa e breves falas dos membros da MLB e CBBS, antecedendo o primeiro treino dos garotos.
 
A MLB disponibilizará transporte ida e volta para a imprensa, com a saída da Van às 8h30 da estação Faria Lima do Metrô.
 
Perfil dos atletas convidados pela MLB para inauguração da Academia MLB Brasil 2017:
 
Steve Finley  - Ex-jogador do Los Angeles Dodgers, New York Mets, Arizona Diamondbacks e San Francisco Giants, campeão da World Series de 2001;
André Rienzo - Segundo brasileiro a atuar na Major League Baseball, o pitcher – depois de passar pelo Chicago White Sox e Maimi Marlins – assinou contrato de ligas menores esse ano com o San Diego Padres.
 
Serviço
Academia MLB Brasil 2017
Local: Complexo CBBS Nacional de Formação em Ibiúna, SP (CT Yakult)
Horário: 28 de Janeiro, Sábado, às 10hs
Endereço: Rodovia Bunjiro Nakao, Km 58,5 – Ibiúna – SP
Telefone: (15) 3249-1270
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook