Barry Larkin e Steve Finley visitam Academia MLB Brasil

Após quase um ano da inauguração da estrutura montada no CT Yakult, em ibiúna (SP), projeto da MLB revelou cinco novos prospectos que assinaram com times americanos / Foto: Divulgação/MLB Após quase um ano da inauguração da estrutura montada no CT Yakult, em ibiúna (SP), projeto da MLB revelou cinco novos prospectos que assinaram com times americanos / Foto: Divulgação/MLB

São Paulo - Em mais uma ação para expansão e desenvolvimento do beisebol, a Major League Baseball trará ao Brasil Barry Larkin e Steve Finley, ex-jogadores da MLB que foram treinadores da seleção brasileira nos principais torneios disputados pelo selecionado nacional.
 
A dupla ficará no Brasil entre 6 e 10 de novembro estudando, avaliando e ajudando na evolução dos acadêmicos do projeto da Major League. Nos primeiros três dias, os astros americanos visitarão e auxiliarão os treinos dos 32 jovens da academia MLB. Já no dia 10 de novembro, sexta-feira, terão dia para atender a imprensa nas redações. Além do hall da fama Barry Larkin e o técnico de rebatidas da seleção brasileira Steve Finley, estarão presentes jogadores da seleção brasileira e também os que atuam ou já atuaram na MLB, com destaque para André Rienzo, Eric Pardinho, Thyago Vieira e Jean Tomé.
 
Academia MLB Brasil 2017 – A iniciativa, pioneira no país, marca a primeira vez em que a liga americana tem papel ativo durante o ano todo nas operações da academia de beisebol no CT de Ibiúna, considerado pela própria MLB como um dos melhores do mundo para formação de atletas fora dos Estados Unidos.
 
O projeto, também em parceria com a CBBS, oferece a 32 atletas aprovados nas últimas seletivas realizadas pela MLB, bolsas de estudos integrais, treinos, alimentação e alojamento no centro de treinamento da confederação em Ibiúna. A Academia conta com dois técnicos estrangeiros da MLB: o panamenho Enrique Burgos (ex-jogador de ligas menores e da MLB), o venezuelano Emilio Acosta que até o ano passado era treinador da filial do New York Yankees na República Dominicana e o dominicano Eduardo de Leon, instrutor do programa de desenvolvimento de técnicos da MLB.
 
“Trata-se da próxima fase da evolução dos programas da MLB no Brasil, sendo uma ótima oportunidade para jovens atletas, entre 14 e 18 anos, aprimorarem suas habilidades como jogadores de beisebol e aprenderem lições que irão ajudá-los dentro e fora de campo”, afirma Caleb Santos Silva, coordenador internacional de desenvolvimento do jogo da MLB. 
 
Beisebol no Brasil - Nos últimos anos, a MLB vem trabalhando intensivamente ao lado CBBS para proporcionar cada vez mais oportunidades aos jovens atletas brasileiros que desejam se tornar jogadores de beisebol profissionais. Desde 2011, o MLB Brasil Elite Camp possibilitou que vários novos talentos assinassem contratos com clubes profissionais da liga americana e de outros países, proporcionando um expressivo avanço no nível de jogo no Brasil.
 
Só em 2017, a Academia MLB Brasil, projeto anual que substituiu o MLB Elite Camp, impulsionou cinco prospectos brasileiros a assinarem contratos profissionais com times da Major League Baseball. Heitor Tokar (arremessador) e Victor Coutinho (defensor de campo externo) assinaram com o Houston Astros, Vitor Watanabe (arremessador) com o Milwaukee Brewers e Christian Pedrol (arremessador), contratado em maio pelo Seattle Mariners, juntaram-se a Eric Pardinho, maior prospecto brasileiro contratado pelo Toronto Blue Jays. Também neste ano o Brasil viveu seu melhor momento na maior liga de beisebol do mundo, com 4 atletas atuando no topo da modalidade, Yan Gomes (Cleveland Indians), Paulo Orlando (Kansas City Royals), Thyago Vieira (Seattle Mariners) e Luiz Gohara (Atlanta Braves) que se tornou primeiro prospecto a chegar as grandes ligas após ser selecionado, em 2012, na segunda edição do Elite camp.
 
A Major League Baseball atualmente possui 15 atletas brasileiros com contratos ativos, cinco já tendo alcançado o nível mais alto da MLB. Dos 30 clubes que formam a maior liga de beisebol do mundo, dez contam com brasileiros em suas instituições. É um número muito expressivo se compararmos a NBA e NFL.
 
Perfil dos atletas convidados pela Major League Baseball à Academia MLB Brasil:
 
Barry Larkin - Treinador da seleção brasileira no World Classic Baseball (Copa do Mundo da modalidade) e ex-atleta homenageado no Hall da fama nos EUA. Responsável pelos treinos dos defensores internos e rebatedores.
 
Steve Finley - Ex-jogador do Los Angeles Dodgers, New York Mets, Arizona Diamondbacks e San Francisco Giants, campeão da World Series de 2001;
 
Serviço
ACADEMIA MLB BRASIL 2017
Local: Complexo CBBS Nacional de Formação em Ibiúna, SP (CT Yakult)
Horário: 06 a 09 de Novembro, das 13hs as 17hs
Endereço: Rodovia Bunjiro Nakao, Km 58,5 – Ibiúna – SP
Telefone: (15) 3249-1270
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook