História de 20 anos da Associação Blumenau de karate

Exposição no Shopping Park Europeu mostra a trajetória da tradicional equipe blumenauense / Foto: DivulgaçãoExposição no Shopping Park Europeu mostra a trajetória da tradicional equipe blumenauense / Foto: Divulgação

São Paulo - Conheça a história do karate, arte marcial originária do Japão, mais precisamente da Ilha de Okinawa e da Associação Blumenau de karate, equipe com mais títulos no Estado de Santa Catarina.
 
Essas e outras curiosidades, como títulos de vários atletas da equipe poderão ser descobertas e vistas na exposição, a partir desta quinta-feira, dia 20 de julho, no Shopping Park Europeu (piso térreo) e que conta a trajetória da Associação, que começou ser traçada pelo treinador Vanderlei de Oliveira - em 1997, com apenas dois alunos (Alessandra e Fabiano de Oliveira) e hoje, conta com 1,4 mil alunos, muitos dos quais, titulares da Seleção Brasileira da Confederação Brasileira de karate (CBK).
 
“Contar esta história é muito gratificante. São 20 anos de constantes mudanças, de aprendizado e de descobertas. Mais importante de tudo, são os talentos revelados e o acompanhamento na trajetória de muitos alunos/atletas”, declara Vanderlei de Oliveira, treinador das Seleções Brasileira e Catarinense de karate e da FMD Blumenau e eleito melhor treinador de Santa Catarina de 2016 pelo “Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte”.
 
Desafios - A história da Associação Blumenau de karate está ligada a trajetória da modalidade no Estado e no País. O primeiro título estadual veio em 2000, quando conquistou em Navegantes, a etapa do Regional de karate. Esse primeiro passo foi o condutor para os novos desafios para Vanderlei, que começou trabalhar na formação de uma equipe, com prioridade nas categorias de base. 
 
Depois vieram outras conquistas, como uma hegemonia em etapas do Estadual, o pentacampeonato dos Jogos Abertos com a equipe feminina, títulos internacionais conquistados por vários atletas e, finalmente, o convite, em 2015, para fazer parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de karate da Confederação Brasileira de Karate (CBK).
 
Atualmente, a Associação Blumenau de karate é uma das equipes do País, com maior número de atletas na Seleção Brasileira de karate, incluindo todas as categorias, da Base ao Sênior. Em 2016, por exemplo, foram 16 alunos. “Temos um trabalho de base consolidado, que tem refletido na categoria Adulto”, destaca Vanderlei. Outro bom exemplo do trabalho desenvolvido pela comissão técnica da Associação é a classificação de 30 atletas para a fase final do Brasileiro, em outubro, em Salvador (BA).
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook