Um 2017 de conquistas para a FMD Blumenau de karate

Vanderlei obteve credenciamento como técnico mundial da WKF  / Foto: Geraldo de Paula/DivulgaçãoVanderlei obteve credenciamento como técnico mundial da WKF / Foto: Geraldo de Paula/Divulgação

São Paulo - O ano de 2017 termina com muitas conquistas para a Associação Blumenau de Karate. Referência nacional, a equipe mostrou, por exemplo, a sua força com as 17 medalhas conquistadas na fase final do Campeonato Brasileiro. De quebra, ainda teve atleta campeã dos campeonatos Pan-Americano, Sul-Americano e dos Jogos Sul-Americanos da Juventude; medalhistas nos Opens de Las Vegas (EUA), Curaçao e do Uruguai. A equipe também sagrou-se tetracampeã invicta do Estadual Ranking A. Além disso, o treinador Vanderlei de Oliveira fez parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Karate, campeã do Pan-Americano Sênior e dos Sul-Americano e Pan-Americano das categorias Sub-14 ao Sub-21.
 
Além das conquistas durante da temporada de 2017,  pelo segundo consecutivo, a Associação foi finalista em duas categorias ao prêmio Troféu Gustavo Kuerten de Excelência (Vanderlei de Oliveira, como melhor técnico e Vitória Leite, como atleta revelação). Outro destaque do ano, Vanderlei obteve, em outubro, o credenciamento Mundial da World karate Federation (WKF), como técnico de Kumitê. Com a aprovação pela entidade máxima mundial da modalidade, o treinador blumenauense se credencia para acompanhar atletas da Seleção nos principais torneios pelo mundo, como o Mundial Sênior e etapas da Premier League.
 
Novos talentos - Referência no trabalho de base realizado pela comissão técnica, a Associação teve vários atletas de destaques, como Vitória Leite, campeã de todos os torneios os quais participou, como o Pan e Sul-Americanos da modalidade, Brasileiro, Seletiva e Estadual. O ápice da atleta ocorreu em setembro, em Santiago, no Chile, quando foi medalha de ouro dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, na categoria Júnior até 53 quilos. Vale destacar que a competição faz parte do processo de preparação do Comitê Olímpico Brasileiro (COI) da nova geração de atletas do Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
 
Outro talento da equipe que despontou em 2017 foi Luisa Klettenberg. A atleta foi medalha de ouro no Sul-Americano da modalidade, na categoria Kumitê acima de 45 quilos. Luisa conquistou também os títulos do Brasileiro e do Estadual e a medalha de prata no Pan-Americano. Quem também se destacou foi Diego Pereira, que em março, conquistou sua primeira medalha internacional, sendo bronze no Open de Las Vegas (EUA), na categoria Kumitê Júnior acima de 47 quilos.
 
Experiência - Se na base a Associação Blumenau de karate tem mantido a sequência de revelar novos talentos para o karate nacional, na categoria Sênior, a equipe também está bem representada. Em dezembro, Márcia Mafra, 28 anos, sagrou-se campeã do Pré-Olímpico da Confederação Brasileira de karate (CBK), na categoria Kumitê até 55 quilos. Com o resultado, a atleta da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD) e da Federação Catarinense de Karate (FCK), vai representar o Brasil em 2018 nos Campeonatos Pan e Sul-Americanos de karate Sênior.
 
Júlia Krüger, 19 anos, já é uma realidade no cenário nacional. A atleta da Associação Blumenau de Karate, conquistou o título do Campeonato Brasileiro, na categoria Kumitê até 50 quilos. Além disso, a blumenauense ficou em terceiro lugar no Pré-Olímpico, o que lhe garante presença no Ranking Especial da CBK, que vai definir o representante do País em cada categoria no Mundial Sênior 2018 na Espanha. Tem ainda Welton Barbosa, bronze no Sul-Americano, no Kumitê Sub-21 até 67 quilos e integrante da delegação brasileira no Mundial de Base disputado em Tenerife, na Espanha.
 
A experiente atleta Maike de Oliveira, também apresentou uma boa temporada. Dentre os seus resultados obtidos na Sênior Kumitê até 61 quilos, está a medalha de bronze nos Opens de Las Vegas (EUA),  o título no Uruguai e a prata, em Curaçao.
 
Seleções de SC e Brasileira - A equipe esteve presente em algumas das grandes conquistas da Federação Catarinense de Karate, como o vice-campeonato da etapa final Brasileiro, na Bahia, representando Santa Catarina. A Associação também fez parte de alguns dos resultados mais importantes da CBK no decorrer da temporada, com alunos titulares das Seleções em torneios internacionais, como os títulos dos campeonatos Pan e Sul-Americanos e Mundial.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook