Seletiva Nacional Gymnasiade tem início nesta sexta em São Paulo

Campeonato reunirá os melhores atletas do país entre 15 e 18 anos de idade / Foto: DivulgaçãoCampeonato reunirá os melhores atletas do país entre 15 e 18 anos de idade / Foto: Divulgação

São Paulo - A Confederação Brasileira do Desporto Escolar, CBDE promove entre os dias 22 e 25 de março a Seletiva Nacional Escolar para a Gymnasiade 2018 evento que reúne os melhores atletas do país entre 15 e 18 anos de idade que buscam uma vaga compor a delegação brasileira que irá representar o Brasil no mundial em Marrakesh, Marrocos, entre os dias 2 e 9 de maio.
 
A partir de amanhã, mais de dois mil atletas escolares, de 22 estados desembarcam em São Paulo para disputar uma das dez modalidades do campeonato: ginásticas rítmica, aeróbica e artística; natação, judô, karatê, luta olímpica, atletismo, xadrez e, pela primeira vez na história dos jogos, taekwondo.
 
As disputas terão início na manhã da sexta-feira, dia 23, nas modalidades atletismo, natação, xadrez, taekwondo e ginástica rítmica. A solenidade de abertura também acontecerá na sexta, a partir das 21h, no Ginásio de Esportes Pedro Del'Antonia, em Santo André.
 
Os locais de competição estão divididos ente a capital paulista e a região do grande ABC.
 
Nomes consagrados do esporte estão no comando da seletiva nacional como Douglas Vieira, primeiro medalhista olímpico brasileiro no judô, técnico da seleção brasileira feminina de judô e estará à frente da coordenação técnica da modalidade. Na lista de coordenadores também aparece Alberto Klar, técnico olímpico do Brasil nos Jogos de 1992 em Barcelona e Atlanta em 1996 e na Olimpíada de 2004, em Atenas, como treinador da triatleta Carla Moreno.
 
As seletivas nacionais para a Gymnasiade também são responsáveis por promover grandes atletas olímpicos brasileiros como o ginasta Sergio Sazaki, que fez história em 2009 em Doha/Catar quando participou pela primeira vez da Gymnasiade conquistando 05 medalhas de ouro nas provas solo, argolas, salto, barra fixa e, campeão geral individual além do bronze nas paralelas. Em 2013 quando o mundial foi disputado em Brasília foi a vez de se destacarem as ginastas olímpicas, Rebeca Andrade de Rodrigues e Flávia Lopes Saraiva.
 
O Brasil é o atual campeão mundial na Gymnasiade título inédito conquistado na Turquia em 2016.  Para Robson Aguiar, presidente em exercício da CBDE, a expectativa é a promoção de uma seletiva nacional de grande porte visando à detecção de novos talentos e a conquista do bicampeonato no mundial.
 
"Trabalhamos em parceria com a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo – Fedeesp, para oferecer uma das melhores infraestruturas de seletivas escolares aos atletas e equipes técnicas que participarão do campeonato. Desde a escolha dos locais de competição até a hospedagem e alimentação tudo foi escolhido primando por uma competição de alto nível. Esperamos que esse ano possamos mais uma vez revelar novos talentos olímpicos brasileiros e conquistar o bicampeonato no Marrocos", disse o Presidente.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook