Bolsa Atleta vai beneficiar 4 mil 992 atletas

Ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, fala sobre o Bolsa Atleta / Foto: Glauber Queiroz

Brasília - Na manhã de sexta-feira, dia 15 de Fevereiro, durante coletiva de imprensa em Brasília, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou que o programa Bolsa-Atleta completa oito anos de ação contemplando esportistas de todos os estados brasileiros.
 
 “Pela primeira vez nós teremos atletas dos 26 estados e do Distrito Federal. Isso significa a nacionalização do programa que alcança esportistas de todo o Brasil, e proporciona a plena integração desses. Esse benefício integra todas as regiões brasileiras na prática do esporte de alto rendimento. A nacionalização dos Jogos Olímpicos também é um objetivo do governo, pois apenas faz sentido o Brasil acolher os grandes eventos esportivos se proporcionar benefício para todo o país”, frisou o ministro.  
 
Aldo Rebelo acrescentou que nem sempre a capacidade dos atletas é o elemento decisivo para o seu futuro no esporte. “O governo tem como meta enfrentar a desigualdade, ou seja, a desigualdade de oportunidades. Às vezes, o atleta encontra-se em um estado com maior infraestrutura, e com isso tem mais possibilidades que aqueles que vivem em regiões mais pobres, com deficiência de equipamentos esportivos e de chances de participar de circuitos nacionais e internacionais”, disse.  
 
O secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, antecipou que a lista apresentada é a primeira dos cinco anúncios do programa Bolsa-Atleta em 2013. “Este ano será especial para o programa. Nós temos a maior quantidade de recursos na história do Bolsa-Atleta. Lançaremos uma categoria nova, o Bolsa Pódio, dentro do Plano Brasil Medalha, e teremos o pagamento de duas bolsas, referentes aos resultados esportivos de 2011 e 2012. Assim, aproximamos a concessão do benefício ao resultado esportivo do atleta”, explicou. 
 
Com 4.992 atletas contemplados na nova lista, Ricardo Leyser destaca o trabalho desenvolvido pela secretaria ao orientar os beneficiários do programa conscientizando-os e desenvolvendo o esporte de alto rendimento. “O ministério está conseguindo chegar a todos os atletas que têm direito à bolsa nas cinco categorias. Isso é fruto da orientação do ministro Aldo Rebelo para que o ministério tenha uma posição ativa na busca desses atletas. Hoje não aguardamos somente as inscrições dos atletas, fazemos um trabalho em busca de todos os atletas que têm direito para que se inscrevam, cumpram os prazos, além de oferecermos todo o suporte aos beneficiários”, disse Leyser, justificando o crescimento e a abrangência nacional do programa. 
 
O evento contou com a presença do assessor de Relações Institucionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Luíz Garcia, e dos atletas Caio Sena (atletismo), Ronaldo Pinheiros (tênis de mesa paraolímpico), Shirlene Coelho (atletismo paraolímpico), Ronaldo Pinheiro (tênis de mesa paraolímpico) e Antônio Delfino (atletismo paraolímpico). 
 
Os atletas aptos a receber o benefício devem entrar no portal do Ministério do Esporte para efetivar a inscrição. Após o cadastramento, os atletas terão 30 dias para enviar ao ministério a documentação exigida. A lista de documentos necessários está disponível no portal da pasta de acordo com o artigo 5º da Portaria 164/2011.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook