COB faz avaliação cinemática em atletas do Pentathlon Moderno

O COB realizou dia 18 de Março avaliação cinemática dos movimentos de três atletas brasileiras de pentathlon moderno, entre elas a medalhista de Londres 2012, Yane Marques / Foto: Divulgação/CBPM

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realizou na segunda-feira, dia 18 de Março, avaliação cinemática dos movimentos de três atletas brasileiras de pentatlo moderno, entre elas a medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Londres 2012, Yane Marques. Além de Yane, Larissa Lellys e Priscila de Oliveira foram avaliadas pelo departamento de Ciências do Esporte do COB na piscina da Escola Naval, no Rio de Janeiro. Na semana passada, as pentatletas já haviam passado por avaliações bioquímicas. Desde o início de 2013, as atletas já se submeteram a 21 exames clínicos. 
 
O objetivo é identificar características pessoais e elaborar um plano de treinamento específico para cada atleta. A partir da próxima quarta-feira, dia 21, Yane, Larissa e Priscila se juntarão a outros 17 atletas brasileiros que disputarão a segunda etapa da Copa do Mundo da modalidade, no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), em Deodoro, na Zona Oeste do Rio. Na primeira etapa da competição, realizada há pouco mais de um mês nos Estados Unidos, Yane Marques conquistou a medalha de bronze.
 
No trabalho realizado nesta segunda-feira, as atletas foram filmadas enquanto nadavam. Depois as imagens foram analisadas através do Dartfish, um software através do qual várias imagens em sequência evidenciam onde o movimento pode ser aperfeiçoado. “Estamos oferecendo a estas duas atletas os mesmos serviços de Ciências do Esporte que ajudaram a Yane a conquistar uma medalha em Londres. Desde 2010, damos suporte a modalidade com avaliações científicas e apoio para participação em competições internacionais. Agregar novas atletas a este projeto proporciona um salto de qualidade ao pentatlo moderno. O objetivo dessas avaliações é encontrar subsídios para individualizar o treinamento de acordo com as características específicas de cada atleta. Este investimento direto do COB nessas três atletas certamente dará mais condições para que elas se classifiquem para os Jogos Olímpicos Rio 2016”, disse Júlio Noronha, especialista em preparação esportiva do COB.
 
As avaliações fazem parte do trabalho de suporte com base nas Ciências do Esporte que o COB realiza, em conjunto com as Confederações Brasileiras Olímpicas, visando otimizar, de forma individualizada, o treinamento e o processo de recuperação dos principais atletas brasileiros. “O grande diferencial da preparação da Yane no ciclo passado foi a implementação de um trabalho forte desenvolvido pelo COB em Ciências do Esporte. Agora, já com a avaliação dos resultados desse trabalho, estamos ampliando a outras atletas.  Estamos buscando um diferencial e para isso temos que apostar na Ciência do Esporte”, disse Alexandre França, treinador de Yane Marques e das outras duas atletas.
 
Na análise bioquímica, realizada na semana passada, através de uma amostragem sanguínea, foram avaliados, por exemplo, individualmente os níveis de estresse, esforço e recuperação. Hoje em dia, através da chamada enzima creatina (CK), marcadora do dano muscular, é possível identificar o grau de esforço a que o atleta se submete e seu risco imediato de desenvolver uma lesão.
 
O Departamento de Ciências do Esporte foi criado há cerca de três anos. A área está dividida em sete setores: fisiologia, bioquímica, nutrição, psicologia, meteorologia, treinamento esportivo e vídeo análise. Nos Jogos Olímpicos Londres 2012, o COB teve cerca de 20 profissionais ligados à área, tendo como base o Crystal Palace, CT exclusivo do Time Brasil antes e durante os Jogos. “O que se define como Ciência do Esporte é uma quantidade muito ampla de informações que são trazidas para que o técnico e atleta possam utilizá-las nos treinos e competições da melhor maneira possível. Mas o líder será sempre o treinador. Ele que decide o que é melhor para o atleta”, disse Jorge Bichara, gerente geral de performance esportiva do COB.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook