Competições internacionais formarão equipe principal da luta olímpica brasileira

O início de 2013 está sendo único para os atletas brasileiros da luta olímpica / Foto: Divulgação

São Paulo - O início de 2013 está sendo único para os atletas brasileiros da luta olímpica. Cerca de 50 lutadores disputarão, nos próximos dias, competições no México, Cuba e Bulgária.
 
“É algo inédito na modalidade no país. Coisa que há três anos não imaginávamos ter essa representatividade. É inacreditável ver que contamos hoje com uma estrutura que possibilita esse intercâmbio aos atletas”, frisou o superintendente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), Roberto Leitão.  
 
Os treinamentos e os torneios internacionais serão uma oportunidade para identificar e formar a seleção principal da modalidade. “Para selecionar os atletas que irão competir em Cuba e na Bulgária nós fizemos uma seletiva nacional. Escolhemos os principais atletas e agora vamos avaliar o desempenho na experiência internacional”, disse Leitão, acrescentando que a avaliação servirá para o planejamento do ciclo olímpico. 
 
A delegação nacional terá uma grande representatividade no Torneio Granma & Cerro Pelado, em Cuba, nas disputas entre os dias 14 e 17 de fevereiro. A participação brasileira já virou tradição no evento: na edição de 2012, o lutador Davi Albino conquistou a primeira medalha masculina do país na competição, enquanto em 2011, Gilda Oliveira foi a primeira atleta a conquistar uma medalha de ouro na competição. 
 
O superintendente da CBLA ressalta que o torneio Dan Kolov & Nikola Petrov, na Bulgária, será mais restrito, com a presença somente da equipe principal do estilo livre feminino. “As duas competições são importantes para o país. Na Bulgária, a competição é muito forte. Em Cuba é uma ótima experiência, onde reúne os melhores atletas pan-americanos”, explicou. 
 
Fortalecendo da base - De olho em uma vaga nas Olimpíadas da Juventude em 2014, na China, os atletas da base da luta olímpica nacional participarão, até o dia 23, de treinamento no México. Além do Brasil, equipes da Guatemala, Argentina e do país anfitrião participarão do treinamento. Após os treinos, eles competem o Torneio Internacional na cidade de Guadalajara. “Para muitos atletas esta será a primeira experiência internacional. É uma oportunidade para conhecermos o perfil dos atletas”, acrescentou.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook