Emanuel Rego presidirá nova Comissão de Atletas do COB

A nova Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), eleita para o período 2013-2016, participou da primeira reunião de trabalho nesta terça-feira, dia 26, na sede do COB, no Rio de Janeiro / Foto: Rafael Bello/COB

Rio de Janeiro - A nova Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), eleita para o período 2013-2016, participou da primeira reunião de trabalho nesta terça-feira, dia 26, na sede do COB, no Rio de Janeiro. Dos 19 membros da Comissão, 14 participaram da reunião. 
 
Em janeiro passado, 14 integrantes da Comissão foram eleitos através de votação on line dos atletas brasileiros que participaram das últimas duas edições de Jogos Olímpicos. Outros quatro integrantes foram indicados pelo Conselho Executivo do COB: o ginasta Arthur Zanetti, ouro em Londres 2012 nas argolas; o nadador Thiago Pereira, prata em Londres nos 400m medley; e os ex-atletas Gustavo Borges, detentor de quatro medalhas olímpicas na natação; e Hortência Marcari, campeã mundial e medalhista dos Jogos Olímpicos Atlanta 96, no basquete.  Durante a reunião, a comissão elegeu, por aclamação, o seu novo presidente: Emanuel Rego, dono de três medalhas olímpicas no vôlei de praia, incluindo o ouro nos Jogos Olímpicos Atenas 2004. Hortência será a vice-presidente da Comissão.
 
A reunião foi aberta pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. “Gostaria de parabenizar aos atletas eleitos para esta nova comissão. Esta é a primeira eleição que realizamos nos mesmos moldes da comissão de atletas do COI, em  um processo 100% democrático em que os atletas que participaram dos últimos dois Jogos Olímpicos foram eleitos pelos seus próprios colegas”, disse Nuzman. “A opinião de vocês é importantíssima para trazer contribuições para esporte brasileiro”, afirmou o presidente do COB.
 
Presidente da Comissão, Emanuel se mostrou satisfeito com a nova responsabilidade. “A Comissão de Atletas é um fórum em que todos têm a oportunidade de expor suas ideias e levar aos atletas de suas modalidades e dos esportes que tem mais contato. A grande intenção do COB é fazer com que os atletas estejam mais próximos das decisões. Como os próximos Jogos Olímpicos serão aqui e são tantas as responsabilidades em cima dos atletas, temos que saber o nosso papel e começarmos a interagir para desenvolver ainda mais o esporte brasileiro”, disse Emanuel, que também integra a Comissão de Atletas da Agência Mundial Antidoping (WADA). “Eu confio muito na opinião dos atletas. Fica mais fácil fazer a diferença com a imagem de vitoriosos que possuem, pois podem convencer a outros atletas a integrarem todo esse processo”, explicou Emanuel.
 
Catorze dos 19 integrantes da Comissão foram eleitos através de uma eleição on line entre os atletas do Time Brasil participantes das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos. Mais de 200 atletas que integraram as delegações brasileiras em Pequim 2008 e Londres 2012 participaram do pleito. Cada Confederação Brasileira Olímpica teve o direito de indicar até dois atletas para a eleição, que teve 30 candidatos. Os outros quatro atletas foram indicados pelo Conselho Executivo do COB. A atleta de snowboard Isabel Clark permanece na Comissão até a eleição que escolherá um(a) novo(a) integrante dos esportes de inverno após Sochi 2014.
 
Fabiano Peçanha foi o atleta mais votado para a Comissão. “Foi uma surpresa pra mim, mas fiquei muito feliz, já que não fiz campanha” disse o meio-fundista. “Esta comissão é muito importante. O COB está com uma visão excepcional do planejamento olímpico, que se fortalece muito mais ouvindo o lado dos atletas. Temos condições de apontar o que está faltando, mostrar a realidade do nosso treinamento. É isso o que se consegue quando se tem uma comissão como esta, unida ao COB”, afirmou Peçanha.
 
O primeiro campeão olímpico brasileiro na ginástica, Arthur Zanetti, também destacou a importância do diálogo entre as modalidades. “A comissão é muito importante porque os atletas podem tomar ciência do que está acontecendo para repassar para a comunidade do seu esporte. Depois, podemos trazer ideias para a melhora da estrutura de sua modalidade e do esporte no Brasil”, disse Zanetti.
 
A Comissão de Atletas do COB foi criada em 2009, inspirada na Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI), tendo o medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman como seu presidente. A Comissão tem como principal objetivo atuar como um canal de comunicação entre os atletas e o COB, oferecendo sugestões e recomendações sobre quaisquer assuntos relacionados ao Movimento Olímpico. O tempo de mandato da nova Comissão de Atletas do COB será de quatro anos, e irá até o fim do ciclo olímpico, em 2016. A Comissão tem obrigação de reunir-se pelo menos duas vezes por ano.
 
Os objetivos da Comissão são: ser o principal canal de comunicação dos atletas com o COB; estabelecer um ambiente de discussão onde os atletas possam compartilhar informações e ideias relacionadas aos Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Sul-americanos; oferecer sugestões e recomendações sobre qualquer assunto relacionado ao Movimento Olímpico; analisar a adoção dos melhores modelos, técnicas e padrões para o desenvolvimento dos atletas brasileiros; representar os direitos e interesses dos atletas olímpicos e formular recomendações a este respeito; incentivar a presença feminina no esporte; apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte.
 
Relação dos 19 atletas da nova Comissão de Atletas do COB:
 
Presidente: Emanuel Scheffer Rego (vôlei de praia)
Vice-Presidente:  Hortência Marcari (basquete) - Indicada pelo Conselho Executivo do COB
Fabiano Peçanha (atletismo)
Fabiana Alvim de Oliveira – Fabi (vôlei)
Chana Masson (handebol)
Fabiana de Almeida Murer (atletismo)
Tatiana Lemos (natação)
Robert Sheidt (vela)
Fernanda Oliveira (vela)
Marcelo Machado – Marcelinho (Basquete)
Yane Marques (pentatlo moderno)
Nivalter Santos de Jesus (canoagem)
Rafael Silva (judô)
Maria Portela (judô)
Renzo Agresta (esgrima)
Isabel Clark (snowboard) – Permanece na Comissão até Sochi 2014
Arthur Zanetti (ginástica artística) – Indicado pelo Conselho Executivo do COB
Thiago Pereira (natação) - Indicado pelo Conselho Executivo do COB
Gustavo Borges (natação) - Indicado pelo Conselho Executivo do COB

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook