Estrelas não aparecem para a entrega do "Oscar" do Esporte

Usain Bolt foi o grande vencedor do Laureus World Sportsman of the Year. Apesar de ter ficado com o prêmio, o homem mais rápido do mundo não apareceu / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Usain Bolt foi o grande vencedor do Laureus World Sportsman of the Year. Apesar de ter ficado com o prêmio, o homem mais rápido do mundo não apareceu na cerimônia de premiação, realizada na segunda-feira, dia 11 de Março, no Rio de Janeiro. 
 
A edição de 2013 do Oscar do esporte distribuiu no total nove prêmios. Dos 12 atletas indicados às duas principais categorias do prêmio (atleta do ano nas categorias masculina e feminina), só três vieram à capital fluminense prestigiar o evento. Destaque para o brasileiro Daniel Dias, que ficou com o troféu do Laureus World Sportsperson of the Year with a Disability Award, depois de ganhar seis medalhas de ou ro individuais nos Jogos Paralímpicos de Londres, tudo em tempos de recorde mundial. 
 
Usain Bolt foi aclamado com Laureus World Sportsman of the Year depois de sua notável performance nas Olímpíadas quando repetiu seu sucesso em Pequim, ao ganhar medalhas de ouro em todas suas modalidades em Londres -100 ms, 200 m e no revezamento 4 x 100 m.
 
O Laureus World Sportswoman of the Year Award foi para Jessica Ennis, que carregou a esperança da nação britânica em Londres. Apesar da enorme pressão de ser uma das primeiras na pista, ela dominou o heptatlo e ganhou a medalha de ouro com uma pontuação recorde britânica de 6.955
 
Estrela do tênis britânico Andy Murray que ganhou sua primeira vitória do Grand Slam, no US Open, além de conquistar medalha olímpica de ouro e prata em simples e duplas mistas em Londres, fez dele o vencedor da Laureus World Breakthrough of the Year Award.
 
Outro excepcional campeão olímpico, Felix Sanchez,da República Dominicana, recebeu o Laureus World Comeback of the Year Award depois de ganhar o ouro olímpico nos 400 metros com barreiras em Londres, oito anos depois do seu primeiro ouro em Atenas, em 2004.
 
Houve uma calorosa recepção do público no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para dois excelentes atletas olímpicos que receberam o prêmio especial Laureus.
 
Lendário nadador Michael Phelps, o maior medalhista olímpico da história, com um total de 22 medalhas em sua carreira, incluindo 18 medalhas de ouro, oito delas foram conquistadas nas Olimpíadas de Pequim, recebeu um novo prêmio - o Laureus Academy Exceptional Achievement Award.
 
E membro do Laureus World Sports Academy Sebastian Coe, Presidente do Comitê Organizador do bem sucedido Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, recebeu o Laureus Lifetime Achievement Award.
 
O Paraquedista austríaco Felix Baumgartner, que se tornou o primeiro humano a quebrar a barreira do som quando fez o maior salto em queda livre, de 39 quilômetros (24 milhas) no Novo México,nos EUA, em outubro, recebeu o Laureus World Action Sportsperson of the Year Award.
 
O Laureus World Team of the Year Award foi dado ao Time Europeu da Ryder Cup após sua emocionante vitória de golfe contra os Estados Unidos em Medinah.
 
Brasileiro entre os melhores do mundo - O brilhante jovem nadador Daniel Dias é o vencedor do Laureus World Sportsperson of the Year with a Disability Award depois de ganhar seis medalhas de ouro individuais nos Jogos Paralímpicos de Londres, tudo em tempos de recorde mundial. É a segunda vez que Daniel ganha o prêmio. O último prêmio que ele recebeu foi há quatro anos, depois de um desempenho igualmente impressionante nas Paralimpíadas de Pequim, quando conquistou quatro medalhas de ouro, quatro de prata e um bronze.
 
Com apenas 24 anos, Daniel incendiou a piscina em Londres e ele é um dos favoritos da casa para ganhar mais medalhas de ouro quando os Jogos Paraolímpicos 2016 forem realizados no Rio de Janeiro.
 
Ele recebeu o mais prestigiado prêmio do mundo esportivo o Laureus World Sportsperson of the Year with a Disability do Embaixador da Laureus Ruud Gullit na cerimônia de premiação transmitida mundialmente do Rio de Janeiro.
 
Ganhar seis medalhas de ouro e quebrar um recorde mundial a cada vez nos Jogos Paraolímpicos de Londres é simplesmente do outro mundo. Isso coloca Daniel lá em cima com os maiores esportistas da história," disse Ruud Gullit.
 
"Em primeiro lugar quero agradecer a você, Ruud Gullit, pelas suas amáveis palavras. Quero agradecer a Deus, e quero agradecer aos meus pais, que sempre me deram apoio e incentivo. E agradecer a minha esposa e meus patrocinadores. É difícil para mim expressar minhas emoções, mas eu posso dizer que ainda tenho muito mais para dar.”, disse Daniel Dias depois de receber a estatueta do Laureus.
 
"Eu ofereço ao Daniel minhas mais sinceras felicitações ao ganhar seu segundo prêmio Laureus. Seu recorde é absolutamente fenomenal. Seu sucesso em Pequim foi excepcional e, em seguida, ele seguiu para vitória em Londres. É incrível pensar o que ele pode ser capaz de conquistar no futuro. Todo o Brasil deve estar orgulhoso desse jovem notável. Eu também gostaria de parabenizá-lo pelo grande trabalho que ele faz no Brasil para promover o esporte com deficiência.", disse Edwin Moses, presidente da Laureus World Sports Academy.
 
Membro do Laureus World Sports Academy e lenda da natação olímpica Mark Spitz afirmou: "O Daniel é uma grande inspiração para os Jogos Paralímpicos e para a natação também. É impressionante o que os Jogos Paralímpicos fazem aos de atletas".
 
O Laureus World Sports Awards é o principal prêmio do calendário esportivo internacional. Os vencedores, que são votados pela Academia Laureus, o máximo júri esportivo, composta por 46 dos maiores esportistas de todos os tempos.  A cerimônia de premiação Laureus, realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi apresentada pelas estrelas de Hollywood, Morgan Freeman e Eva Longoria.
 
Os lucros arrecadados com o Laureus World Sports Awards beneficiam diretamente e sustentam o trabalho do Sport for Good Foundation, que apoia mais de 140 projetos esportivos de comunidades ao redor do mundo. Desde a sua criação, a Laureus já arrecadou mais de 60 milhões de euros para projetos que melhoraram a vida de mais de um milhão e meio de jovens.
 
Os prêmios foram anunciados em sete categorias:
 
Laureus World Sportsman of the Year: Usain Bolt
Laureus World Sportswoman of the Year: Jessica Ennis
Laureus World Team of the Year: European Ryder Cup Team
Laureus World Breakthrough of the Year: Andy Murray
Laureus World Comeback of the Year: Felix Sanchez
Laureus World Sportsperson of the Year with a Disability: Daniel Dias
Laureus World Action Sportsperson of the Year: Felix Baumgartner
 
Prêmios Adicionais: O Laureus Lifetime Achievement Award, dado a Sebastian Coe, Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, e o recém-criado Laureus Academy Exceptional Achievement Award dado a Michael Phelps, o maior medalhista olímpico da história.