Sarah Menezes, a pequena Gigante do judô brasileiro

Sarah Menezes conquista a primeira medalha dourada do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres/ Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Campeã olímpica em Londres, a judoca Sarah Menezes está entre os finalistas ao troféu de Melhor Atleta do Ano no Prêmio Brasil Olímpico 2012, que acontecerá no dia 18 de dezembro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. As adversárias da brava piauiense, no feminino, são nomes de peso desta temporada, como a pernambucana Yane Marques, bronze no pentatlo moderno em Londres, e Sheilla, da seleção brasileira de vôlei, bicampeã olímpica dos Jogos. Entre os homens, Arthur Zanetti (ginástica), Esquiva Falcão (boxe) e Thiago Pereira (natação).
 
Apesar da pouca idade, a judoca de 22 anos já acumula uma bagagem de títulos de grande expressão, inclusive a edição de 2009 do próprio Prêmio Brasil Olímpico, quando foi eleita a melhor do ano, disputando a final contra Natália Falavigna, do taekwondo, e Poliana Okimoto, então campeã do Circuito Mundial de Maratona Aquática.
 
"Só de ser indicada e estar entre as finalistas a esse prêmio já fico muito feliz. Confesso que nem estava pensando nisso depois dos Jogos Londres 2012. É um misto de apreensão, expectativa e muita alegria, pois estarei entre grandes atletas, e todos com muita experiência. É gratificante demais", declara Sarah Menezes.
 
Se na primeira vez que disputou o Prêmio o "páreo" já não era dos mais fáceis, agora a medalhista de ouro na categoria até 48kg nos Jogos 2012 está enfrentando duas concorrentes fortíssimas: Sheilla garantiu sua segunda medalhas dourada consecutiva em Londres, e Yane Marques encheu os brasileiros de orgulho e emoção ao conquistar a medalha de bronze no pentatlo, no último dia de competição.
 
"Tudo pode acontecer. Todas têm resultados expressivos e são merecedoras desse prêmio. Da outra vez houve uma grande mobilização na internet, das pessoas que torciam por mim, e isso me ajudou bastante. Tomara que aconteça de novo. Aqui o pessoal sempre ajuda muito nisso. Minha irmã está espalhando por todos os cantos a forma de votar, e eu também vou entrando nessa", garantiu a piauiense.
 
O público poderá decidir os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico até o dia 18 de dezembro, quando acontece a cerimônia no Theatro Municipal. A votação será através do site do COB (www.cob.org.br). Além dos indicados a melhor do ano, serão premiados os melhores atletas em 43 modalidades. O evento homenageará também os medalhistas nos Jogos Olímpicos Londres 2012.