Time Nissan anuncia mais cinco nomes

Atleta olímpico Jonathan Henrique Silva é um dos nomes da Nissan para 2016 / Foto: Fernanda Paradizo / ZDL

Rio de Janeiro - Quatro atletas olímpicos e uma paralímpica são os mais novos integrantes do Time Nissan, programa de incentivo a esportistas de alto rendimento. Os cinco novos nomes são: Andressa Oliveira De Morais, do lançamento de disco; Darlan Romani, do arremesso de peso; Eleudis de Souza Valentim, do judô; Jonathan Henrique Silva, do salto triplo; e Jane Karla Rodrigues, do tênis de mesa paralímpico – ela substitui Cláudia Cícero, do remo paralímpico, que deixou o projeto por motivos pessoais. 
 
Cada um dos integrantes do Time Nissan, composto por 24 olímpicos e 6 paralímpicos, receberá um Livina X-Gear, top de linha da família esportiva Livina. Os carros começam a ser entregues nesta semana, em São Paulo. Além de oferecer o veiculo, a montadora promoverá workshops e seminários constantes, com temas como gestão de carreira, psicologia do esporte e nutrição, entre outros. A Nissan prevê também atividades com os treinadores de cada atleta.
 
O Time Nissan tem ainda como mentores dois ícones do esporte brasileiro, a “Rainha" Hortência Marcari, uma das principais jogadoras de basquete de todos os tempos, e o “Tubarão”  Clodoaldo Silva, um dos grandes medalhistas paralímpicos da história. Eles acompanharão a preparação e dividirão suas experiências pessoais e esportivas até o início das competições, em 2016.
 
Confira, abaixo, um perfil de cada um dos cinco novos atletas:
 
A paraibana Andressa Oliveira de Morais tem 22 anos e treina em Uberlândia (MG). Ela vem se destacando desde a categoria juvenil, na qual sagrou-se campeã brasileira, sul-americana e Pan-americana do arremesso de disco. Em 2011, foi campeã sul-americana em Buenos Aires. Em 2012, além de ter disputados os Jogos de Londres, conquistou a medalha de ouro no Ibero-Americano de Barquisimeto, na Venezuela, com um arremesso de 64,21m, o que lhe valeu o recorde sul-americano. Em Londres foi a 16ª colocada, com 60,94 m.
 
Com 21 anos, o catarinense Darlan Romani também treina em Uberlândia. Em 2012, melhorou em 2,02m seu resultado no arremesso do peso e foi o primeiro atleta brasileiro a ultrapassar os 20 metros, finalizando a temporada com 20,48m. A marca foi obtida durante uma prova do Campeonato Brasileiro Sub-23, Maringá, e lhe valeu quatro recordes: do campeonato, brasileiro adulto, brasileiro sub-23 e sul-americano sub-23.
 
Nascida em Avaré (SP), Eleudis de Souza Valentim, de 20 anos, pisou pela primeira vez em um tatame por influência do irmão, quando tinha apenas 8 anos, e conquistou sua primeira medalha de ouro. Um mês depois, foi medalha de bronze no campeonato brasileiro. Desde então, a judoca que compete na categoria até 52 kg, foi bicampeã pan-americana e vice-campeã mundial sub-20. Na categoria principal, em 2012 foi campeã sul-americana e campeã do Grand Slam. Em 2013, faturou a prata no Euperan Open de Obewart, na Áustria.
 
Jonathan Henrique Silva, 21 anos, nasceu em Varginha, MG. Antes de optar pelo atletismo, pensou em ser jogador de futebol, se arriscando no Varginha Esporte Clube, atual Boa Esporte. Sua evolução no salto triplo impressiona: em 2010, obteve a marca de 16,07m e, e em 2011, já estava com 16,70m. Com os 17,39m registrados no Torneio da Federação Paulista de Atletismo, em 2012, o atleta garantiu lugar nos Jogos de Londres. Em sua primeira participação olímpica, não conseguiu se classificar para as finais, mas é uma das promessas do Brasil para 2016.
 
Mais experiente dos novos integrante do Time Nissan, a jogadora de tênis de mesa paralímpico, Jane Karla Rodrigues, 37 anos, nasceu em Aparecida de Goiás. Aos 3 anos, foi diagnosticada com poliomielite, o que não a impediu de se tornar uma atleta. Entre suas principais conquistas estão três medalhas de ouro nos Jogos Parapan-americanos: duas em 2007, no Rio de Janeiro, e uma em Guadalajara, em 2011. Participou dos Jogos Paralímpicos de Pequim e de Londres, terminando ambos em 5º lugar.