Brasileiro Rodrigo Koxa segue como favorito para levar o Big Wave Awards

Rodrigo Koxa na onda em Nazaré / Foto: Raphael Alvim e Hélio AntonioRodrigo Koxa na onda em Nazaré / Foto: Raphael Alvim e Hélio Antonio

São Paulo - O período de inscrições para o Oscar das ondas grandes encerra na próxima terça-feira, dia 20,  e o brasileiro Rodrigo Koxa, segue cotado como favorito ao prêmio e não esconde a ansiedade e felicidade com a chance da conquista mundial.
 
Após uma temporada de ondas gigantes, a equipe do WSL Big Wave Awards selecionará e divulgará os cinco finalistas em cada categoria, com o surfista de Guarujá apontado como um dos favoritos na disputa principal e que dá nome ao evento ‘Maior Onda surfada – Biggest Wave'.
 
“Estou vivenciando o melhor sonho da minha vida. Às vezes não acredito quando vejo as imagens da minha onda, por isso tenho agradecido muito a Deus pelo presente. Essa foi, com certeza, a onda da minha vida’, fala Rodrigo Koxa, que acaba de assinar o patrocínio com a marca Blams. “Sempre importante uma parceria que nos fortaleça e nos impulsione a novos desafios”, comenta.
 
O experiente surfista, especializado em ondas gigantes, garantiu o feito no dia 8 de novembro do ano passado, em Nazaré, Portugal. Dropou uma ‘montanha de água’, estimada em incríveis 85 a 90 pés de altura (cerca de 25 a 27 metros). De acordo com medição científica de oceanógrafos, a onda passou dos 35 metros de altura, o que pode garantir o recorde mundial, a maior da história da modalidade.
 
Atualmente, a onda detentora deste título foi surfada por Garret McNamara, em 2011, também em Nazaré, e seu tamanho estimado em 23,7 metros. Vários profissionais mediram a onda. O publicitário e design gráfico Paulo Vinícius utilizou o recurso da escala do surfista na onda e encontrou o tamanho aproximado de 32 metros ou 107 pés. A segunda medição foi feita com ferramentas cientificas, pelos oceanógrafos do aplicativo de previsões de ondas Broou, ficando em 35 e 40 metros, considerando a margem de erros.
 
Já a última avaliação, contratada e divulgada pelo Surftotal, que é o maior portal de mídia de surf em Portugal, considerou a onda de Koxa em 25,5 metros, superando o tamanho de todas as concorrentes, do francês Benjamin Sanchis (23,80 metros), a do australiano Ross Clarke Jones (20,40m), e a do alemão Sebastian Steudtner (18,80m).
 
Rodrigo Koxa está com 38 anos e aprendeu a surfar aos oito, em Guarujá. Aos 15 optou pelas ondas grandes, durante uma viagem a Puerto Escondido, no México. Desde 2011 concorre ao Oscar das ondas grandes e já fez finais em 2011 e 2012.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook