Brasília abre série de palestras com ex-capitão da Argentina

Primeiro dia da Gira Nacional no Distrito Federal foi um sucesso / Foto: Divulgação/CBTPrimeiro dia da Gira Nacional no Distrito Federal foi um sucesso / Foto: Divulgação/CBT

Santa Catarina – Um dos principais nomes do tênis da América do Sul, o argentino Claudio Sosa iniciou nesta quarta-feira, dia 25, em Brasília, uma série de palestras pelo Brasil.
 
Além do distrito Federal, o ex-capitão da Argentina na Copa Davis e na Fed Cup realizará um tour pelas cidades brasileiras de Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo, até o dia 29 de abril.
 
A Gira Nacional com Claudio Sosa é mais uma iniciativa do Departamento de Capacitação da Confederação Brasileira de Tênis visando a qualificação de seu quadro de profissionais.
 
Formado em psicologia, Claudio foi treinador da Associação Argentina de Tênis (AAT) e capitão das equipes juniors de Copa Davis e Fed Cup, que conquistaram vários campeonatos sul-americanos e mundiais. Ele também foi técnico de jogadores como Guillermo Coria, Juan Ignacio Chela, David Nalbandian, Agustín Calleri, Juan Monaco, Carlos Berlock, Paola Suarez e Paula Ormaechea. Escreveu os livros "Ferramentas para treinamento psicológico esportivo" e "A pressão - ganhar no esporte", como co-autor com Pablo Pecora.
 
Entre os temas abordados estão: Como desenvolver a concentração; como ativar o sistema de recompensa do cérebro para conseguir mais empenho e motivação nas aulas de tênis e treinamento competitivo; como as neurociências ajudam a mudar um gesto técnico mais rapidamente; exercícios para que o aluno aprenda a lidar com a pressão ou estresse da competição; controle emocional, ansiedade e motivação.
 
"Achei que foi muito positiva a vinda do Claudio para o Brasil. Nos últimos anos, fizemos várias giras com diferentes assuntos, temas bem específicos, preparação física, parte técnica, desenvolvimento de jovens jogadores e agora estamos trazendo um profissional que vai falar mais da área psicológica. Então, acredito que esses cursos curtos, que são as giras, complementam o Programa de Capacitação", avaliou Cesar Kist, Oficial de Desenvolvimento da ITF para América do Sul e Coordenador do Departamento de Capacitação da CBT.
 
"É um prazer para mim estar aqui fazendo esses cursos curtos de psicologia, trabalhando muito com os professores. Foi uma boa jornada, onde cada um dos professores compartilhou conhecimentos próprios e pude colocar toda minha experiência como psicólogo e treinador de tênis para melhorar o jogo dos atletas do Brasil. Foi uma grande experiência e um grande prazer", afirmou Sosa, que nesta quinta-feira, dia 26, está em Belo Horizonte.
 
Confira o calendário da Gira Nacional com Claudio Sosa
 
25/04 - Brasília
26/04 - Belo Horizonte
27/04 - Florianópolis
28/04 - Porto Alegre
29/04 - São Paulo
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook