Dominic Thiem e jovem Casper Ruud garantem vaga na semifinal do Rio Open

Garoto de 18 anos elimina Thiago Monteiro em rodada que teve derrota da dupla Bruno Soares e Jamie Murray / Foto: Fotojump

Rio de Janeiro - O austríaco Dominic Thiem, atual número 8 do ranking mundial, confirmou sua condição de favorito ao vencer o argentino Diego Schwartzman, nesta sexta-feira, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, garantindo, pelo segundo ano seguido, sua vaga na semifinal do Rio Open apresentado pela Claro.
 
Quem também avançou foi o jovem norueguês Casper Ruud, de 18 anos, que superou o brasileiro Thiago Monteiro por 6/2 e 7/6 (2). As semifinais do maior torneio de tênis da América do Sul serão disputadas neste sábado, a partir das 17h.
 
Thiem enfrentará o espanhol Albert Ramos Vinolas, na abertura da rodada. E na sequência, Ruud pega o espanhol Pablo Carreno Busta. Busta também marcará presença na decisão da chave de duplas. Ele e seu parceiro, o uruguaio Pablo Cuevas, derrotaram o brasileiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray por 6/4, 3/6 e 12/10, em jogo que invadiu a madrugada de sábado. Os rivais da final serão os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, duas vezes campeões do Rio Open - 2014 e 2016. Os últimos ingressos estão à venda no www.tudus.com.br e na bilheteria do Jockey Club Brasileiro, na entrada do complexo.
 
Thiem, de 23 anos, vem se destacando no circuito e, no ano passado, foi semifinalista de Roland Garros, além de conquistar quatro títulos, chegando a sete no total. No Rio Open 2016 foi derrotado pelo argentino Guido Pella na semifinal. "Me sinto bem adaptado às condições daqui, joguei bem nos momentos decisivos na partida de hoje, acho que foi meu melhor jogo aqui. Gosto de jogar no saibro, meus golpes ficam mais potentes nessa superfície", avaliou o austríaco, que já tem um título de ATP 500, em Acapulco 2016, porém na quadra rápida.
 
O jogador comemorou uma bela jogada que fez contra Schwartzman, ao rebater uma bola por entre as pernas e marcar o ponto. "Provavelmente foi a melhor jogada que já fiz na carreira", disse.
 
Seu adversário deste sábado, Ramos Vinolas, derrotou o argentino Nicolas Kicker, que veio do qualifying, por 6/2 e 6/3, nas quartas. Ramos Vinolas faz sua primeira semifinal de um ATP 500 na carreira. Atual 25º do mundo, o espanhol foi semifinalista do ATP 250 de Quito, há duas semanas, e no ano passado alcançou as quartas de final de Roland Garros 2016, vencendo no caminho o canadense Milos Raonic, atual número 4 do mundo.
 
Thiem já enfrentou Vinolas uma vez e o espanhol levou a melhor. Foi na quadra rápida, em Chengdu, na China, no ano passado. "Vai ser uma partida equilibrada, ele está vivendo sua melhor fase na carreira, tem feito bons jogos aqui. Então, tenho que tentar o meu melhor para avançar", encerrou Thiem.
 
Jovem Casper Ruud passa por Thiago Monteiro e alcança inédita semifinal - Convidado pela organização para a disputa do Rio Open, o jovem norueguês Casper Ruud, de 18 anos, não se intimidou ao enfrentar um brasileiro na quadra Guga Kuerten e eliminou Thiago Monteiro com a vitória por 6/2 e 7/6 (2). O norueguês vive semana dos sonhos no Rio, alcançando seu melhor resultado em um torneio nível ATP.
 
Já a campanha de Monteiro, atual 85º do ranking, no Rio Open igualou as quartas de final de Thomaz Bellucci na edição 2014, e de João Souza, o Feijão, em 2015. 
 
Ruud, ex-número 1 do ranking juvenil, dominou a partida contra Monteiro desde o início. Atual 208º do mundo, o norueguês conquistou um torneio challenger e dois futures no ano passado e subiu 900 posições na lista. Nesta temporada, disputou seu primeiro Grand Slam, vencendo um jogo do qualifying do Australian Open.
 
"Ele começou solto, não deu espaço, sacou bem. Melhorei no segundo set, mas não o suficiente para conseguir buscar a virada. O Ruud é um jogador que mesmo sendo novo, joga num nível muito alto, é um nome certo para figurar entre os melhores do mundo no futuro", disse o brasileiro.
 
Ruud comemorou a vitória. "Comecei o jogo muito bem, quebrando o saque dele, o que me ajudou muito, me deixou mais tranquilo. Mantive a concentração no segundo e consegui a vitória. Esta semana está sendo incrível, estou orgulhoso da minha evolução", disse o garoto, filho do ex-jogador Christian Ruud, derrotado por Fernando Meligeni na final de Bastad, em 1995, quando o brasileiro conquistou seu primeiro título de ATP. "Meu pai sempre me ajudou muito. Ele ajuda minha equipe, mas não viaja comigo porque já fez isso por vários anos".
 
Assim como Monteiro, será a primeira vez que Ruud enfrentará Carreno Busta. O espanhol de 25 anos venceu o ucraniano Alexandr Dolgopolov, vice-campeão do Rio Open 2014 e ex-número 13 do mundo, após desistência do rival que sentiu dores no quadril esquerdo. Carreno Busta tinha vencido o primeiro set por 7/6 (4), o ucraniano empatou por 7/6 (2), mas não conseguiu seguir no jogo.
 
Carreno Busta vem crescendo no circuito e no ano passado conquistou seus primeiros dois títulos da ATP. Nesta temporada, foi semifinalista em Buenos Aires e deu o quinto ponto para a Espanha na vitória sobre a Croácia pela Copa Davis. A semifinal no Rio Open é a primeira dele em um ATP 500. Busta está animado para buscar a vaga na final de simples. "Estou bem fisicamente, então quis jogar as duas chaves. Ruud tem feitos bons jogos e não chegou por acaso na semifinal. Vai ser complicado", disse o espanhol.
 
Bruno Soares e parceiro Jamie Murray param na semifinal - Depois de garantir vaga na semifinal de simples, Carreno Busta voltou à quadra para a semifinal de duplas, e se deu bem de novo. Ao lado de Cuevas venceu Bruno e Murray por 6/4, 3/6 e 12/10. Pelo quarto ano, o brasileiro parou na semifinal do Rio Open. Dessa vez em companhia do seu atual parceiro fixo no circuito, com quem conquistou dois títulos de Grand Slams - Australian Open e US Open -, resultados que os levaram a terminar a temporada 2016 no topo do ranking mundial. 
 
Carreno Busta e Cuevas, campeão da chave de duplas de Roland Garros em 2008, enfrentarão na decisão do título os colombianos Cabal e Farah, que venceram nesta sexta o chileno Julio Peralda e o argentino Horacio Zeballos por 6/7 (4), 7/6 (6) e 10/6.
 
Bruno foi semifinalista em 2014 e 2015, com o austríaco Alexander Peya, e em 2016, com Marcelo Melo. "Foi a derrota que mais doeu, porque estava jogando bem o torneio", lamentou Bruno.
 
Luiz Mattar recebe homenagem do Rio Open na quadra Guga Kuerten - A organização do Rio Open prestou homenagem, nesta sexta-feira, a Luiz Mattar, que por sete anos foi o melhor jogador do país, alcançando a 29ª posição no ranking mundial, quinto melhor resultado de um brasileiro da lista.
 
O hoje empresário de 53 anos conquistou sete títulos na carreira e participou da histórica campanha que levou o Brasil à semifinal da Copa Davis, em 1992. Nico, como é conhecido, recebeu a placa comemorativa das mãos de Paulo Cleto, seu treinador em toda sua carreira. "Estou muito feliz com essa homenagem, em um evento tão lindo, nota 10, que não deve nada a nenhum torneio de fora. Não só pela organização como também pela beleza da cidade", disse. 
 
Mattar foi o adversário do então jovem Andre Agassi na conquista do primeiro título do norte-americano como profissional, em Itaparica, na Bahia, em 1987. "O tênis só me traz boas recordações, como a disciplina, aprender com as derrotas e não se iludir com as vitórias. São lições que eu carrego comigo até hoje e passo para meus filhos", acrescentou.
 
Resultados Sexta-feira:
Casper Ruud (NOR) 2 x 0 Thiago Monteiro (BRA) - 6/2 e 7/6 (2)
Dominic Thiem (AUT) 2 x 0 Diego Schwartzman (ARG) - 6/2 e 6/3
Pablo Carreno Busta (ESP) 2 x 1 Alexandr Dolgopolov (UCR) - 7/6 (4), 6/7 (2) e 1/0 (Abandono)
Albert Ramos Vinolas (ESP) 2 x 0 Nicolas Kicker (ARG) - 6/2 e 6/3
Juan Sebastian Cabal (COL)/Robert Farah (COL) 2 x 1 Julio Peralda (CHI)/Horacio Zeballos (ARG) - 6/7 (4), 7/6 (6) e 10/6
Pablo Carreno Busta (ESP)/Pablo Cuevas (URU) 2 x 1 Bruno Soares (BRA)/Jaime Murray (GRB) - 6/4, 3/6 e 12/10
 
Ordem dos Jogos - Sábado, 25 de fevereiro de 2017
 
Quadra Guga Kuerten start 5:00 pm
[5] A. Ramos-Vinolas (ESP) vs [2] D. Thiem (AUT) 
[WC] C. Ruud (NOR) vs [4] P. Carreno Busta (ESP) 
Not Before 8:00 pm
[3] P. Carreno Busta (ESP) / P. Cuevas (URU) vs [4] J. Cabal (COL) / R. Farah (COL)
 
Ingressos à venda - Os ingressos para a edição de 2017 do Rio Open apresentado pela Claro são vendidos através do www.tudus.com.br. De sexta-feira a domingo, o torneio terá sessão única. O ingresso dá acesso à quadra central, às quadras externas, e ao complexo montado no Jockey Club Brasileiro. O torcedor também pode assistir aos treinos, e aproveitar o Leblon Boulevard.
 
Todas as vendas são feitas apenas online e não há cobrança de taxa de conveniência. O pagamento poderá ser feito com cartões de crédito Visa, Mastercard, Hipercard, Elo e Diners com parcelamento em até 4 vezes sem juros.

Veja Também: