Guga elogia Rio Open e convida público para Monteiro x Bellucci

Duelo brasileiro acontece na noite desta 5a. e vale vaga nas 4as. do maior torneio da América do Sul / Foto: Fotojump

Rio de Janeiro - Eles são amigos, fizeram a pré-temporada juntos, jogam a chave de duplas em parceria, mas nesta quinta-feira serão rivais. Os brasileiros Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro se enfrentam no segundo jogo da quadra Guga Kuerten, com rodada que se inicia às 19h, por uma vaga nas quartas de final do Rio Open apresentado pela Claro. Os últimos ingressos para o maior torneio de tênis da América do Sul estão à venda no site www.tudus.com.br e na bilheteria do Jockey Club, na entrada do complexo.
 
Pela primeira vez nos quatro anos de Rio Open dois brasileiros vão duelar na chave principal de simples. Também será o primeiro jogo entre os dois no circuito. "Vai ser difícil para nós dois, nos conhecemos muito bem, treinamos juntos. Conheço o Thiago desde que ele tinha uns 14 anos, quando treinei com o Larri Passos. Claro que seria melhor se a partida fosse a final do torneio, mas aconteceu agora e espero que a gente faça um grande jogo para o público. É muito legal ver dois brasileiros se enfrentando em um ATP 500 em casa", disse Bellucci, que tem como melhor resultado no Rio Open as quartas de final de 2014.
 
Atual 76º do ranking mundial, Bellucci já figurou na 21ª posição, o segundo melhor brasileiro na lista depois de Gustavo Kuerten. Em sua estreia no Rio Open, o canhoto de 29 anos surpreendeu o japonês Kei Nishikori, número 5 do mundo. O paulista tem quatro títulos de ATP na carreira, e nesta temporada foi vice-campeão em Quito. 
 
Já Monteiro, que chegou a ultrapassar Bellucci por uma semana, no início do mês, como número 1 do Brasil, ficou conhecido do público após virar sensação do Rio Open 2016. O cearense de 22 anos alcançou as oitavas de final, com direito a vitória sobre o francês Jo-Wilfried Tsonga, então 9º colocado do ranking, na estreia. O também canhoto ocupa a 85ª posição no ranking. No ano passado, subiu 400 posições, foi às quartas de dois ATPs 250, e defendeu o Brasil pela primeira vez na Copa Davis. "Torci para o Bellucci contra o Nishikori. Ele tem muito potencial, joga de forma agressiva, vai ser uma partida bem difícil", disse Monteiro, quadrifinalista do ATP 250 de Buenos Aires, na semana passada.
 
Nesta quarta eles jogaram juntos a chave de duplas e foram eliminados pelos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah, dupla duas vezes campeã do Rio Open, em 2014 e 2016, por 6/1 e 6/4.
 
Quem levar a melhor no duelo entre Bellucci e Monteiro terá pela frente o vencedor da partida entre o norueguês Casper Ruud, e o espanhol Roberto Carballes Baena, que jogam às 19h, na quadra central.
 
Guga elogia mais um ano de sucesso do torneio e comemora brasileiro nas quartas - A passagem de Gustavo Kuerten pelo Rio Open sempre é especial. O tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo chegou nesta quarta ao Jockey Club Brasileiro e, mais uma vez, comemorou a realização de um ATP 500 no Brasil. 
 
"O país vive um momento delicado, enfrenta dificuldades, então é um mérito conseguirmos fazer um torneio desse nível, de sucesso, pelo quarto ano consecutivo, com bons jogadores, com a boa presença do público", disse o maior ídolo do tênis nacional.
 
Guga acha positivo o duelo entre dois brasileiros na competição. "Somos poucos brasileiros no circuito e esporadicamente acontece de enfrentar um compatriota. Enfrentei o Meligeni (Fernando Meligeni) algumas vezes também, era estranho. O lado positivo é que vamos ter um brasileiro nas quartas de final. Acho que amanhã, o Thiago vai entrar mais solto e o Bellucci assumindo o favoritismo. Vai servir de teste para os dois", disse o ex-número 1.
 
Como sempre, o ex-jogador sofre por não estar em quadra. "Essa vontade de jogar, mesmo sem ter condições físicas (ainda sofre com problema no quadril), simboliza que foi muito bom tudo que fiz, que teve muito valor. Tento tirar proveito disso vindo aqui, de estar próximo, contribuir de alguma forma", disse Guga, que comemora em 2017 os 20 anos da primeira conquista do primeiro título no Grand Slam francês. "É um ano especial, faz tempo, muita coisa mudou, evoluiu. Mas acho importante resgatar essa história, é algo fundamental para inspirar a garotada".
 
Questionado na coletiva de imprensa sobre a possibilidade de virar treinador, Guga manteve a decisão já tomada há alguns anos. "Ser treinador está fora dos planos. Sei que tenho muito o que passar, mas a maneira que encontrei é com minhas escolinhas pelo país, investindo nas crianças, em formar bons treinadores. O Thiago passou pela escolinha, quando tinha uns 13 anos, hoje está no profissional", contou.
 
Sobre o Rio Open sair do Jockey para o Parque Olímpico, mudando do piso de saibro para a quadra dura, Guga acha que ainda é cedo para isso. "Temos um Parque Olímpico pronto, na mesma cidade, é normal pensarmos nisso. Mas consigo visualizar, pela dimensão que é o parque olímpico, um torneio na quadra dura, sendo um Masters 1000", disse.
 
Vice-campeão de 2014, Dolgopolov enfrenta argentino Zeballos também nesta quinta - O ucraniano Alexandr Dolgopolov, vice-campeão da primeira edição do Rio Open, pega o argentino Horacio Zeballos, às 16h30, na quadra central, pelas oitavas de final.
 
Ex-número 13 do ranking mundial, Dolgopolov vem embalado após o título do ATP 250 de Buenos Aires, no domingo. Depois de sofrer com lesões nos últimos três anos, o jogador, atual 50º, que já foi elogiado pelo espanhol Rafael Nadal e pelo suíço Roger Federer, vem mostrando que pode voltar às primeiras posições do ranking.
 
Será o terceiro confronto entre o ucraniano e Zeballos, e o argentino tem a vantagem: venceu os dois primeiros, ambos em quadra rápida. 
 
Quem vencer terá pela frente o melhor entre o dominicano Victor Estrella Burgos e o espanhol Pablo Carreno Busta, que jogam às 16h30, na quadra 1.
 
Argentinos são os primeiros a garantir vaga nas quartas da competição - No duelo entre argentinos, nesta quarta-feira, Diego Schwartzman levou a melhor sobre Federico Delbonis por 6/4 e 7/6 (1), e garantiu vaga nas quartas de final. Já o também argentino Nicolas Kicker passou pelo belga Arthur De Greef por um duplo 6/3 e também avançou.
 
Marcelo Melo e Lukasz Kubot estreiam com vitória na chave de duplas - A quadra 1 do Rio Open, que já ficou conhecida por ser um caldeirão pela proximidade do público, ferveu nesta quarta-feira. Campeão da chave de duplas de Roland Garros 2015, o brasileiro Marcelo Melo, e seu novo parceiro no circuito, o polonês Lukasz Kubot, campeão do Australian Open 2014, estrearam com vitória. Com a arquibancada lotada, eles derrotaram os brasileiros João Souza, o Feijão, e Fabrício Neis, por 6/1 e 7/6 (4). Nas quartas de final, nesta quinta, no terceiro jogo da quadra 1, eles enfrentarão a dupla formada pelo chileno Julio Peralta e o argentino Horacio Zeballos.
 
Resultados:
Diego Schwartzman (ARG) 2 x 0 Federico Delbonis (ARG) - 6/4 e 7/6 (1)
Nicolas Kicker (ARG) 2 x 0 Arthur De Greef (BEL) - 6/3 e 6/3
J. Sebastian Cabal (COL)/Robert Farah (COL) 2 x 0 Thomaz Bellucci (BRA)/Thiago Monteiro (BRA) x - 6/1 e 6/4
Marcelo Melo (BRA)/Lukasz Kubot (POL) x Fabrício Neis (BRA)/João Souza (BRA) - 6/1 e 7/6 (4)
 
Ordem dos Jogos - Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
 
Quadra Guga Kuerten start 4:30 pm
H. Zeballos (ARG) vs A. Dolgopolov (UKR) 
Not Before 7:00 pm
[WC] C. Ruud (NOR) vs [Q] R. Carballes Baena (ESP) 
T. Bellucci (BRA) vs T. Monteiro (BRA)
 
Quadra 1 start 4:30 pm
[4] P. Carreno Busta (ESP) vs [LL] V. Estrella Burgos (DOM) 
[1] J. Murray (GBR) / B. Soares (BRA) or M. Daniell (NZL) / M. Demoliner (BRA) vs [PR] T. Robredo (ESP) / A. Sa (BRA) or A. Molteni (ARG) / D. Schwartzman (ARG) 
J. Peralta (CHI) / H. Zeballos (ARG) vs [2] L. Kubot (POL) / M. Melo (BRA)
 
Quadra 2 start 5:00 pm
N. Monroe (USA) / A. Sitak (NZL) vs [4] J. Cabal (COL) / R. Farah (COL) 
After Suitable Rest - [3] P. Carreno Busta (ESP) / P. Cuevas (URU) vs P. Lorenzi (ITA) / J. Sousa (POR) or [Q] F. Bagnis (ARG) / G. Elias (POR)
 
Ingressos à venda - A edição de 2017 do Rio Open apresentado pela Claro tem ingressos de R$ 30 a R$ 670, vendidos através do www.tudus.com.br. De segunda-feira a quinta-feira, serão duas sessões: Sessão 1 com início às 16h30, e Sessão Noite, 19h. Já de sexta-feira a domingo, o torneio terá sessão única. A Sessão 1 será composta pelo 1º jogo da Quadra Central e mais todos os jogos das quadras externas. A Sessão Noite será formada pelos jogos que começam a partir de 19h na Quadra Central, além dos jogos nas quadras externas. Vale destacar que qualquer ingresso dá acesso ao complexo que será montado no Jockey Club Brasileiro. O torcedor também poderá assistir aos treinos, duelos das quadras externas, além de aproveitar o Leblon Boulevard.
 
Todas as vendas são feitas apenas online e não há cobrança de taxa de conveniência. O pagamento poderá ser feito com cartões de crédito Visa, Mastercard, Hipercard, Elo e Diners com parcelamento em até 4 vezes sem juros.

Veja Também: