Pablo Cuevas é surpreendido na estreia do Rio Open por jogador vindo do qualifying

Brasileiro Rogério Dutra Silva perde para jovem norueguês Casper Ruud / Foto: Fotojump

Rio de Janeiro - O uruguaio Pablo Cuevas, campeão da última edição do Rio Open, foi surpreendido nesta segunda-feira pelo belga Arthur De Greef, e está fora do maior torneio de tênis da América do Sul. Vindo do qualifying, De Greef marcou 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 3/6 e 7/5, pela primeira rodada, e conquistou sua primeira vitória em um ATP 500.
 
"Foi a maior vitória da minha carreira. Jogar o qualifying foi bom porque ajudou a me adaptar às condições daqui, e me deixou mais preparado. Acho que ele (Cuevas) estava nervoso por defender o título, e também vinha pressionado por ter perdido na estreia em Buenos Aires (na semana passada)", disse o jogador de 24 anos. Cuevas foi responsável por eliminar o espanhol Rafael Nadal no Rio Open 2016.
O próximo adversário do tenista belga será o argentino Nicolas Kicker, que eliminou o italiano Marco Cecchinato por 7/5 e 6/0. Ambos vieram do qualifying.
 
Em outra partida, o brasileiro Rogério Dutra Silva foi eliminado pelo jovem norueguês Casper Ruud por 6/3 e 6/4. Foi a primeira vez na carreira que Rogerinho jogou a chave principal de um torneio de ATP 500, e lamentou a derrota na estreia. "Não consegui entrar no jogo, procurei de várias maneiras um jeito de sair da situação em que me encontrava, mas não consegui. É frustrante sair daqui sem ter conseguido dar o meu melhor em quadra", disse o 88º colocado no ranking mundial e terceiro melhor brasileiro na lista.
 
Rudd, por sua vez, comemorou sua primeira vitória em um torneio nível ATP, a primeira de um tenista da Noruega desde 2004. "Foi muito bom conquistar essa vitória, o que trará ainda mais confiança para os meus próximos jogos", disse o jovem de 18 anos, ex-número um juvenil, que recebeu convite da organização para jogar a chave principal. Na temporada passada, Ruud subiu 900 posições no ranking. 
 
O próximo adversário do norueguês será o espanhol Roberto Carballes Baena, que veio do qualifying, e surpreendeu o português João Sousa, cabeça de chave número 8, por 6/3 e 6/1.
 
Em outros jogos, o sérvio Dusan Lajovic venceu o argentino Facundo Bagnis por um duplo 6/4, e o argentino Diego Schwartzman eliminou o compatriota Renzo Olivo por 6/2, 3/6 e 6/4.
 
Italianos Fognini e Bolelli caem na estreia da chave de duplas - Os italianos Fabio Fognini e Simone Bolelli, campeões do Australian Open 2015, perderam na estreia da chave de duplas do Rio Open. Os responsáveis pela derrota foram o chileno Julio Peralta e o argentino Horacio Zeballos, que marcaram 4/6, 7/6 (2) e 10/8. 
 
Na outra partida, o norte-americano Nicholas Monroe e neozelandês Artem Sitak venceram o argentino Guillermo Duran e o espanhol Alberto Ramos Vinolas por 7/6 (5) e 7/6 (5).
 
Resultados:
Casper Rudd (NOR) 2 x 0 Rogério Dutra Silva (BRA) - 6/3 e 6/4 
Arthur De Greef (BEL) 2 x 1 Pablo Cuevas (URU) x - 6/3, 3/6 e 7/5
Dusan Lajovic (SER) 2 x 0 Facundo Bagnis (ARG) - 6/4 e 6/4
Diego Schwartzman (ARG) 2 x 1 Renzo Olivo (ARG) - 6/2, 3/6 e 6/4
Roberto Carballes Baena (ESP) 2 x 0 João Sousa (POR) x 6/3 e 6/1
Nicolas Kicker (ARG) 2 x 0 Marco Cecchinato (ITA) - 7/5 e 6/0
Julio Peralta (CHI)/Horacio Zeballos (ARG) 2 x 1 Simone Bolelli (ITA)/Fabio Fognini (ITA) - 4/6, 7/6 (2) e 10/8
Nicholas Monroe (EUA)/Artem Sitak (NZL) 2 x 0 Guillermo Duran (ARG)/Albert Ramos Vinolas (ESP) - 7/6 (5) e 7/6 (5)
 
Estrelas do tênis feminino do Brasil recebem homenagem no Rio Open - As tenistas do Brasil que figuraram entre as top 100 do ranking mundial receberam homenagem na quadra Guga Kuerten, nesta segunda-feira. Maria Esther Bueno, a rainha do tênis brasileiro, campeã de 19 Grand Slams, entregou placas comemorativas para Gisele Miró (99ª), Andrea Vieira (76ª), Patrícia Medrado (48ª) e Teliana Pereira (43ª). Niege Dias (31ª) e Claudia Monteiro (72ª), que também seriam homenageadas, não puderam comparecer. "Temos uma história de superação, de passar por muitos obstáculos para deixarmos nossos nomes na história do tênis feminino brasileiro", disse Medrado.
 
Antes da cerimônia, as tenistas fizeram a alegria dos fãs ao bater bola nas quadras do Jockey com o público. Quem apareceu com sua raquete treinou com as jogadoras e viveu uma experiência inesquecível. Além disso, os fãs de tênis doaram raquetes antigas numa campanha do Rio Open para ajudar projetos sociais. As raquetes arrecadadas serão entregues para os cinco projetos que fazem parte do programa de incentivo a causas sociais do Rio Open: Instituto Futuro Bom, Tênis na Lagoa, Tênis Solidário, Escolinha de Tênis Fabiano de Paula e Arremessar para o Futuro.
 
Rio Open proporciona treinos na IMG Academy a jovem de projeto social - O jovem Cauã Paulino, de 12 anos, viveu um dia especial nesta segunda-feira, no Jockey Club Brasileiro. O garoto venceu o Torneio Winners, que reuniu 110 crianças de projetos sociais apoiados pelo Rio Open, em sua categoria, e foi sorteado para treinar na IMG Academy, no segundo semestre. O complexo multiesportivo pertence a Nick Bollettieri, considerado um "mago" do tênis por descobrir e lapidar nomes como do norte-americano Andre Agassi e da russa Maria Sharapova.
 
Outras cinco crianças vão ser contempladas com o prêmio - um pacote com passagem para os Estados Unidos para uma semana de treinos, com todas as despesas pagas. Elas serão indicadas pelos projetos das quais fazem parte. As crianças também ganharam ingressos para assistirem às partidas do maior torneio de tênis da América do Sul e algumas delas farão parte da equipe de Pegadores de Bola, os famosos "boleiros". 
 
Cauã se emocionou com a oportunidade de viver essa experiência nos Estados Unidos. "É muita felicidade, quero aproveitar cada segundo que estiver lá", disse o garoto, que recebeu o prêmio das mãos da tenista Teliana Pereira, e do secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha.
 
Os cinco projetos que fazem parte do programa de incentivo a causas sociais do Rio Open são Instituto Futuro Bom, Tênis na Lagoa, Tênis Solidário, Escolinha de Tênis Fabiano de Paula e Arremessar para o Futuro. Este último começou a ser apoiado neste ano.
 
Na premiação do Torneio Winners também houve a entrega de um cheque de 15 mil dólares para ser dividido entre os projetos sociais que foram apoiados pelo Rio Open no ano passado. O Rio Open foi um dos quatro torneios selecionados pelo ATP Aces for Charity para receber apoio financeiro neste ano, e repassou o prêmio aos projetos.
 
Campeões Torneio Winners:
 
Categoria Feminina - Vitória Almeida
Masculino 10 anos - Antônio Vitor
12 anos - Cauã Paulino
14 anos - Julio Cabral
16 anos - Guilherme Quirino
A partir 17 anos - José André
 
As chaves de simples e duplas estão disponíveis neste link:
http://www.atpworldtour.com/en/scores/current/rio-de-janeiro/6932/draws
 
Ingressos à venda - A edição de 2017 do Rio Open apresentado pela Claro tem ingressos de R$ 30 a R$ 670, vendidos através do www.tudus.com.br. De segunda-feira a quinta-feira, serão duas sessões: Sessão 1 com início às 16h30, e Sessão Noite, 19h. Já de sexta-feira a domingo, o torneio terá sessão única. A Sessão 1 será composta pelo 1º jogo da Quadra Central e mais todos os jogos das quadras externas. A Sessão Noite será formada pelos jogos que começam a partir de 19h na Quadra Central, além dos jogos nas quadras externas. Vale destacar que qualquer ingresso dá acesso ao complexo que será montado no Jockey Club Brasileiro. O torcedor também poderá assistir aos treinos, duelos das quadras externas, além de aproveitar o Leblon Boulevard.
 
Todas as vendas são feitas apenas online e não há cobrança de taxa de conveniência. O pagamento poderá ser feito com cartões de crédito Visa, Mastercard, Hipercard, Elo e Diners com parcelamento em até 4 vezes sem juros.

Veja Também: