Thiago Monteiro vence e avança às oitavas de final do Rio Open

Quarta-feira tem estreia dos campeões de Grand Slams Bruno Soares/Jamie Murray e Marcelo Melo/ Lukasz Kubot / Foto: Fotojump

Rio de Janeiro - Sensação da edição passada do Rio Open apresentado pela Claro, o brasileiro Thiago Monteiro mais uma vez levantou o público que foi à quadra Guga Kuerten, nesta terça-feira, ao avançar às oitavas de final da edição 2017 do ATP 500.
 
Monteiro venceu, de virada, o português Gastão Elias por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 7/6 (4) e 6/4, e terá pela frente o vencedor entre o japonês Kei Nishikori e o brasileiro Thomaz Bellucci, que jogam ainda nesta terça-feira.
 
No ano passado, ainda não muito conhecido do público, o cearense de 22 anos também alcançou as oitavas, com direito a vitória sobre o francês Jo-Wilfried Tsonga, então 9º colocado do ranking, na estreia.
 
Segundo melhor brasileiro da lista mundial, na 85ª posição, o canhoto demorou para "entrar" na partida. No primeiro set, Elias começou sacando bem e jogando mais agressivo. O brasileiro alternava boas jogadas com erros não-forçados, e viu o português quebrar seu saque duas vezes para fechar por 6/2. No segundo, houve mais equilíbrio. Monteiro foi mais preciso e, com o apoio da torcida, levou o set para o tiebreak. Abriu 5 a 4 e, no momento decisivo, viu o português cometer uma dupla falta e jogar uma bola para fora. No set decisivo, soube usar o apoio da torcida para manter o embalo e garantir sua vaga na segunda rodada.
 
Ao vencer, comemorou muito com o público. "Ele começou jogando melhor, errava pouco e eu dei alguns pontos de graça. Mas aos poucos fui entrando na partida, melhorando mentalmente e, com o apoio dos torcedores, com a atmosfera fantástica na quadra central, ganhei ainda mais confiança para buscar a vitória", disse Monteiro, que na semana passada foi às quartas de final no ATP 250 de Buenos Aires.
 
O brasileiro, ainda tímido nas entrevistas coletivas, falou que a campanha no Rio Open no ano passado e a sequência de bons resultados na temporada fizeram com que ele passasse a ser mais conhecido do público e dos jogadores. "Ainda não sou tão assediado como os jogadores famosos, mas mudou um pouco. Também estou conversando mais com os jogadores, alguns vieram me dar parabéns após a vitória, antes isso não acontecia", contou.
 
Sobre o adversário de quinta-feira, disse que iria torcer para Bellucci vencer Nishikori. "Ele tem muito potencial, vou tentar ver a partida e me recuperar para o próximo jogo. Independentemente de quem vencer, são dois jogadores difíceis de enfrentar". 
 
O outro brasileiro em quadra na sessão da tarde desta terça, João Souza, o Feijão, foi eliminado pelo espanhol Pablo Carreno Busta por 6/3 e 6/2.
 
Convidado pela organização, Feijão teve dificuldades contra Busta, que vem crescendo no circuito e no ano passado conquistou seus primeiros dois títulos da ATP. O espanhol enfrentará nas oitavas o vencedor da partida entre o argentino Guido Pella, vice-campeão do Rio Open no ano passado, e o dominicano Victor Estrella Burgos. Burgos entrou na chave principal de lucky-loser após desistência do austríaco Gerald Melzer.
 
Fognini vence Robredo e pega outro espanhol nesta quarta-feira - O italiano Fabio Fognini deu o troco no espanhol Tommy Robredo, que o venceu há uma semana, no ATP 250 de Buenos Aires, e avançou às oitavas de final com a vitória por 6/2 e 6/4. Fognini volta à quadra nesta quarta-feira, às 19h, na quadra central, para enfrentar o espanhol Albert Ramos Vinolas, que passou pelo francês Stephane Robert por 6/2 e 6/0.
 
Foi a décima vez que Fognini, vice-campeão da edição 2015, e Robredo se enfrentaram, e com a vitória, o italiano empatou a série. 
 
Antes do jogo de Fognini contra Vinolas, às 16h30, o argentino Federico Delbonis enfrentará seu compatriota Diego Schwartzman pela vaga nas quartas. Delbonis venceu o italiano Paolo Lorenzi, de virada, por 4/6, 6/1 e 6/4.
 
Também nesta quarta, o belga Arthur De Greef, responsável por eliminar o atual campeão Pablo Cuevas na estreia, encara, às 16h30, na quadra 2, o argentino Nicolas Kicker, que assim como ele passou pelo quali.
 
Bruno Soares/Jamie Murray e Marcelo Melo/Lukasz Kubot estreiam na chave de duplas - A dupla formada pelo brasileiro Bruno Soares e pelo britânico Jamie Murray, campeã de dois Grand Slams em 2016 e que terminou a temporada como a melhor do mundo, estreia nesta quarta-feira no Rio Open. Bruno e Murray enfrentarão o brasileiro Marcelo Demoliner e o neozelandês Marcus Daniell no terceiro jogo da quadra 1, com rodada que começa às 16h30.
 
Quem também estreia é o campeão da chave de duplas de Roland Garros 2015, o brasileiro Marcelo Melo, e seu novo parceiro no circuito, o polonês Lukasz Kubot, campeão do Australian Open 2014. Melo e Kubot pegam os brasileiros Feijão e Fabrício Neis, no segundo jogo da quadra 1, o famoso caldeirão do Rio Open, por lotar de torcedores, fãs das estrelas brasileiras nas duplas.
 
Bruno foi três vezes semifinalista do Rio Open, no ano passado jogando ao lado de Marcelo. Neste ano, trouxe Murray, o irmão mais velho de Andy Murray, atual número 1 de simples. Eles começaram a jogar juntos no ano passado e conquistaram dois Grand Slams - Australian Open e US Open -, feitos que os levaram ao topo do ranking.
 
Bruno e Murray estão treinando desde quinta-feira passada nas quadras do Jockey Club Brasileiro para se adaptar às condições do Rio e ao piso de saibro. Eles não jogavam nesta superfície desde Roland Garros, em junho do ano passado. "Nosso começo de temporada foi decepcionante, mas é um longo ano com muitos torneios para jogar e vamos tentar começar a vencer aqui", disse Murray. Em 2017, eles pararam na estreia do Australian Open, foram vice no ATP 250 de Sydney e semifinalistas em Doha. 
 
Marcelo também ainda não foi campeão do Rio Open e veio com seu novo parceiro de circuito para buscar o feito. Neste ano, eles alcançaram as oitavas do Australian Open, as quartas no ATP 250 de Roterdã e a primeira rodada do ATP 250 de Sydney.
 
Em outro jogo, a dupla duas vezes campeã do Rio Open, em 2014 e 2016, formada pelos colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah enfrenta os brasileiros Thomaz Bellucci e Thiago Monteiro, às 16h30, na quadra 1. Outro brasileiro estará em quadra. O veterano André Sá e seu parceiro no Rio Open, o espanhol Tommy Robredo, pegam os argentinos Diego Schwartzman e Andres Molteni, no último jogo da quadra 1.
 
Programação 22/02
 
Quadra Central - 4:30 pm
[7] P. Lorenzi (ITA) or F. Delbonis (ARG) vs D. Schwartzman (ARG) 
Não antes das 7:00 pm
[5] A. Ramos-Vinolas (ESP) vs F. Fognini (ITA) 
D. Lajovic (SRB) vs [WC] J. Tipsarevic (SRB) or [2] D. Thiem (AUT)
 
Quadra 1 start 4:30 pm
[WC] T. Bellucci (BRA) / T. Monteiro (BRA) vs [4] J. Cabal (COL) / R. Farah (COL) 
[WC] F. Neis (BRA) / J. Souza (BRA) vs [2] L. Kubot (POL) / M. Melo (BRA) 
[1] J. Murray (GBR) / B. Soares (BRA) vs M. Daniell (NZL) / M. Demoliner (BRA) 
[PR] T. Robredo (ESP) / A. Sa (BRA) vs A. Molteni (ARG) / D. Schwartzman (ARG)
 
Quadra 2 start 4:30 pm
[Q] N. Kicker (ARG) vs [Q] A. De Greef (BEL) 
[3] P. Carreno Busta (ESP) / P. Cuevas (URU) vs S. Gonzalez (MEX) / D. Marrero (ESP) 
P. Lorenzi (ITA) / J. Sousa (POR) vs [Q] F. Bagnis (ARG) / G. Elias (POR)
 
Ingressos à venda - A edição de 2017 do Rio Open apresentado pela Claro tem ingressos de R$ 30 a R$ 670, vendidos através do www.tudus.com.br. De segunda-feira a quinta-feira, serão duas sessões: Sessão 1 com início às 16h30, e Sessão Noite, 19h. Já de sexta-feira a domingo, o torneio terá sessão única. A Sessão 1 será composta pelo 1º jogo da Quadra Central e mais todos os jogos das quadras externas. A Sessão Noite será formada pelos jogos que começam a partir de 19h na Quadra Central, além dos jogos nas quadras externas. Vale destacar que qualquer ingresso dá acesso ao complexo que será montado no Jockey Club Brasileiro. O torcedor também poderá assistir aos treinos, duelos das quadras externas, além de aproveitar o Leblon Boulevard.
 
Todas as vendas são feitas apenas online e não há cobrança de taxa de conveniência. O pagamento poderá ser feito com cartões de crédito Visa, Mastercard, Hipercard, Elo e Diners com parcelamento em até 4 vezes sem juros.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook