Torneio Nacional leva ao Rio atletas de todo o País

Competição tem início nesta quinta-feira (26) dentro do Parque Olimpico, local que serve de inspiração para uma nova geração / Foto: Ricardo Bufolin/CBGCompetição tem início nesta quinta-feira (26) dentro do Parque Olimpico, local que serve de inspiração para uma nova geração / Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Rio de Janeiro - A Arena Carioca 3, dentro do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ), começou a receber nesta quarta-feira (25), um grande número de atletas da atual e da nova geração da ginástica brasileira. O Torneio Nacional é o primeiro evento nessa semana a tomar conta do ginásio, que serviu de palco para outras modalidades nos Jogos Olímpicos. No sábado (27) e domingo (28) a programação terá as grandes estrelas da modalidade no Brasileiro de Especialistas.
 
Com a movimentação dos treinos de pódio de hoje, já se podia ver os olhos de muitos participantes brilharem com o privilégio de competir em um ambiente que deu tantas alegrias ao Brasil, inclusive na ginástica com a conquista de três medalhas, as pratas de Arthur Zanetti e Diego Hypolito e o bronze de Arthur Nory.
 
Um exemplo é Rodrigo Figueiredo Cardoso. O paraense de 22 anos viajou de longe à capital fluminense pela primeira vez e se sente inspirado. "Nos sentimos muito motivados por estar ao lado de atletas de tanto talento. Vamos dar o nosso melhor para chegar ao nível deles. Esta é a primeira vez que venho ao Rio, e estou gostando muito de conhecer a arena", disse o atleta que tem conquistado bons resultados nos treinamentos e competições. "Antes não tínhamos estrutura no Estado para treinar e hoje temos um Centro de Treinamento. Eu evolui muito nesse período, aprendi muito, e fui terceiro lugar na categoria iniciante no ano passado."
 
"Essa é minha primeira participação no Torneio Nacional. Sou muito fã da Flavinha (Flávia Saraiva) e estou muito feliz de estar aqui. Para mim é como se eu estivesse em um Brasileiro porque quero seguir na ginástica e chegar aos Jogos Olímpicos", disse a pequena Ana Beatriz, de Araruama, cidade da região dos lagos no Rio de Janeiro, participante da categoria pré-infantil iniciante.
 
"A realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, foi um incentivo para elas e por mais que elas possam ver pela TV, estar nesse evento agora está sendo maravilhoso. Elas acompanharam aRio 2016 e foi um incentivo muito grande. Estávamos sonhando em estar aqui. Esse é o legado que ficou", destacou a coordenadora da equipe Flávia Pedrosa. "A iniciativa da Federação e da CBG de fazer esse campeonato aqui foi muito positiva. "Além disso, temos tido a oportunidade de utilizar os aparelhos que ficaram no Rio em treinamentos periódicos. Toda a estrutura de treinamento é maravilhosa. Queremos trazer a equipe pelo menos uma vez por mês para treinar aqui. Depois dos Jogos a procura pela prática da ginástica cresceu muito e isso tem sido outro grande incentivo para os novos atletas, poder usufruir de toda essa estrutura e estar perto de ginastas consagrados", acrescentou.
 
As competições do torneio começam amanhã nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto nas divisões iniciante, intermediário e avançado e, no mesmo dia, os participantes do Brasileiro fazem os treinamentos livres no local de treinos. Para as 21h está marcada a cerimônia de abertura, que será um grande show para o público.
 
Além de apresentações de todas as modalidades da ginástica, e de um mestre-sala e porta bandeira, o ponto alto promete ser o hino nacional na voz de Marina Elali. A cantora fará um show na sequência.
 
O Brasileiro de Especialistas, disputado no sábado e domingo terá a participação de grandes ginastas do País, inclusive dos três medalhistas olímpicos.
 
Programação
 
Quinta-feira (26)
8h30 às 21h: Competição Iniciante GAM/GAF - Torneio
9h às 18h: Treinamento livre GAM/GAF - Brasileiro
14h às 18h50: Treinamento escalonado Intermediário e Avançado GAF - Torneio
16h às 19h: Treinamento livre Intermediário e Avançado GAM - Torneio
21h: Cerimônia de abertura
 
Sexta-feira (27)
9h às 12h - Treinamento de pódio GAM/GAF - Brasileiro
13h30 às 18h10: Competição Intermediário GAM/GAF - Torneio
17h30 às 20h30: Competição Avançado GAM/GAF - Torneio
15h às 18h - Treinamento livre GAM/GAF - Brasileiro
 
Sábado (28)
7h30 às 9h: Aquecimento GAM - Brasileiro
9h às 13h20: Competição GAM - Brasileiro
7h50 às 9h20: Aquecimento GAF - Brasileiro
9h25 às 11h30: Competição GAF - Brasileiro
 
Domingo (29)
8h30 às 10h: Aquecimento livre nos aparelhos GAM - Brasileiro
8h50 às 10h20: Aquecimento nos aparelhos GAF - Brasileiro
10h às 12h30: Competição GAM - Brasileiro
10h25 às 12h30: Competição GAF - Brasileiro
12h45: Premiação - Brasileiro
 
Serviço
Campeonato Brasileiro de Especialistas e Torneio Nacional de Ginástica Artística
Data: 25 a 29 de outubro
Local: Arena Carioca 3 - Parque Olímpico
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro (RJ)
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook