Brasileiro "Ilona Peuker" premia primeiras campeãs em Florianópolis

Escola de Campeãs (ES) no adulto, SERC Santa Maria (SP) no juvenil e pré-infantil e Campineiro de Regatas e Natação (SP) no infantil subiram no lugar mais alto do pódio / Foto: Ricardo Bufolin/CBGEscola de Campeãs (ES) no adulto, SERC Santa Maria (SP) no juvenil e pré-infantil e Campineiro de Regatas e Natação (SP) no infantil subiram no lugar mais alto do pódio / Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Santa Catarina - O Brasileiro Caixa de Ginástica Rítmica de Conjunto "Ilona Peuker" teve sequência, neste sábado (25), no Ginásio de Esportes do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis (SC) e premiou a campeã por aparelho no pré-infantil e também as campeãs por equipes no geral: Escola de Campeãs (ES) no adulto, SERC Santa Maria (SP) no juvenil e pré-infantil e Campineiro de Regatas e Natação (SP) no infantil.
 
O dia começou com as competições no pré-infantil com as finais das cinco mãos livres, e o ouro ficou com o SERC Santa Maria (SP) ao somar 12,45, a prata foi para o Clube Agir (PR), que fez 11,80, e o bronze terminou com o Campineiro de Regatas e Natação (SP) ao obter a nota 11,45. No conjunto geral, o pódio ficou igual: SERC Santa Maria (SP) em primeiro com 24,250, Clube Agir (PR) em segundo com 23,250 e Campineiro de Regatas e Natação (SP) em terceiro com 22,650.
 
Ainda neste sábado, foram realizadas as demais classificatórias do infantil, juvenil e adulto, e as campeãs do conjunto geral destas três categorias também foram definidas.
 
No infantil, após a classificatória dos cinco arcos, o Campineiro de Regatas e Natação (SP) conquistou o ouro com a somatória de 24,850, seguido pela ADR Unopar (PR), prata com 24,150, e pela ABGR (SC), bronze com 21,550.
 
A treinadora do Campineiro de Regatas e Natação (SP), Fernanda Rezende, falou sobre o desempenho. "O campeonato foi representado por equipes muito fortes, a arbitragem fez uma ótima avaliação, e os resultados foram muito justos. O resultado foi muto importante para nós que trabalhamos o ano todo com a base, com a formação, trabalho em grupo, e isso desenvolve a sociabilização das ginastas", disse. 
 
No juvenil, as equipes realizaram a classificatória das cinco maças, e definiu as campeãs no geral, o SERC Santa Maria (SP) subiu mais uma vez ao pódio, com um total de 27,450, e conquistou mais um ouro. A prata foi para a ADR Unopar (PR), com 27,000 na somatória, e o bronze ficou com o Clube Agir (PR), que somou 25,450.
 
Florencia Rodriguez, treinadora do SERC Santa Maria (SP), saiu satisfeita do segundo dia de apresentações. "É uma competição com o nível muito forte em todas as categorias. Todas as equipes muito bonitas, com vários estados do Brasil, e com nível elevado desde o pré-infantil. Por essa competição ser no final do ano, as equipes se preparam muito para virem para cá. Fiquei muito satisfeita com os títulos", declarou.
 
O adulto fechou o dia de competições com as classificatórias das três bolas e duas cordas, e o título no geral foi conquistado pela Escola de Campeãs (ES) ao somar 30,650. A equipe conta com Natália Gaudio, da Seleção Brasileira de Individual e que representou o País nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Quem levou a medalha de prata foi a ADIEE/Udesc (SC), com 30,350, e a Associação Esportiva e Recreativa Sadia (PR) fechou o pódio com a somatória de 28,200.
 
A treinadora Mônica Queiroz, da Escola de Campeãs (ES), fez um balanço positivo após o título do conjunto geral adulto. "Eu fiquei muito feliz, porque, no final de ano, você preparar uma equipe do adulto é sempre mais difícil. Essas meninas já têm uma rotina, muitas já estão finalizando a universidade, outras são casadas, e o compromisso que elas tiveram nos últimos meses, todos os dias treinando focadas e conciliando com a vida pessoal, é um exemplo, principalmente para as meninas do pré-infantil e do infantil", disse.
 
"A ginástica rítmica é uma modalidade para mulheres. Então, tivemos moças de 20, 25 e 28 anos, e, às vezes, uma criança de 12 anos desiste tão facilmente. Isso foi um ponto positivo se tratando de continuidade e exemplo. Pela parte técnica, fiquei mais feliz ainda, porque foram conjuntos belíssimos, com muita expressividade. Esse evento é uma referência no calendário da CBG, porque, quando a criança vem no individual, ela tem o olhar esportivo, mas, quando chega no conjunto, é muito maior. Você vê que o espírito de equipe tem que estar o tempo todo, até o final da música. Isso faz com que ela seja uma criança mais cidadã, que ela consiga dividir os problemas e também entenda os objetivos do treinador, porque o treinador tem que ver o coletivo", acrescentou Mônika, que também é técnica da Seleção Brasileira de Individual.
 
A presidente da CBG, Luciene Rezende, ficou emocionada com as homenagens prestadas à entidade pelo aniversário de fundação da instituição e elogiou a realização do evento em uma data tão importante. "Hoje é um dia especial, pois estamos comemorando 39 anos da Confederação Brasileira de Ginástica, que foi fundada em 25 de novembro de 1978. Nos orgulhamos de comemorar aqui em Florianópolis com esse campeonato tão importante. Ficamos encantados com a estrutura e com todo o apoio da cidade. Quero agradecer ao público, ao nosso patrocinador máster, a Caixa Econômica Federal, à Bilu Alimentos, importante parceira da ginástica, e à Federação de Ginástica do Estado de Santa Catarina pelo empenho e esforço na realização do evento e pelas homenagens. Foi um momento marcante para a nossa modalidade", afirmou.
 
A competição terminará neste domingo (26), quando serão realizadas as finais por aparelhos do infantil, juvenil e adulto a partir das 9h.
 
Resultados do segundo dia: http://bit.ly/2hRPcTO
 
Programação
 
Domingo (26)
9h às 10h20 - Finais Conjunto Infantil: 5 cordas e 5 arcos
10h30 às 11h50 - Finais Conjunto Juvenil: 5 cordas e 5 maças
12h às 13h20 - Finais Conjunto Adulto: 5 arcos e 3 bolas e 2 cordas
13h30 - Premiação Conjunto por aparelho Infantil, Juvenil e Adulto
 
Serviço
Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica "Ilona Peuker"
Data: 23 a 26 de novembro
Local: Complexo Rosendo Lima - Ginásio de Esportes do Instituto Estadual de Educação
Av. Hercílio Luz, 418, Centro - Florianópolis (SC)
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook