Brasileiros disputam Copa do Mundo de Doha de Ginástica Artística

Arthur Zanetti estará na Copa do Mundo de Doha / Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Qatar - O Brasil estará muito bem representado na Copa do Mundo de Doha. Quatro atletas da Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina, Arthur Zanetti, Francisco Barreto Júnior, Henrique Medina Flores e Arthur Nory, e três da equipe feminina, Adrian Gomes, Juliana Santos e Ingrid Lima Messias, irão participar da competição, que terá início no dia 27 de março, na Academia Aspire Dome, em Doha, no Qatar.
 
O medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres/12, Arthur Zanetti, se apresentará no solo e argolas; Francisco Barreto Júnior, no cavalo com alças, paralelas e barra; Henrique Medina Flores, nas argolas, cavalo com alças e barra, e Arthur Nory Mariano, no solo, salto e barra. Pelo feminino, Adrian Gomes competirá no salto e trave, Juliana Chaves Santos, nas paralelas e trave, e Ingrid Lima Messias, nas paralelas e solo. 
 
Os técnicos das Seleções masculina e feminina que estarão em Doha são Marcos Suzarte Goto, Cristiano Magnonn Albino e Adriana Alves, que também é chefe de delegação. A fisioterapeuta é Maria Eugênia Ortiz e os árbitros são Edgard Vernetti Ferreira e Denise Fátima Righi de Lima.
 
Esta Copa do Mundo será o primeiro evento da Ginástica Artística Feminina com a participação Brasileira com o novo código de pontuação. Para Adriana, será importante para que façam uma avaliação do trabalho. "Nós poderemos analisar a montagem das novas séries e a visão que a arbitragem terá neste novo ciclo olímpico. Estamos no inicio do ano, em adaptações ao novo ciclo e em uma época de renovação das Seleções, mas essa nova geração promete", afirmou. Segundo a treinadora, China e Romênia podem ser destacadas como as mais fortes equipes na competição. 
 
Segundo a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, é muito importante que os ginastas brasileiros participem de etapas da Copa do Mundo. "Está em nosso planejamento uma grande participação de nossos ginastas em eventos internacionais. Isso é fundamental. Neste ano, já participamos de competições importantes, como Sérgio Sasaki que esteve na etapa dos Estados Unidos e de jovens atletas no International Junior Team Cup, na Alemanha, conquistando, inclusive duas medalhas de bronze. Essa semana, outros três estão disputando a etapa de Cottbus", destacou a presidente.
 
Os planos de Luciene Resende visam o futuro da ginástica brasileira. "Queremos preparar os nossos ginastas da melhor forma possível para que estejam totalmente prontos nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016", ressaltou a presidente da CBG.
 
A Copa do Mundo de Doha tem início na quarta-feira (27), com as qualificatórias. Os oito melhores em cada aparelho se classificam para as finais de quinta-feira (28) e sexta-feira (29). Além dos brasileiros, participam da competição atletas da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Armênia, Austrália, Bélgica, Canadá, Cazaquistão, China, Cingapura, Coreia do Norte, Croácia, Egito, Eslovênia, Finlândia, Geórgia, Grã-Bretanha, Hong Kong, Holanda, Hungria, Iraque, Irlanda, Japão, Jordânia, Kwait, Letônia, Malásia, Marrocos, Qatar, Rússia, Suíça, Tunísia, Turquia e Vietnã. 
 
A delegação brasileira embarca para o Qatar nesta sexta-feira (22) e retorna no dia 31, com exceção de Nory e de Cristiano, que viajam no dia 25.
 
Programação (hora de Brasília)
 
26 de março (terça-feira)
3h: Treinamentos 
8h30: Treinamentos de pódio
 
27 de março (quarta-feira)
3h: Treinamentos livres
8h: Qualificatórias masculinas (solo, cavalo com alças e argolas)
8h: Qualificatórias femininas (salto e barras assimétricas)
10h30: Qualificatórias masculinas (salto, barras paralelas e barra fixa)
10h30: Qualificatórias femininas (trave e solo)
 
28 de março (quinta-feira)
3h: Treinamentos livres
10h: Final solo masculino
10h30: Final salto feminino
11h20: Final cavalo com alças masculino
11h50: Final barras paralelas feminino
12h30: Final argolas masculino
 
29 de março (sexta-feira)
3h: Treinamentos livres
10h: Final salto masculino
10h40: Final trave feminina
11h20: Final barras paralelas masculina
11h50: Final solo feminino
12h30: Final barra fixa masculina

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook