CBG define nova Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica

Camila Ferezin, a nova formação da Seleção e Bruna Rosa, integrante da comissão / Foto:Ricardo Bufolin/CBG

São Paulo - A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) definiu a nova formação da Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica para este ciclo olímpico, que vai de 2013 a 2016. 
 
As 11 selecionadas foram Beatriz Francisco Pomini (Unopar/PR), Bianca Maia Mendonça (Adiee/SC), Dayanne Amaral (Agir/PR), Débora Falda (Unopar/PR), Eliane Sampaio (Grêmio Náutico União/RS), Franciele Pereira (Assomes/ES), Gabriela Ribeiro (Grêmio Náutico União/RS), Gabrielle Silva (Unopar/PR), Isadora Silva (Unopar/PR), Mayra Gmach (Sadia/PR) e Rafaela Pedral Costa (Cris Vital GR Club/SE). Este grupo será preparado para competir em importantes campeonatos, entre eles os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. 
 
A presidente da CBG, Luciene Resende, esteve presente durante a seletiva e fez o anúncio oficial. "Nós esperamos que elas se dediquem aos treinamentos e que possam representar nosso País nas competições internacionais, visando a preparação para os Mundias, Jogos Sul-Americanos e Pan-Americanos e Jogos Olímpicos de 2016. Vamos em busca de novas conquistas para a modalidade", declarou.
 
Para Camila Ferezin, técnica da Seleção Brasileira de Conjunto, a missão da seletiva foi cumprida. "A nata da ginástica rítmica estava aqui e ficamos muito felizes com essas ginastas que vão começar o ciclo olímpico. A base já foi formada. As novas ginastas que estão integrando a Seleção neste ano têm muito potencial e estarão com idade ideal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016", destacou a treinadora.
 
Fizeram parte da comissão de avaliação, além de Camila, a coordenadora de ginástica rítmica, Maria Cristina Vital, e a coordenadora do comitê técnico da modalidade, Letícia Barros. Segundo Cristina, a seletiva foi realizada em um formato ainda mais completo. "Além da parte técnica, as ginastas foram avaliadas por uma forte equipe multidisciplinar, como fisioterapeutas, ortopedistas e psicólogos do esporte. Tivemos um feedback de todos os setores, o que nos auxiliou na escolha das melhores do País. Elas estão realmente preparadas", finalizou.
 
A série de treinamentos e testes teve início na última terça-feira (5), no Centro Nacional de Treinamento, em Aracaju (SE), e contou com a presença de 25 ginastas. Elas foram avaliadas nos exercícios que fazem parte das coreografias montadas na Rússia, em novembro do ano passado, e trabalharam com os aparelhos bola, fita e maças.