Competições de Ginástica Rítmica levam 84 atletas às Olimpíadas Escolares

Angélica Kieczynski, ginasta da Seleção Brasileira Individual de GR/ Foto: Divulgação

Santo André- A Ginástica Rítmica está entre as 13 modalidades das Olimpíadas Escolares, o maior evento de esporte estudantil do Brasil. As competições da ginástica terão início nesta sexta-feira (07), na cidade mineira de Poços de Caldas, e reunirão 84 estudantes de 20 Estados mais o Distrito Federal - Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Tocantins, Amazonas, Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Roraima. Divididas em dois grupos, as jovens se apresentarão nos aparelhos arco e bola. Para as finais, realizadas no domingo (09), classificam-se 18 participantes para o individual geral, enquanto no individual por aparelho serão oito. Antes da premiação, que será às 14h, haverá apresentação da gala das equipes participantes.
 
Uma das embaixadoras das Olimpíadas Escolares será Angélica Kvieczynski, atleta da Seleção Brasileira Individual de Ginástica Rítmica, que irá transmitir sua experiência para as jovens atletas. "Já participei como embaixadora em outras edições das Olimpíadas Escolares e sei o quanto o evento é importante. Além do incentivo para a prática esportiva, os estudantes têm a chance de ter contato com atletas profissionais, que podem dividir com esses jovens suas experiências", afirmou a ginasta de 21 anos, que conta, entre outras conquistas, com quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011.
 
As Olimpíadas Escolares buscam incentivar a prática esportiva. Esta edição irá receber 4493 participantes, entre atletas de 12 a 14 anos e técnicos de 1253 escolas de todo o País. O evento é organizado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e correalizado pelo Ministério do Esporte.
 
"Acredito que as Olimpíadas Escolares vão além do incentivo à prática esportiva. A competição proporciona um intercâmbio cultural e social entre jovens de vários Estados. Além da divulgação da Ginástica Rítmica, em nosso caso, é também um estímulo a mais para as meninas que querem iniciar na modalidade", apontou a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende.
 
Programação Ginástica Rítmica
 
Quinta-feira - 06 de setembro
11h30 às 18h: Treinamento escalonado
 
Sexta-feira - 07 de setembro
07h30 às 13h: Treinamento escalonado
15h às 18h45: Competição
 
Sábado - 08 de setembro
07h30 às 13h: Treinamento escalonado
15h às 18h45: Competição 
 
Domingo - 09 de setembro
10h às 12h: Finais (individual geral: 18 ginastas finalistas / individual por aparelho: 8 ginastas por aparelho)
12h30: Apresentação de gala das equipes participantes
14h: Premiação