Rio Grande do Norte inaugura, oficialmente, Centro de Excelência de Ginástica Artística

Será inaugurado amanhã (04), oficialmente, o Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica Artística da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte/ Foto: Divulgação CBGMossoró - Será inaugurado nessa sexta-feira, dia 04 de Novembro, oficialmente, o Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica Artística da cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. A cerimônia será às 11h30 no Ginásio Pedro Ciarlini, onde funciona o Centro.

A festa de inauguração contará com representantes da Caixa Econômica Federal, patrocinadora oficial da Ginástica Brasileira, além de Ieda Maria Araújo, secretária municipal de Juventude, Esporte e Lazer; Fafá Rosado, prefeita de Mossoró; Maria de Fátima Albuquerque, presidente da FNG (Federação Norte- riograndense de Ginástica), e Luciene Resende, presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

"É uma oportunidade para as crianças praticarem esporte desde cedo. A Ginástica Artística é uma modalidade que não é muito popular no interior do Rio Grande do Norte. Então, com o Centro, está sendo mais valorizada", destacou Ieda Maria Araújo.
O Centro de Ginástica Artística de Mossoró atende a 60 crianças, de 4 a 9 anos, e disponibiliza, ainda, mais 70 vagas. No entanto, a intenção é ampliá-las em seis a oito meses, quando as atividades passarão a ser realizadas no Ginásio Olímpico, em fase de construção na Escola Municipal Raimundo Fernandes. 

"Desde o início do projeto, já vemos algum resultado e esperamos ter representantes no Circuitinho Caixa do próximo ano. Aproximadamente 90% das crianças que participam do Centro são de escolas públicas. Dessa maneira, damos oportunidade às que são de classes sociais menos favorecidas. É um trabalho feito com muito carinho", ressaltou Maria de Fátima Albuquerque.

Rio Grande do Norte conta também, desde 2008, com um Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica Rítmica, que atende cerca de 140 crianças. Os materiais - aparelhos e uniformes - são repassados pela Confederação Brasileira de Ginástica, também responsável pela remuneração dos monitores e pela coordenação. A Prefeitura cede o ginásio e o professor responsável pelo projeto.