V Torneio Estudantil de Ginástica promove encontro de 1500 atletas no Maracanãzinho

Apresentações da edição de 2011 / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), irá receber uma grande festa da ginástica no dia 27 deste mês, durante o V Torneio Estudantil, promovido pela Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro. O evento irá reunir cerca de 1500 atletas de instituições filiadas e não filiadas à FGERJ, com o objetivo maior de promover a inclusão social e a prática do esporte. Além disso, o evento contará com a presença de grandes nomes da ginástica nacional e internacional que farão apresentações para incentivar ainda mais os participantes. A programação tem início às 9h.
 
Todas as entidades que desenvolvam a prática da ginástica em suas várias modalidades, sejam em escolas públicas ou privadas, clubes escolares, vilas olímpicas, projetos sociais, academias, universidades, clubes ou outras instituições, podem participar. Os estudantes devem estar devidamente matriculados em entidades de ensino públicas ou privadas. 
 
A presidente da FGERJ, Andrea João, destaca o poder de inclusão social e de troca de experiência para estes jovens ginastas. "O Torneio ganhou importância no Estado porque ele fomenta e estimula a prática esportiva. Nosso objetivo é a inclusão social e a educação através da ginástica. Oferecemos uma opção diferente de praticar esporte e melhorar a saúde promovendo a cultura da ginástica e dando a oportunidade aos jovens de se apresentarem num grande evento. Acreditamos que podemos mudar uma sociedade construindo seus valores", resumiu. 
 
O evento, que tem apoio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer e da Caixa Econômica Federal, contará com praticantes da ginástica artística feminina e masculina, ginástica rítmica, aeróbica, ginástica de trampolim e acrobática, com idade a partir dos seis anos, fazendo uma grande mescla em todo o espaço do ginásio. 
 
Além dos ginastas que irão participar, outros jovens estudantes também terão a oportunidade de ter contato com as modalidades, já que a Federação irá promover a ida ao ginásio de 400 crianças do projeto Rio 2016 das UPPs para acompanharem as atividades. 
 
Os participantes ainda poderão ver belas apresentações de grupos que representaram o Brasil na Gymnastrada Mundial da Suíça e ainda poderão ver de perto ginastas medalhistas em campeonatos Pan-Americanos e Mundiais, assim como apresentações de fitness e ginástica de academia com diversos rítmos. E, para completar, terão a presença de um dos ícones da ginástica artística, a romena Nadia Comaneci, dona de nove medalhas olímpicas, além de seu marido, o também ex-ginasta e bicampeão olímpico, Bart Conner. 
 
O evento é realizado desde 2008 e, de lá para cá, cresceu de forma impressionante. A primeira edição contou com a participação de 360 crianças. Em 2009 o número passou para 510, em 2010 para 720 e, em 2011 chegou aos 1360 ginastas.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook