Doda Miranda sagra-se campeão do GP de Doha e lidera na Global Champions Tour

O medalhista olímpico e campeão panamericano Doda Miranda brilhou na abertura do maior circuito hípico do planeta, a 1ª Etapa Global Champions Tour (GCT) 2011 na arena de Doha no Catar / Foto: Global Champions Tour/DivulgaçãoO medalhista olímpico e campeão panamericano Doda Miranda brilhou na abertura do maior circuito hípico do planeta, a 1ª Etapa Global Champions Tour (GCT) 2011 na arena de Doha no Catar / Foto: Global Champions Tour/DivulgaçãoDoha - O medalhista olímpico e campeão panamericano Doda Miranda brilhou na abertura do maior circuito hípico do planeta, a 1ª Etapa Global Champions Tour (GCT) 2011 na arena de Doha no Catar.

 No dorso de AD Ashleigh Drossel Dan, Doda foi o campeão do dificil GP, com obstáculos a 1,60 metro, sendo o único dos 47 conjuntos, a conseguir três percursos sem faltas. Com o imbatível tempo de 42s53, o cavaleiro brasileiro garantiu a vitória subindo no topo do pódio na Fórmula 1' do hipismo mundial.

Com participação de 47 conjuntos (cavalo/cavaleiro) top mundiais, nada menos que 17 habilitaram-se à 2ª volta, ultrapassando os 25% previstos devido ao empate sem faltas. Com uma atuação espetacular Doda e seu AD Ashleigh Drossel Dan voltaram a fazer pista limpa, bem como a consagrada dupla Meredith Michaels Beerbaum com Shutterfly e o sempre competitivo suíço Pius Schwizer apresentando Carlina.

Doda e AD Ashleigh Drossel Dan abriram o desempate em ritmo veloz cruzando a linha de chegada em apresentação perfeita: pista limpa 42s53 - marca esta que permaneceria imbatível. Meredith e Shutterfly começaram galopando forte, mas após uma falta na saída do duplo, ainda na primeira meta do percurso, desacelaram, fechando com 4 pontos, 45s13. Também com um derrube, em 43s35, Pius Schwizer com Carlina sagrou-se vice-campeão. Destaque também para a amazona paulista que defende Portugal, Luciana Diniz com Lennox que perdeu apenas 1 ponto por excesso de tempo na 2ª volta, fechando o GP na 4ª colocação.

" Foi realmente uma vitória incrível e ganhar logo na abertura do GCT, o que me deixa muito feliz e animado para a temporada. O GP estava super difícil e consegui fazer uma grande prova. A Meredith até comentou que há muito tempo alguém não colocava uma pressão tão grande no tempo numa prova deste nível. O Ashleigh Drossel Dan está em grande forma e dos cinco GPs que fizemos este ano, vencemos três", comemorou Doda, que também subiu ao topo do pódio nos GPs dos Internacionais 5* na Basiléia e em Bordeaux.

Para o Brasil, o saldo em Doha foi mais que positivo. Na quinta-feira, 17, Doda levou AD Norson ao 3º posto ao 1.45 metro e na sexta, 18, Bernardo Alves levou Kingly du Reverdy à vitória na mesma série com desempate a 1.50 metro.

O GP de Doha que reuniu a elite do hipismo mundial distribuiu 475 mil euros em espécie, dos quais Doda levou a fatia de 150 mil euros, Pius, 100 mil e Meredith, 60 mil. 

Criado há seis anos pelo cavaleiro olímpico holandês Jan Tops, o GCT é disputado em três continentes, nove países e 10 cidades. Cada fase distribuirá no mínimio € 675 mil, sendo € 475 mil a cada Grande Prêmio com obstáculos a 1,60m. A Fórmula 1 do hipismo iniciou a sua temporada 2011 no Oriente Médio, depois cruzará a Europa, passando por Valência (ESP), Hamburgo(ALE), Cannes (FRA), Monte Carlo (MON), Estoril (POR), Chantilly (FRA), Valkenswaard (HOL) até aterrissar no OI Athina Onassis Horse Show, no Rio de Janeiro. Depois da penúltima etapa na Cidade Maravilhosa, os 25 melhores conjuntos do planeta irão rumo a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Pelo quinto ano seguido, o Brasil sediará uma etapa do GCT. Entre 2  e 4 de setembro, o Rio de Janeiro será a capital do hipismo mundial durante o OI Athina Onassis Horse Show, na Sociedade Hípica Brasileira. O evento deste ano promete muitas novidades, incluindo provas de adestramento e participação de cavaleiros e amazonas que disputam o OI Serra e Mar de Hipismo.

Agenda Global Champions Tour 2011

1ª Etapa Doha - Catar- 17 a 19 de março
2ª Etapa Valência - Espanha - 06 a 08 de maio
3ª Etapa Hamburgo - Alemanha - 01 a 05 de junho
4ª Etapa Cannes - França - 09 a 11 de junho
5ª Etapa Monte Carlo - Mônaco - 23 a 25 de junho
6ª Etapa Estoril - Portugal - 01 a 02 de julho
7ª Etapa Chantilly - França - 22 a 24 de julho
8ª Etapa Valkenwaard - Holanda - 12 a 14 de agosto
9ª Etapa Rio de Janeiro - Brasil - 02 a 04 de setembro
Final Abu Dhabi - Emirados Árabes Unidos - 10 a 12 de novembro

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook