Gaúcho Herik Machado é campeão mundial da Faldo Series

Golfista número 1 do Brasil joga -9 na final e conquista título das categorias geral e até 21 anos em circuito criado pelo campeão britânico Sir Nick Faldo / Foto: DivulgaçãoGolfista número 1 do Brasil joga -9 na final e conquista título das categorias geral e até 21 anos em circuito criado pelo campeão britânico Sir Nick Faldo / Foto: Divulgação

Abu Dhabi - De virada, o gaúcho Herik Machado conquistou um dos mais importantes títulos de sua carreira: foi campeão mundial da Faldo Series Grand Final, a final mundial da Faldo Series, circuito criado e comandado pelo campeão britânico Nick Faldo, vencedor de seis majors na carreira. O evento aconteceu no no Al Ain Equestrian, Shooting and Golf Club, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e valeu pontos para o ranking mundial amador (WAGR).
 
Herik iniciou a rodada final a seis tacadas do então líder, o australiano Daniel Gale. Em uma partida perfeita, o gaúcho jogou 61 (-9), batendo o recorde do campo, para terminar uma tacada à frente do adversário – Herik fez 198 (-12), contra 199 (-11) de Gale, que liderou as duas primeiras rodadas.
 
No ano passado, Herik havia sido vice-campeão da categoria geral e campeão da categoria de até 21 anos – agora, conquistou o título de ambas. “Era uma das minhas metas para este ano”, diz ele. É a primeira vez em que um brasileiro conquista o título mundial na categoria geral.
 
Com o título, Herik ganha vaga para disputar, em 2018, o Asia Grand Final, etapa da Faldo Series que acontecerá no Vietnã. Sir Nick Faldo também irá oferecer uma vaga para Herik disputar um torneio profissional internacional, ainda a ser definido.
 
Herik vem de uma excelente fase. Este mês, ele foi campeão do Campeonato Argentino por Tacadas, título inédito para um brasileiro. No ano passado, foi o primeiro brasileiro campeão do Amador Argentino – ou seja, possui em seu currículo o título dos dois principais campeonatos amadores de golfe do país vizinho.
 
Com os resultados, Herik chegou pela primeira vez ao top 100 do ranking mundial amador, o WAGR (na sigla em inglês), na 98ª posição. No ranking divulgado nesta quarta, subiu para 103º, mas deve melhorar algumas posições na lista que será divulgada quarta-feira que vem.
 
Também representaram o Brasil na final da Faldo Series Daniel Celestino (PR), 5º colocado na categoria de até 18 anos, Andrey Xavier (RS), 9º na categoria de até 16 anos, Laura Caetano (DF), 9ª na categoria feminina de até 21, e Ana Beatriz Cordeiro (PR), 5ª entre as meninas de até 16 anos.
 
Os representantes brasileiros conquistaram vaga na final ao serem campeões de suas categorias no Faldo Series South America Championship, evento organizado em junho pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG).
 
O delegado do time foi Ricardo de Rose. O time viajou com o apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e do Comitê Olímpico do Brasil, com recursos da Lei Agnelo Piva.
 
VEJA OS RESULTADOS COMPLETOS
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curta - EA no Facebook