Invicta, seleção masculina encerra primeira fase no Chile

Equipe segue em busca do bicampeonato da competição, que está sendo disputada no Chile / Foto: Wander Roberto / Inovafoto / COB

Rio de Janeiro - Com uma vitória tranquila sobre o Paraguai, a Seleção Masculina de Handebol encerrou a fase classificatória dos Jogos Sul-Americanos, em Viña del Mar, no Chile, nesta quarta-feira (12). O placar de 41 a 14 (25 a 7 no primeiro tempo) mostrou a superioridade da equipe verde e amarela, que agora se prepara para as semifinais contra Chile ou Argentina. O Brasil terminou esta etapa com a liderança da chave B, com três vitórias e seis pontos.

Com um ataque bem colocado, o Brasil iniciou a partida tranquilo. A defesa também esteve bem postada, impedindo os contra-ataques dos adversários. No primeiro tempo, o time nacional já havia conquistado a vitória, pois garantiu uma vantagem de 18 gols, praticamente impossível de se alcançar, porém, manteve o mesmo ritmo, fazendo novamente um bom rodízio de jogadores. Os goleiros também tiveram um papel importante. Maik defendeu 46% dos arremessos e Rick 36%.
 
Para o técnico Jordi Ribera, o importante foi que a equipe conseguiu manter o mesmo nível durante todo o jogo, mesmo com os adversários impondo poucas dificuldades. "Foi muito bom que eles conseguiram manter a concentração o confronto todo. Levamos o jogo de hoje muito a sério, independente de que já sabíamos que o adversário não seria muito duro. Temos que estar prontos para as duas partidas que faltam. Sabemos que, de alguma forma, os adversários que temos pela frente serão mais fortes e, agora, temos que estar preparados para essa nova fase."
 
O armador José Guilherme de Toledo é um dos jovens atletas que tem sido convocados por Jordi para compor o grupo adulto. Com boas atuações nos primeiros duelos do Brasil, ele espera crescer ainda mais na competição. "Para mim, particularmente, esta está sendo uma boa competição, mas meu rendimento não tem sido o que eu esperava. Os torneios internacionais que participamos anteriormente nos ajudou muito a deixar o grupo mais entrosado. Quero aproveitar essa oportunidade e mostrar o meu melhor. Nos próximos jogos, acho que vamos entrar ainda mais motivados. Hoje não baixamos a guarda e nem menosprezamos o adversário. Fizemos o nosso papel e mostramos que todos têm que ser respeitados da mesma forma", disse o atleta.
 
Gols do Brasil: Vinícius (7), Wesley (6), Thiago (5), José Guilherme (4), André (3), Chiuffa (3), Teixeira (2), Zeba (2), Arthur Sousa (2), Arthur Patrianova (2), Cléber (2), Rodrigo (2) e Diogo (1).
 
Tabela Masculino (horário de Brasília)
 
Sábado (8)
Brasil 36 x 19 Venezuela
Uruguai 29 x 20 Paraguai
Argentina 26 x 24 Chile
 
Segunda-feira (10)
Venezuela 30 x 17 Paraguai
Uruguai 19 x 37 Brasil
Chile 31 x 23 Colômbia
 
Quarta-feira (12)
Brasil 41 x 14 Paraguai
17h - Colômbia x Argentina
19h - Venezuela x Uruguai
 
Sexta-feira (14)
15h - 3° grupo A x 4º grupo B
17h - 1° grupo A x 2º grupo B - semifinal
19h - 2º grupo B x 1º grupo A - semifinal
 
Domingo (16)
15h - 3° grupo B x 3° grupo A
17h - disputa do bronze
19h - disputa do ouro
 
Tabela - Feminino
(horário de Brasília)
 
Sexta-feira (7)
Paraguai 17 x 26 Argentina
Chile 27 x 33 Uruguai
 
Domingo (9)
Uruguai 24 x 32 Paraguai
Chile 22 x 36 Brasil
 
Terça-feira (11)
17h - Argentina x Uruguai
19h - Brasil x Paraguai
 
Quinta-feira (13)
17h - Argentina x Brasil
19h - Paraguai x Chile
 
Sábado (15)
17h - Uruguai x Brasil
19h Chile x Argentina