Brasil conquista ouro e prata na Copa das Nações da Juventude, nos EUA

Brasil no alto do pódio da categoria Junior com João, Alberto, Giulia, Bianca e o treinador Caio Sérgio de Carvalho

Rio de Janeiro - Os jovens talentos do Hipismo brasileiro deram um show na noite de sábado, 1/3. Na pista internacional do Palm Beach International Equestrian Center, na Flórida, os atletas das categorias Junior e Mirim conquistaram as medalhas de ouro e prata na segunda edição da Copa das Nações da Juventude no Winter Equestiran Festival. O paulista Pedro Egoroff levou ainda o título de melhor cavaleiro da competição na categoria Mirim.

“Gostaria de parabenizar todo o nosso time, através do Constantino Scampini, diretor das categorias de base, e do diretor, treinador e chefe de equipe de Salto, Caio Sérgio Carvalho, por mais esta importante conquista. As categorias de base são um dos principais projetos da minha gestão na CBH e estou muito feliz e orgulhoso do trabalho impecável de todos os envolvidos, desde os tratadores, veterinários, treinadores, atletas e até suas famílias”, destacou Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.
 
Grandes nomes do Hipismo mundial deram lugar aos futuros talentos do esporte na noite de sábado no Festival Equestre de Inverno, em Wellington. Três competições separadas da Copa das Nações – Mirim, Junior e Young Riders – aconteceram na principal pista do evento. As disputas foram dividas em dois rounds para cada categoria com percursos desenhados pelo americano Steve Stephens.
 
Na categoria Junior, oito times começaram a prova e apenas cinco voltaram para a grande decisão. Em uma disputa acirrada até o final, a equipe brasileira formada por Alberto Sinimbu / Sharapova, João Victor Aguiar / Wamira, Giulia Scampini / Keep on Fighting e Bianca Rodrigues / Abernante conquistou o bicampeonato da competição com apenas 11 pontos perdidos sob o comando de Caio Sérgio Carvalho. A equipe dos Estados Unidos ficou com a medalha de prata, com 15 pontos, e os mexicanos garantiram a medalha de bronze com 18 pontos.
 
“Sou a única que pude comemorar a vitória por dois anos consecutivos. Essa conquista é uma recompensa pelo nosso esforço. Eu gostaria de agradecer a todos, inclusive, os patrocinadores que trabalharam para que pudéssemos estar aqui. Formamos uma grande equipe muito unida em prol do Brasil”, contou a amazona Giulia Scampini, que também integrou a equipe medalha de ouro na competição em 2013.
 
Já na categoria Mirim, das sete equipes que entraram na disputa, seis voltaram para o round final. O time do México foi imbatível e levou o título da Copa das Nações com zero pontos perdidos no placar final. A equipe brasileira, formada por Thales Marino / Ballla 12, Vittorio Burger / Cheese Z, Paulo Miranda / Larissa e Pedro Egoroff / Anton 640, veio logo atrás e com apenas quatro pontos perdidos conquistou a medalha de prata. A Venezuela ficou com o bronze somando cinco pontos perdidos.
 
“Foi um dia memorável, para todos nós. Estamos todos muito felizes e agradecidos pelo apoio incondicional que a CBH tem nos prestado. Só assim podemos proporcionar esta maravilhosa experiência para o desenvolvimento desses jovens atletas durante todos esses dias que ficamos aqui em Wellington. A todos que no Brasil nos apoiaram e prestaram excelentes serviços, permitindo que nós pudéssemos ficar focados somente na competição, nosso muito obrigado”, finalizou Constantino Scampini, diretor das categorias de base da CBH.
 
Categoria Junior
1º Brasil – 11 pontos
2º Estados Unidos – 15 pontos
3º México – 18 pontos
4º Venezuela – 33 pontos
 
Categoria Mirim
1º México – 0 pontos
2º Brasil – 4 pontos
3º Venezuela – 5 pontos
4º Estados Unidos – 13 pontos