Marcelo garante qualificação técnica para Londres 2012

 O cavaleiro top mineiro Francisco Musa foi o grande destaque do segundo dia do Oi Serra e Mar de Hipismo / Foto: Alexandre Vidal / DivulgaçãoRio de Janeiro - A estreia da modalidade Adestramento no Oi Serra e Mar, maior circuito hípico nacional, marcou a qualificação técnica do cavaleiro Marcelo Alexandre com Signo dos Pinhais para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. 

Na noite de sexta-feira, dia 8 de Abril, na Pista Roberto Marinho na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro, Marcelo e Signo dos Pinhais sagraram-se vencedores do Grand Prix com a média final de 66.191%, conseguindo assim o seu segundo índice técnico com média igual ou superior a 64% junto a juizes de nível olímpico. A primeira qualificação de Marcelo foi assegurada em São Paulo, no mês passado, com 67.800%.

Também participou do Grand Prix, a jovem amazona Luiza Almeida com seu Samba, que alcançou o primeiro índice olímpico e a média final de 65.979%. No primeiro internacional do ano em São Paulo, Rogério Clementino com Portugal também assegurou o primeiro índice qualificativo para Londres 2012.

Na manhã desse sábado, 9/4, Marcelo com seu Signo dos Pinhais - um Puro Sangue Lusitano de propriedade Luis Emírio de Moraes - tornou a vencer o Grand Prix Special, com 66,875%.

"Aconteceu tudo muito rápido. Eu fazia equitação de trabalho, com 14 anos comecei a andar a cavalo e depois percebi que poderia levar o esporte a sério. Quero fazer algumas clínicas e, se der tudo certo, representar bem o Brasil em Londres", destacou Marcelo, que ao lado de Luiza e Rogério defendeu o Brasil nos Jogos Equestres Mundiais 2010 nos EUA.

Vale ressaltar que o Brasil ainda não tem vaga garantida nos JogosOlímpicos, para tanto a seleção verde amarela precisa conquistar uma medalha por equipes no Panamericano 2011 em Guadalajara no México.

Em placar apertado, Rogério e Sargento do Top triunfam na Inter I - Já na manhã desse sábado, 9/4, dando prosseguimento às seletivas para formação da equipe brasileira rumo ao Pan 2011, Rogério Clementino com Sargento do Top venceu a Intermediária I com 67,763% de aproveitamento. Com esse resultado Rogério - que já havia vencido a reprise São Jorge na véspera - mais uma vez confirmou sua condição de líder no processo seletivo.

Em mais um grande resultado, João Paulo dos Santos com Veleiro do Top, 4º colocado na São Jorge, obteve o 2º posto com 67,211%. Já em 3º lugar chegou jovem amazona Luiza Almeida com seu Pastor, 3ª colocada na São Jorge, 66,789%. Enquanto o 4º lugar coube a Mauro Pereira Junior com Tulum Comando SN, 2º colocado na São Jorge, totalizando 66,237%.

Mostrando a força da nova geração do hipismo brasileiro os gêmeos Pedro e Manuel Tavares de Almeida, 17, irmãos  Luiza, 19, respectivamente, montando Toleirão da Broa e Viheste empataram na 5ª colocação com 65,211%. 

Muito trabalho pela frente -
A equipe brasileira em Pan será formada por 4 conjuntos - três serão escolhidos objetivamente e um pode ser convocado subjetivamente. "Na primeira seletiva do ano - reprise São Jorge - em São Paulo, 7 conjuntos garantiram o índice técnico (média igual ou superior a 64%) e agora no Rio de Janeiro nada menos que 15 atingiram essa meta. Isso é muito importante para nós", destaca Coronel Salim Nigri, membro do juri e diretor de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo. "Mas ainda temos que trabalhar e melhor muito para realmente concorrermos de forma competitiva em busca de uma medalha no Pan e a consequente vaga olímpica", acrescenta o experiente dirigente.

O julgamento coube aos juízes aos juízes de nível O (grau máximo) Axel Steiner, dos EUA, e Leif Toernbland, da Dinamarca, e juizes internacionais brasileiros Salim Nigri, Claudia Moreira de Mesquita, Sabine Bilton.