História

Nos Jogos Rio 2016 serão cinco eventos com medalha – dois de simples (masculino e feminino) e três de duplas (masculino, feminino e misto) / Foto: Mark Kolbe/Getty ImagesNos Jogos Rio 2016 serão cinco eventos com medalha – dois de simples (masculino e feminino) e três de duplas (masculino, feminino e misto) / Foto: Mark Kolbe/Getty Images

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - China   
 

                       

       16                         08                        14


 

      2 - Coréia do Sul   

                   

       06                        07                       05


 

       3 - Indonésia

 
                  

       06                       06                       06


  

A história do Badminton 

Desde a Idade Média que na Inglaterra se conhecia um jogo infantil conhecido como Battlepads and Shuttlecocks, em que as crianças usavam uma raquete (Battlepad), semelhante à actual raquete de tênis de mesa, para manter no ar uma peteca(Shuttlecock). Os participantes da brincadeira colaboravam entre si para manter a peteca no ar o maior tempo possível.


A versão competitiva do jogo surgiu na Índia no século XIX, onde era chamado de Poona. Soldados do exército inglês interessaram-se e levaram a novidade para a Inglaterra em 1870.

O nome atual foi adaptado na década de 1860, com origem na Badminton House, a residência campestre do Duque de Beaufort em Gloucestershire na Inglaterra. Os convidados do Duque divertiam-se em bater uma peteca de um lado para o outro, com uma raquete, por cima de uma rede. A partir de então passou a ser conhecido como "o jogo de Badminton". O jogo continuou a ser praticado com as regras trazidas da Índia até 1887, quando um grupo de jogadores decidiu fundar um clube e ajustar as regras de hoje em dia.

 
A modalidade
 
O Badminton fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique, como esporte demonstrativo. Foi preciso mais 20 anos até que o Comitê Olímpico Internacional (COI) concluísse que o esporte deveria fazer parte do programa olímpico e aparecer como competição. Isso aconteceu em 1992, na Olimpíada de Barcelona.
Apesar da rede e da raquete, engana-se quem pensa que o badminton é idêntico ao tênis, só que jogado com uma peteca. As regras e a pontuação são bem
diferentes: no badminton, as partidas são disputadas em melhores de três games, com 21 pontos cada.
 
Nos Jogos Rio 2016 serão cinco eventos com medalha – dois de simples (masculino e feminino) e três de duplas (masculino, feminino e misto). Todas as competições terão uma fase de grupos, seguida por etapas eliminatórias que vão até a final.
 
Os equipamentos utilizados no esporte se transformaram bastante ao longo das décadas. As raquetes, por exemplo, passaram de uma madeira pesada para as profissionais de carbono dos dias de hoje, com pesos entre 70 e 95 gramas. 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook