História

Hóquei na Grama

O jogo foi "criado" pelos ingleses no final do século XIX (embora a tradição seja de origem Pérsia). Por isso o esporte se popularizou nas colônias britânicas, em meados do século XX, mesmo sendo proibido por interferir no treinamento dos arqueiros, responsáveis pela defesa nacional.

Índia e Paquistão foram, até os anos 70 do século passado, as grandes potências do hóquei na grama. Hoje, o esporte é popular nos cinco continentes do mundo e se considerarmos que ele é também um esporte feminino, encontram-se algumas nações que se destacam: Países Baixos, Austrália, Argentina, China e Alemanha.

O hóquei em campo nos Jogos Olímpicos

O hóquei sobre a grama estreou no programa olímpico nos Jogos de 1908 em Londres. A primeira equipe campeã foi a equipe da Inglaterra, que jogou a final contra a Irlanda (na época também parte do Reino Unido). O hóquei ficou de fora nas edições de 1912 em Estocolmo e Paris 1924. O esporte regressou de vez aos jogos olimpicos nos Jogos de 1928 em Amsterdã. Nos quarenta anos seguintes, o torneio olímpico de hóquei sobre a grama foi ganho pela Índia e pelo Paquistão, incluíndo seis medalhas de ouro consecutivas para a equipe indiana.

Nas mulheres, a estréia so aconteceu nas Olimpiadas de 1980, com a vitória do Zimbábue. Os Países Baixos é o país com mais medalhas no torneio olímpico de hóquei sobre a grama no feminino.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook