Veredito final de Alberto Contador sairá apenas em Janeiro de 2012

O ciclista da Saxo Bank, Alberto Contador, está passando pela segunda vez em sua carreira pelo julgamento por causa do Doping / Foto: DivulgaçãoLausanne - Na última quinta-feira, dia 25 de novembro, o julgamento do ciclista Alberto Contador foi encerrado. O Tribunal Arbitral do Esporte anunciou na segunda-feira, dia 28, que o veredito final do caso de doping do espanhol sairá apenas em janeiro de 2012.

O ciclista da Saxo Bank, Alberto Contador, foi julgado pela segunda vez em sua carreira por causa de doping. Em 2006, no Tour de France, Alberto Contador e outros quatro  companheiros da Liberty Seguros, foram pegos no exame antidoping. Todos foram liberados de qualquer suspensão. Na Europa, o caso ganhou repercussão depois que foi deflagrada a Operación Puerto.

A “Operação Puerto”, ocorreu em Maio de 2006 e atingiu principalmente o ciclismo. Nela, foram denunciados Eufemiano Fuentes, o hematologista José Luis Merino Batres e os diretores esportivos Manolo Saiz e Vicente Belda. A polícia espanhola encontrou perto de 200 bolsas de sangue que pertenciam a alguns dos melhores corredores da atualidade como Jan Ullrich , Ivan Basso e Alejandro Valverde.

Em 2010, Alberto Contador venceu o Tour de France, com uma ótima performance. Mas na etapa 17 (Col du Tourmalet), o espanhol foi escolhido para realizar o exame antidoping, onde foi flagrado pela segunda vez. O exame realizado atestou positivo para Clembuterol. O ciclista da Saxo Bank alegou ter ingerido carne contaminada durante a volta francesa, pois a substância normalmente é usada em gados nessa parte da França.

A audiência começou no dia 21 de novembro, em Lausanne, na Suíça. Os juízes designados para o caso foram o presidente do Tribunal, o alemão Ulrich Hass, o israelense, Efraim Barak e o suíço Quentin Byrne-Sutton. Durante as audiências, a Corte Arbitral do Esporte ficou no meio do fogo cruzado com a União Ciclística Internacional (UCI) e a Agência Mundial Antidoping (Wada). De um lado estava o ciclista e do outro a Federação Espanhola de Ciclismo.

Nos quatro dias de julgamento, Contador levou 20 pessoas para testemunhar a seu favor. O próprio ciclista, que luta por sua inocência, não falou muito. A aposta de seus advogados foram as testemunhas. Na segunda-feira, dia 28 de novembro, o Tribunal Arbitral do Esporte anunciou na Suíça, que o veredito final do ciclista da equipe Saxo Bank será divulgado apenas em janeiro de 2012.

O espanhol, de 28 anos, é considerado o melhor ciclista da atualidade. Alberto Contador já venceu três vezes o Tour de France (2007, 2009 e 2010), duas o Giro d’Italia (2008 e 2011) e uma vez a Volta da Espanha (2008).

Se Contador for considerado culpado, além da suspensão que terá que cumprir por tempo indeterminado, ainda perderá o título do Giro d’Italia que conquistou em 2010.


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook