Brasileiros fazem carnaval em praça tradicional da Inglaterra

Sargento Pimenta anima centro de Londres com Carnaval / Foto: Esporte AlternativoSargento Pimenta anima centro de Londres com Carnaval / Foto: Esporte Alternativo

Londres - Os britânicos estão começando a se acostumar com os brasileiros que todos os dias chegam a Londres para acompanhar os Jogos Olímpicos de 2012. Por vários cantos da cidade é comum encontrar gente vestindo verde e amarelo, com bandeiras do Brasil e falando português. Na última terça-feira, dia 24 de Julho, teve até carnaval num dos pontos turísticos mais famosos da terra da rainha. 

Já passava das 10 horas da manhã quando o bloco carnavalesco Sargento Pimenta, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro, chegou a praça principal do Piccadilly Circus, uma espécie de Times Square em Londres. Com caixas, trompete, surdos e tamborim, os brasileiros tocaram músicas dos Beatles no rítmo das tradicionais marchinhas e colocaram gente do mundo todo para dançar. 

O Esporte Alternativo acompanhou a apresentação do início ao fim. A festa, apesar de simples, foi realmente pra inglês nenhum botar defeiro. Além dos anfitriões, que acompanharam tudo de perto, teve argentino e indiano se arriscando no samba. A festa no centro de Londres durou cerca de 1 hora.

Jornalistas de várias partes do mundo acompanharam a batucada brasileira. Uma televisão da Coréia chegou a entrevistar um dos líderes do grupo para saber o motivo da festa.

Sargento Pimenta - O Sargento Pimenta está em Londres a convite do LOCOG (O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos) e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Os brasileiros vieram a Inglaterra para acompanhar e festejar a chegada da tocha olímpica a cidade sede.

Durante a estadia em Londres, os cariocas aproveitaram para ensinar os ingleses a batucar através de oficinas de percussão, liderados pelos “pimentas” Felipe Fernandes, Felipe Reznik, Leandro Donner e Mateus Xavier. O projeto de intercâmbio artístico faz parte de um acordo de transferência de conhecimento entre Londres e Rio de Janeiro, sede das olimpíadas de 2016.

Desde a visita da produção e artistas a Londres no início de junho, a participação carioca nos festejos das Olimpíadas se tornou cada vez mais relevante. Uma agenda de shows foi montada e os brasileiros devem tocar até mesmo dentro do Parque Olímpico.

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook