Poliana Okimoto passa bem após hipotermia na maratona aquática

Milhares acompanham a maratona aquática no Hyde Park / Foto: Humberto Deveza / EAMilhares acompanham a maratona aquática no Hyde Park / Foto: Humberto Deveza / EA

Londres - Há alguns dias, Poliana Okimoto, única brasileira dentre as 25 nadadoras que disputariam a maratona aquática em Londres, disse em entrevista que estava torcendo para que nesta quinta-feira a água do lago no Hyde Park, onde a prova ocorreu, estivesse com boa temperatura. Para isso, era preciso que o dia tivesse sol raiando forte. E teve. Londres teve máximas de 28 graus e na hora da prova o sol chegava até a incomodar quem estava nas arquibancadas montadas em frente à linha de chegada da maratona.

A água do largo Serpertine, no Hyde Park, estava em 19 graus celsius no momento da prova. Outra preocupação da brasileira, os patos que habitam o lago, também estavam presentes. Mas não se aproximaram das nadadoras.

Mas a temperatura da água foi baixa o suficiente para causar hipotermina e queda de pressão na brasileira, seguido de um desmaio que a obrigou a abandonar na quarta volta, com quase uma hora e 20 minutos de prova. Ela precisou ser retirada da água pela equipe de socorristas e foi levada em cadeira de rodas ao ambulatório montado no local. Após isso Poliana se recuperou e voltou para o hotel para descansar, sem falar com jornalistas.

A prova em si se tornou bastante emocionante na volta final, nos últimos metros, quando a americana Haley Anderson, que se mantinha em primeiro lugar há um bom tempo, viu a húngara Eva Risztov se aproximar com braçadas fortes. O resultado do esforço deu a Riszotv uma vitória por apenas quatro centésimos, o que é raro em uma prova tão longa quanto a maratona, de 10 km.

O público, claro, foi ao delírio com tamanha concorrência no finalzinho. Além das centenas de pessoas nas arquibancadas montadas em frente à linha de partida e de chegada, outras milhares, sem ingressos, foram ao Hyde Park acompanhar a prova. Muitas famílias aproveitaram o dia de sol para fazer pique-niques e ao mesmo tempo assistir a um evento olímpico.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook