COB anuncia últimos seis atletas que participarão do Projeto Vivência Olímpica

Comitê levará 16 jovens atletas a Londres 2012 / Foto: DivulgaçãoComitê levará 16 jovens atletas a Londres 2012 / Foto: Divulgação

São PauloO Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu os últimos seis atletas dos 16 que participarão do Projeto Vivência Olímpica. Thiago Braz (atletismo), Bruno Matheus (triatlo), Jéssica Reis (atletismo), Arthur Mendes Júnior (natação), Lais Nunes (lutas) e Bernardo Souza (tiro com arco) irão para Londres durante os Jogos Olímpicos 2012, mesmo sem estarem classificados para as disputas. 

O objetivo do COB é antecipar a experiência olímpica destes jovens atletas, quebrando o gelo para 2016. "Queremos que eles vivenciem uma estreia olímpica quatro anos antes dos Jogos do Rio, ainda sem pressão por resultados. Assim, eles terão mais vontade de ir aos Jogos, com mais conhecimento do que significa uma participação no maior evento esportivo do mundo", explicou Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do COB. “Fiquei muito emocionada com o convite do COB para fazer parte desse grupo e ter a oportunidade de ganhar essa experiência. É algo que me acrescentará muito como atleta”, comentou Lais Nunes, da luta olímpica, que está em Madrid para a disputa do GP da Espanha de luta. “Para o meu esporte será muito importante, até para aumentar a divulgação no Brasil. Tenho grandes expectativas em relação ao meu primeiro contato com os Jogos Olímpicos. Vou acompanhar a lutadora brasileira Joice Silva e absorver tudo o que for possível”, disse a atleta. Depois do GP de Madrid, Lais cumpre um período de treinamento ainda na Espanha antes de seguir para a França para mais 20 dias de treino com as equipes francesa e americana.

Os seis nomes divulgados nesta sexta-feira se juntam a outros dez, anunciados em junho: Alessandra Marchioro (natação), Felipe Wu (tiro), Flávia Gomes (judô), Hugo Calderano (tênis de mesa), Isaquias Queiros (canoagem), Andressa Mendes (saltos ornamentais), Martine Grael (vela), Rebeca Andrade (ginástica artística), Thiago Monteiro (tênis) e Vitor Gonçalves (vôlei de praia).

Para selecionar os atletas, o COB, em conjunto com as Confederações Brasileiras Olímpicas, identificou jovens com histórico de resultados nas categorias de base, em alguns casos já na categoria adulta, e com potencial de evolução até os Jogos Olímpicos Rio 2016. O projeto é voltado apenas para atletas de modalidades individuais ou em dupla. O desempenho dos atletas nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, campeonatos e ranking mundiais foram os principais critérios de escolha.

Em Londres, os atletas serão divididos em três grupos. A rotina deles incluirá treinamento, quando possível, ou acompanhamento dos treinos de sua modalidade, assistir às competições de sua modalidade, conhecer a Vila Olímpica, visitar a Casa Brasil, entrar em contato com a imprensa. Enfim, tudo o que possa ser antecipado em termos de vivência em uma edição de Jogos Olímpicos. Atletas de judô e vôlei de praia, por exemplo, podem ser utilizados como sparrings - estes ficarão mais tempo. Todos ficarão alojados no Centro Esportivo Crystal Palace, base exclusiva de treinamento do Time Brasil antes e durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012. O projeto será liderado por Soraya Carvalho, ginasta olímpica em Atlanta 1996, com experiência em formação e qualificação no esporte. Atualmente, Soraya é gestora de cursos e programas do Instituto Olímpico Brasileiro. Soraya também integrou a Missão Brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010.

O Projeto Vivência Olímpica é uma ação do Programa Geração Rio16, que está sendo desenvolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro tendo como meta os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Confira os perfis dos atletas do projeto Vivência Olímpica anunciados nesta sexta:

Arthur Mendes Filho (natação)
Local de nascimento: Cáceres (MT)
Data de nascimento: 07/09/1993

Principais resultados:
- Medalha de bronze nos 200m borboleta no Campeonato Brasileiro Absoluto 2012 – Troféu Maria Lenk.
- Medalha de bronze nos 100m borboleta no Campeonato Mundial Junior 2011, em Lima, Peru
- Medalha de prata nos 100m borboleta no Torneio Multinations 2010
- Medalha de ouro nos 100m e 200m borboleta no Torneio Multinations 2009

Perfil: O pai, seu grande incentivador, foi quem o colocou numa escolhinha com apenas seis anos para aprender a nadar na praia com segurança. Começou a ser observado mais de perto quando venceu em 2009 provas dos Torneios Multinations, competições europeias para jovens. Em 2011, foi o único sul-americano a ganhar medalha no Mundial Júnior. Arthur já esteve no Parque Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres, em fevereiro deste ano, no Campeonato Britânico. O evento também foi o teste para as instalações e o nadador brasileiro melhorou todas as suas marcas. Embora esteja com os olhos voltados para os Jogos do Rio 2016, motivado com a participação no Evento Teste ele se aproximou muito do índice olímpico dos 100m borboleta, sua principal prova. A marca estipulada era 52s33 e Arthur marcou 53s13 na Tentativa Olímpica, em maio.

Bernardo Oliveira (tiro com arco)
Local de nascimento: Brasília (DF)
Data de nascimento: 08/06/1993

Principais resultados:
- Seis medalhas, sendo quatro de ouro, nos Jogos Sul-americanos Medellín 2010
- Medalha de prata no Campeonato Pan-americano juvenil, em Guadalajara (MEX), em 2010
- Medalha de prata no Pré-olímpico, em Medellín, em 2012

Perfil: Convidado por um amigo para participar de uma prova de tiro com arco pela primeira vez em 2005, Bernardo começou na modalidade por diversão. Cinco anos depois estaria entre os melhores da modalidade no continente. Aos 17 anos foi o grande destaque do tiro com arco na vitoriosa participação nos Jogos Sul-americanos Medellín 2010. Na Colômbia, conquistou medalhas douradas nas provas de Recurvo 30m, onde estabeleceu o recorde da competição (351 pontos), 50m, 90m, e no Round FITA.  Seu desempenho nesta competição, quando conquistou seis medalhas, lhe rendeu o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta brasileiro da modalidade naquele ano. No Pré-olímpico para Londres 2012, também em Medellín, a medalha de prata de Bernardo garantiu vaga para o Brasil nos Jogos Olímpicos.

Bruno Matheus (triatlo)
Data de nascimento: 15/05/1986
Local de nascimento: Santos (SP)

Principais resultados:
- Medalha de prata nos Jogos Mundiais Militares, em 2011
- Vice campeão pan-americano sub-23, em 2009

Perfil: Logo aos 4 anos, por incentivo dos pais, Bruno já treinava natação. Daí para o biatlo não demorou muito. Aos 8 anos já estava competindo na nova modalidade. Aos 14, partiu para o triatlo e, em 2005, iniciou sua carreira profissional. Recuperou-se de uma lesão no ano passado para integrar a delegação brasileira nos Jogos Mundiais Militares 2011, no Rio de Janeiro, como oficial do Exército. Bruno é reserva da equipe olímpica adulta e realizará a aclimatação em Portugal, junto com os atletas classificados para Londres 2012.

Jéssica Carolina Reis (atletismo)
Data de nascimento: 17 de março de 1993
Local de nascimento: São Bernardo do Campo (SP)

Principais resultados:
- Recordista sul-americana Sub-19 do salto em distância (6m58)
- Medalha de prata no Troféu Brasil 2012
- Medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano Juvenil 2011, em Miramar (EUA)

Perfil: Inspirada pela trajetória da campeã olímpica Maurren Maggi, Jéssica surge como uma das mais promissoras atletas da nova geração do atletismo nacional. Em Maringá, em junho de 2012, no Campeonato Brasileiro Juvenil, com um salto de 6m58, Jéssica superou o índice de qualificação para o Mundial de Juvenis pela sexta vez na temporada. Ainda estabeleceu novo recorde sul-americano do salto em distância na categoria até 19 anos e assumiu a liderança do Ranking Mundial da temporada. Ela será um dos destaques do evento, que começará no dia 15 de julho, em Barcelona, na Espanha. Em maio deste ano, completou o pódio dos GPs de Belém e São Paulo, ao lado de Keila Costa e Maurren, duas de suas maiores fontes de inspiração no esporte. Jéssica começou no esporte como velocista até descobrir a aptidão para o salto. Disputou os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010 na prova dos 100m, onde chegou à final.

Lais Nunes Oliveira (lutas)
Data de nascimento: 03/11/1992
Local de Nascimento: Bairro Alto (GO)

Principais resultados:
- Tricampeã Pan-americana Júnior
- Medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano Sênior 2012, em Colorado Springs (EUA)
- Vice-campeã brasileira Sênior, em 2012

Perfil: Praticante da modalidade desde 2006, atualmente treina em Osasco (SP) e compete na categoria até 59kg. Antes de chegar a São Paulo, a atleta goiana também morou em Brasília e no Rio. Em 2009, ganhou o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta do ano na modalidade. Ser a única brasileira tricampeã pan-americana e a melhor atleta das Américas em 2009 são os maiores destaques de sua carreira até agora. Para 2012, seu grande objetivo é a medalha no Mundial Júnior, em setembro, na Tailândia. Cursa Administração de Empresas.

Thiago Braz (atletismo)
Data de nascimento: 16/12/1993
Local de nascimento: Marília (SP)

Principais resultados:
- Medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010
- Medalha de ouro no Campeonato Pan-americano Juvenil 2011, em Miramar (EUA)

Perfil: Thiago começou no atletismo aos 13 anos, por influência do tio, atleta de decatlo.  Aos 16 anos, já conquistou a medalha de prata no salto com vara dos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, atingindo a marca de  5,05m, até então a melhor de sua carreira. Hoje, já alcança 5,35m, recorde brasileiro juvenil. Disputará o Mundial Juvenil de 10 a 15 de julho em Barcelona. Treina com Elson Miranda, técnico da campeã mundial Fabiana Murer, que passou a acompanhar a carreira do atleta após um pedido via e-mail de Thiago. Também participa de treinos no exterior dirigidos pelo conceituado treinador ucraniano Vitali Petrov, que lapidou as maiores lendas da modalidade: Sergei Bubka e Ielena Isibaieva. O maior momento de sua carreira foi receber a medalha olímpica da juventude das mãos de Sergey Bubka.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook