Brasil define seleção feminina para os Jogos Olímpicos

Meninas treinam para Londres / Foto: Cinara Piccolo / Photo&GrafiaSão PauloA seleção brasileira feminina olímpica de Handebol está definida para os Jogos Olímpico Londres 2012. A equipe finalizou nesta sexta-feira a última fase de treinamentos e amistosos no Brasil. Depois disso, foram anunciados pelo técnico Morten Soubak os 14 nomes que disputarão a competição. Até agora, o grupo contava com 18 jogadoras. A seleção estava em São Luís (MA) para dois dos três amistosos que realizou contra Cuba e agora será dispensada até o dia 11 de julho quando volta a se reunir para a aclimatação.

"Definir o grupo é a coisa mais difícil que pode haver para um técnico. Ainda mais que para as competições da Federação Internacional é permitido levar 16 jogadoras, mas para os Jogos Olímpicos só podemos ir com 14. Já sabíamos disso desde o ano passado e, por isso, também optamos por jogar os amistosos que fizemos com 14 atletas relacionadas para cada partida, fazendo um rodízio entre as convocadas", disse o técnico.

A equipe será composta quase que 100% pelas mesmas jogadoras que disputaram o Campeonato Mundial em dezembro, em São Paulo, quando o Brasil ficou em quinto lugar. A única substituição foi a saída da goleira Bárbara Arenhart e a entrada de Mayssa Pessoa, que teve um ótimo desempenho nas fases de preparação e foi escolhida como uma das três melhores goleiras do Campeonato Francês, onde atua. "A escolha foi muito difícil. Estou bem contente com o trabalho que temos feito. Os amistosos contra Cuba foram muito bons. Estou feliz com o trabalho na parte física trabalhada esses dias, que era o nosso foco, e com a nossa defesa que cresceu, principalmente hoje", completou Morten.

O treinador ainda levará mais duas jogadoras que não ficarão junto com o grupo e podem ser chamadas em caso de uma substituição por conta de lesão. São elas a armadora esquerda Jaqueline Anastacio e a ponta esquerda Dayane da Rocha.

A pivô e capitã da seleção Fabiana Diniz, a Dara, avaliou o desempenho e a expectativa do grupo para Londres. "Vamos em busca de uma medalha. Estamos trabalhando muito duro e vamos para Londres com toda a expectativa e com toda a vontade de fazer uma boa Olimpíada e conseguir um bom resultado para o Brasil."

A partir de amanhã, o grupo está dispensado e só voltará a se reunir no dia 11 de julho quando embarca para a Europa onde fará a aclimatação. A primeira parada será a Alemanha e depois a Holanda. Nos dois países as brasileiras farão treinamentos e amistosos com as seleções locais. No dia 23, elas viajam para a capital inglesa.

O placar do último confronto contra as cubanas terminou com vitória brasileira por 33 a 24 (17 a 11 no primeiro tempo). Com muita energia, o Brasil iniciou a partida em São Luís. Cuba ainda conseguiu alguns bons contra-ataques no primeiro tempo, mas as brasileiras conseguiram liderar e ampliar a diferença no placar que terminou 17 a 11 na primeira parte. No retorno à quadra, a equipe brasileira manteve o ritmo. Alguns erros em determinados momentos para os dois lados não alteraram o rumo da partida que terminou com nove gols de vantagem para o Brasil.


Convocadas


Goleiras:

Chana Franciela Masson - CHANA
Mayssa Pessoa - MAYSSA


Armadoras-direita

Deonise Fachinelo Cavaleiro - DEONISE
Francine Camila Gomes de Moraes - FRAN
Silvia Helena Araújo Pinheiro - SILVIA


Armadoras-esquerda:

Eduarda Amorim - DUDA


Centrais:

Ana Paula Rodrigues - ANA PAULA
Mayara Fier de Moura - MAYARA


Pontas-direita:

Alexandra Priscila Nascimento - ALÊ
Jéssica da Silva Quintino - JÉSSICA


Pontas-esquerda:

Fernanda França da Silva - FÊ
Samira Pereira da Silva Rocha - SAMIRA


Pivôs:

Daniela de Oliveira Piedade - DANI PIEDADE
Fabiana Carvalho C. Diniz - DARA

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook