Correr, correr e correr. A história de Luciano Prado dos Santos, o corredor em esteira

Correr em uma esteira por diversas horas ininterruptas. Essa foi a rotina do ultramaratonista Luciano Prado dos Santos durante a Brazil Sports Show / Foto: Esporte AlternativoSão Paulo - Correr em uma esteira por diversas horas ininterruptas. Essa foi a rotina do ultramaratonista Luciano Prado dos Santos durante a Brazil Sports Show, encerrada no último domingo, dia 14 de Agosto, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Dentro do stand da Adidas, o atleta, que já correu 249,6 km em 24 horas no equipamento, permaneceu em ação durante todo o período de abertura do evento - na quinta e sexta-feira, das 14h às 22h, e sábado e domingo, das 10h às 22h. Sua resistência impressionou os visitantes de todas as idades.

Antes de correr em esteiras, Luciano iniciou sua carreira em 1990 participando de ultramaratonas pelo Brasil e pelo mundo, com vitórias em corridas em lugares como São Paulo, EUA e França. A idéia para trocar as ruas pela esteira surgiu por acaso, com um convite em 2003.

"A Movement, uma marca brasileira de equipamentos de ginástica, soube que eu fazia ultramaratonas de 24 horas e me chamou para testar um equipamento em uma feira. Eu tinha de correr oito horas, sendo que nunca havia corrido mais do que uma hora em uma esteira. Fui lá e fiz 107 km em oito horas", disse Luciano, com muita simplicidade.

Animado com o desempenho em um terço de horas que costumava correr em ultramaratonas, o atleta decidiu propor o desafio de bater o recorde de distância percorrida em 24 horas em esteira. "Eu vi que o recorde era de 245,5 km. Eu pedi para o pessoal da marca uma esteira para bater o recorde. E eu quebrei o recorde fazendo 249,6 km em novembro de 2004", contou.

Luciano poderia ter superado a própria marca nos últimos quatro anos, mas problemas sempre atrapalharam o atleta em cada uma de suas quatro tentativas. Em três delas, a falta de climatização frustrou seus planos. Na última, um problema no tornozelo fez o atleta desistir após 13 horas. Depois de operar a lesão, o ultramaratonista garante que está preparado para superar o recorde, o que deve acontecer entre o fim desse ano e o começo de 2012. "Estou 100% para superar a minha marca", avisou.

Para correr durante todo o período do Brazil Sports Show, Luciano fez uma dieta à base de muito carboidrato, com mingau de aveia, macarrão, banana, pão e bolacha, comendo a cada três horas. Bebeu apenas isotônico, para não ter de ir muito ao banheiro - o único tipo de interrupção que ele se permite. No primeiro dia do salão, o atleta percorreu 70 km em sete horas e meia.

Depois de oito anos fazendo grandes percursos em esteira, Luciano tomou gosto pelo aparelho e disse que prefere correr no equipamento do que na rua. "No ambiente fechado, não tenho problemas de temperatura. Quando você corre na rua, em alguns momentos, a queda da temperatura é muito brusca, como por exemplo no pôr do sol. A hidratação também é melhor. Sou muito mais a esteira agora", concluiu.

Em breve, aqui no Esporte Alternativo, você vai acompanhar um vídeo com a entrevista de Luciano Prado dos Santos. Ele concedeu a entrevista enquanto corria na esteira durante a Brazil Sports Show.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook