Corrida da Ponte: Vitótia de mãos dadas de Damião e Giovani

Giovani dos Santos e Damião de Souza, depois de percorrerem os quase 21,4 quilômetros disputando passo a passo a liderança, deram as mãos e cruzaram a linha de chegada juntos, com o tempo de 1 hora 06 minutos e 10 segundos / Foto: Bruno Lima/FotocomRio de Janeiro - Num dia histórico para as provas de rua no Brasil, mais de sete mil atletas participaram neste domingo (17/4) da Corrida da Ponte, que voltou a ser disputada após 25 anos. Para o cenário ficar ainda mais bonito, Giovani dos Santos e Damião de Souza, depois de percorrerem os quase 21,4 quilômetros disputando passo a passo a liderança, deram as mãos e cruzaram a linha de chegada juntos, com o tempo de 1 hora 06 minutos e 10 segundos, deixando o queniano Kipkemei Mutai em terceiro.

No feminino a vitória também foi brasileira, com Marily dos Santos cruzando em primeiro, no tempo de 1h19m04, superando as quenianas Jakline Juma Sakilu, segunda com 1h20m33, e Ednah Muicwana, terc eira com 1h21m28,

Grandes amigos, Giovani e Damião integram a equipe Pé de Vento e treinam juntos na Região Serrana do Rio, Após a prova, o gesto de amizade foi recompensado pelos organizadores, que decidiram aumentar a premiação, para premiar os dois corredores com o valor integral relativo ao primeiro lugar (R$ 10 mil). Apesar de amigos e treinarem juntos, os dois também tem uma rivalidade forte, como ficou provado na Corrida de São Sebastião, em Janeiro. Nas três últimas edições, Damião venceu em 2009 e 2011, com Giovani em segundo, mas em 2010 o resultado foi invertido.

Até o décimo-terceiro quilômetro, os brasileiros ainda foram acompanhados pelo queniano, mas neste ponto da prova eles apertaram a passada e conseguiram abrir. "Treinamos sempre juntos, trabalhamos forte para esta prova e, quando estávamos quase chegando, um olhou para o outro e resolvemos dar as mãos, sem termos combinado nada", explicou Giovani. "É sensacional a Corrida da Ponte estar de volta ao circuito de provas de rua. Isto é muito gratificante. Estamos acostumados com este calor e isso nos ajudou", disse Damião.

Já Marily dos Santos assumiu a liderança logo no sétimo quilômetro, e vibrou muito ao cruzar a linha de chegada em primeiro. "Estou feliz por esta conquista, consegui manter um ritmo forte e controlei bem minhas adversárias, disse Marily

 A prova foi um grande sucesso e a Spiridon e a Dream Factory Sports, organizadoras da Corrida da Ponte, já estão pensando em 2012. "Fizemos uma prova histórica. Um sucesso. Ver a alegria e a felicidade no rosto dos corredores nos dá um prazer indescritível. Porém, não foi uma prova fácil de organizar, apesar da expertise em entretenimento e eventos esportivos da empresas organizadoras. Sabemos que temos vários pontos a melhorar para o ano que vem", disse Carlos Sampaio, da Spiridon.

 "Os objetivos foram altamente alcançados. Foi um desafio enorme colocar o evento de pé. Um evento que envolvia dois municípios e ainda a CCR Ponte. Estamos todos de parabéns, todos aprenderam muito com esta primeira experiência e já vamos nos reunir para pensar como melhorar em 2012", disse Duda Magalhães, diretor da Dream Factory.

 Com a medalha no peito e feliz por ter completado a prova, Andrea Longhi, gerente de marketing da Asics, uma das patrocinadoras da prova, ainda estava emocionada: "Impecável, histórica. Difícil, dura!

Márcio Roberto Moraes Silva, presidente da CCR Ponte, também ficou satisfeito com o resultado. Ele fez questão de elogiar a logística montada pela Spiridon e pela Dream Factory, que conseguiram liberar o trânsito às 11h, uma hora antes do previsto. Porém, todos sabem que a operação ainda pode ser melhorada, principalmente para diminuir o impacto no trânsito em Niterói.

"Nunca desde que começou a concessão teve um evento deste tipo. Nossa grande preocupação este ano foi o corredor. Não podíamos correr o risco de um acidente. Tivemos de ser conservadores e dar total segurança. Com esta experiência, já temos um parâmetro para pensar na próxima", disse o presidente da CCR Ponte.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook