Especialistas dão dicas para os atletas da Meia Maratona do Rio

José Rubens (esq.) alterta : treinos puxados na véspera são perigosos / Foto: DivulgaçãoRio de Janeiro - Quem vai participar da Meia Maratona do Rio de Janeiro - pela orla carioca - precisa tomar alguns cuidados. Especialistas em fisiologia do esporte e preparação física e o diretor médico da prova apresentam uma série de dicas e fazem recomendações para os atletas completarem bem o percurso.

Marcada para a manhã deste domingo, dia 21 de Agosto, a Meia do Rio tem largada na praia de São Conrado e a chegada no Aterro do Flamengo. O primeiro grupo a largar são os cadeirantes às 8h30, seguidsos da Elite Feminina, às 8h35; às 8h58 saem a Elite Masculina e os demais competidores para os 21.097m de percurso.

O fisiologista José Rubens D’Elia, comentarista da TV Globo e autor do blog ‘Fôlego’, recomenda aos atletas evitarem treinos longos a duas semanas da prova. Caso contrário, argumenta que eles correm o risco de sofrer algum tipo de lesão ou comprometer a musculatura das pernas:

"Às vezes, abortar um treino é uma medida salutar. O atleta profissional sabe descansar; o amador fica empolgado; resolve seguir à risca a planilha de treinos e pode sofrer uma contusão e ficar fora da prova", justifica o fisiologista. Outra dica importante: treinar beber bastante água para acostumar o corpo a se hidratar. "Se você não toma água com frequência, o corpo não vai processar a hidratação da melhor maneira e fatalmente vai sofrer com a dor de lado", conclui.

O treinador da Assessoria Esportiva Pro Ribeiro, Marcos Dantas, diz que quem nunca participou de uma Meia Maratona deve procurar auxílio de um treinador ou preparador físico. Apenas aumentar a carga de treino pode ser um erro:

"O que você tinha de treinar já foi treinado. Nada que possa fazer com relação ao aumento da carga de treinos representará melhora em seu desempenho. A única coisa que você realmente pode ganhar com exageros perto da prova é uma lesão", explica.

Recomendações diretor médico da prova - O diretor médico da competição, Luís Antonio Ferreira da Silva, Livre-Docente em Medicina pela Universidade Gama Filho e especialista em Medicina Esportiva pela UFRJ, faz diversas recomendações:

"O atleta dever escolher um ritmo de corrida que lhe pareça o mais confortável possível. Se sentir cansaço ou dores musculares, deve diminuir o ritmo, optar pela caminhada e procurar recuperar o seu ritmo respiratório".

Dicas médicas -
1- O atleta iniciante deve fazer o exercício relaxando sempre os ombros, o pescoço e os braços. As mãos devem estar abertas e soltas. Inspire pelo nariz e expire pela boca, procurando ritmar esse procedimento.

2- Use roupas leves para permitir a transpiração natural. Leve um boné. No Rio, o sol costuma castigar os atletas, sobretudo aqueles que demandam mais tempo na prova.

3- Toda a vez que passar por um posto de água, apanhe o copinho para molhar a cabeça, rosto e costas, e beba devagar e sem alterar muito o ritmo de sua respiração.

4- A prudência é obrigatória. O atleta estreante deve observar muito a sua sensação de cansaço, dor de cabeça, dor na nuca e ou dores musculares intensas, com ou sem câimbras, para optar logo pela caminhada.

5- Se você já vem se exercitando, com caminhada ou mesmo com corrida, seja na rua ou na academia, o mais aconselhável é percorrer a metade do percurso (10km) de modo confortável, se observando durante o exercício e ingerindo líquidos.

6- Não estréie um tênis. No dia da prova, o calçado deve estar "amaciado" para não lhe causar bolas, escoriações, apertos nos dedos dos pés, etc.

7- Evite alimentos que produzam muito gás, bem como refrigerantes. O café, por exemplo, é um hipertensor (através da cafeína). Procure tomar sopas de legumes na noite anterior, evite comidas pesadas antes de dormir.

8- A ingestão de carboidratos antes da prova só deve ser indicada quando o indivíduo já está exibindo um condicionamento físico adequado ao seu biotipo e seus sinais vitais estão equilibrados (pressão arterial, pulso, temperatura corporal, gordura percentual e circunferências biométricas adequadas).

Inscrições seguem abertas - As inscrições seguem abertas, custam R$ 75,00 e devem ser feitas até o dia 17 agosto através do site:www.meiamaratonadoriodejaneiro.com.br

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook