Atletas tentarão vaga olímpica no Maria Lenk

Thiago Pereira também nadará o Maria Lenk / Foto: DivulgaçãoRio de Janeiro - Em 10 dias começa o Campeonato Brasileiro Absoluto - Troféu Maria Lenk de Natação, de 23 a 28 de abril, no Parque Aquático que leva o mesmo nome do Troféu. Esta será a oportunidade mais importante para os que querem garantir um lugar no time brasileiro de natação que competirá nos Jogos Olímpicos de Londres. A contagem regressiva e a ansiedade para a competição brasileira mais aguardada se justificam pelo alto nível técnico dos competidores e pela expectativa de tempos expressivos.

A Confederação realizará uma última seletiva, de 9 a 12 de maio, também no Parque Aquático palco do Pan Rio 2007. No entanto, esta oportunidade será apenas para as provas individuais que não tiverem suas duas vagas fechadas no Troféu Maria Lenk.

Pelo que foi explicado acima e também pela presença de vários atletas estrangeiros, o Troféu Maria Lenk de 2012 tem tudo para produzir momentos de muita adrenalina. A participação de nadadores de outros países não é uma novidade nas principais competições brasileiras. Muitos são convidados pelos clubes para auxiliar na luta por mais pontos na disputa dos troféus, mas vários também buscam participar dos eventos no país por conta do bom nível técnico e, este ano, em busca de estímulo para também atingir índices e disputar os Jogos de Londres por seus países.

Este ano o Esporte Clube Pinheiros trará Frederick Bousquet e Laure Manaudou. Um casal de talentosos nadadores franceses, medalhistas olímpicos e mundiais que são celebridades esportivas na França. Bousquet, companheiro de treinos de Cesar Cielo nos Estados Unidos, esteve nos degraus de bronze ou prata em vários pódios que tiveram o principal nadador brasileiro no lugar mais alto. Manaudou ganhou uma medalha de cada cor nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Ela foi ouro nos 400m livre, prata nos 800m livre e bronze nos 100m costas.

O Corinthians também trará nomes de peso no mundo das piscinas. As dinamarquesas Jeanette Ottensen e Lotte Friis são os opostos. A velocista Jeanette foi campeã dos 100m livre do Mundial de Xangai, em julho do ano passado. A fundista Lotte foi ouro nos Mundiais de Xangai 2011 e Roma 2009 nos 800m e 1500m livre e também levou a medalha de bronze olímpica dos 800m livre em Pequim 2008.

Além de contar com um time de astros da grandeza de Cesar Cielo, Leonardo de Deus, Joanna Maranhão, entre outros, o Flamengo mais uma vez traz a espanhola Miréia García Belmonte, campeã mundial em piscina curta nos 200m borboleta, 200m e 400m medley.

A colombiana Carolina Henao, campeã sul-americana dos 100m e 200m costas este ano virá pelo Minas Tênis Clube, que trará também o americano Charles Houchin, campeão pan-americano em Guadalajara nos 400m livre.

A argentina Cecília Biagioli, campeã pan-americana dos 10 quilômetros de maratonas aquáticas e representante da Argentina nas maratonas aquáticas em Londres, competirá pela Unisanta, que inscreveu outra argentina, Julia Sebastian, campeã sul-americana dos 200m peito em Belém, onde foi também medalha de prata nos 100m peito, e bronze nos 50m peito.

O Fluminense trará o campeão dos 200m peito no Sul-Americano de Belém, o colombiano Jorge Valdés, que também faturou a prata nos 50m peito e o bronze nos 100m do mesmo estilo, na competição.

A competição no Parque Aquático Maria Lenk traz de volta às finais disputadas à noite no país. As eliminatórias acontecerão a partir das 9h30 e às finais começam às 19h00, com entrada franca.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook