Glauber Silva garante vaga em Londres 2012

Glauber Silva saiu forte, virou os 50m em 24s30 e bateu na placa de chegada em 52s24/ Foto: Satiro Sodré / AGIFRio de Janeiro - Glauber Silva saiu forte, virou os 50m em 24s30 e bateu na placa de chegada em 52s24. Na penúltima etapa da Tentativa Olímpica de Natação, na manhã deste sábado, 12/05, no Parque Aquático Maria Lenk o nadador do Minas Tênis Clube fez abaixo dos 52s33 do índice e colocou seu nome na lista dos nadadores brasileiros dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Ele agora ocupa a segunda vaga da prova com Kaio Márcio Almeida, que fez 52s11 na final do Troféu Maria Lenk de 2011. A última etapa, a partir das 17 horas deste sábado confirmará ou não esse posto. Gabriel Mangabeira, do Pinheiros, fez 52s42 no Troféu Maria Lenk deste ano e 53s13 na Tentativa. Arthur Mendes Filho, do Corinthians, de 19 anos, medalha de bronze no Mundial Júnior 2011 nesta prova empatou com Mangabeira na Tentativa, 53s13.

Todo atleta de alto nível tem a palavra superação na ponta da língua, mas Glauber Silva é um dos exemplos mais marcantes de determinação. Com o pai, José Cirilo, no CTI recém saído de um acidente vascular cerebral e sem poder se comunicar, ele dedicou o feito ao pai e não pode deixar de se emocionar ao falar assim que saiu da piscina com a irmã, que está em Brasília.

"Depois de duas semanas a tensão estava bem maior. Eu bati na trave aqui no Maria Lenk. Ganhei a prova, mas ficou aquele gostinho de 13 centésimos. Estou muito feliz. Dedico isso aqui ao meu pai. A gente tá sofrendo com isso, mas ele é meu ídolo, foi ele quem me incentivou a estar aqui e dedico isso tudo a ele. Estou aqui com meu técnico, minha filha também mora aqui (Manuela, que fez um ano na semana passada). Foi uma batalha. Meu pai teve um AVC uma semana antes do Maria Lenk (Troféu Maria Lenk). Pra estar aqui foi uma luta. Dedico essa vaga pra ele. Agora tirei um peso, mas ainda não acabou. Tem a etapa da tarde, mas vou tentar baixar e garantir a vaga", contou.

Não é a primeira vez que Glauber supera uma dor emocional para galgar lugares mais altos na natação. Em 2010, perdeu a mãe que sofria de diabetes três semanas depois do Troféu José Finkel, onde conquistou o índice para o Mundial em Piscina Curta de Dubai. Natural de Brasília, ele ficou no Rio de Janeiro acompanhando a mãe e praticamente um mês sem treinar. Ele classifica o Mundial de Dubai, no qual foi finalista nos 50m borboleta terminando em oitavo lugar, como uma competição da qual tirou lições e a mais importante da sua vida até agora.

"Estar numa competição grande, com a seleção absoluta, sem treinar direito e superar aquela dor que eu estava carregando foi uma grande lição e está servindo como motivação pra mim", revelou.

Na disputa de 100m livre, Tatiana Lemos fez 56s21, mas precisava de 54s57. Entre os homens, o melhor desempenho foi de João de Lucca, 49s78. Fabíola Molina, do Minas Tênis, marcou 59s68 e tem que tirar menos de um segundo pra chegar nos 58s70 dos 100m borboleta. Nos 200m costas, Leonardo Fim fez 2m03s19 e se afastou dos 1m58s48 do índice. Todos terão nova oportunidade a partir das 17 horas deste sábado, 12/05.

CBDA anuncia seleção olímpica - A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos anunciará oficialmente a seleção que disputará os Jogos Olímpicos de Londres no próximo dia 18/05, às 11 horas, no Centro Cultural dos Correios. Na ocasião, o presidente Coaracy Nunes Filho, o supervisor técnico, Ricardo de Moura, os técnicos Arilson Silva e Alberto Silva falarão sobre todo o período de preparação, as competições que servirão para avaliar os atletas até os Jogos, darão detalhes importantes e tirarão as dúvidas sobre o time de nadadores.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook