Principais técnicos de remo do mundo participam de congresso no Rio

Congresso discute rumos da modalidade / Foto: DivulgaçãoCongresso discute rumos da modalidade / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - O Brasil recebe esta semana, entre quinta-feira (06.11) e domingo (9), alguns dos principais técnicos de remo do mundo para debater métodos de preparação e treinamento da modalidade, no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro. Evento inédito no país, o Congresso Mundial de Técnicos de Remo permitirá o primeiro contato dos treinadores estrangeiros com o local das provas do Campeonato Mundial Junior, em 2015, e dos Jogos Olímpicos, no ano seguinte.
 
Entre os participantes está o neozelandês Gary Hay, eleito o destaque do ano em que seu país conquistou a Copa do Mundo e dominou o quadro de medalhas nos mundiais Sênior e Sub-23. A programação inclui um painel com seis proeminentes treinadores de guarnições femininas, que vão analisar “O que faz um bem-sucedido técnico de mulheres – o mito e a realidade”, e um workshop sobre como extrair e analisar os dados de GPS disponibilizados nas competições organizadas pela Federação Internacional de Remo (FISA).
 
O acadêmico canadense Joseph Baker fará uma palestra sobre “Identificação e desenvolvimento de talentos”, e seu conterrâneo Chuck McDiarmid apresentará aspectos práticos desse trabalho. Os brasileiros Guilherme Soares e Roberto Nahum falarão sobre treinamento e classificação de para-remadores, enquanto Mike Spracklen, atual técnico da Rússia, e Trent Lawton, especialista em força e condicionamento, abordarão diferentes visões sobre treinamento de barcos.
 
Além de um tour à raia da Lagoa Rodrigo de Freitas, que receberá as provas do Mundial Júnior, em 2015, e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, no ano seguinte, os participantes assistirão a uma atualização da gerente de competições de remo da Rio 2016, Colleen Orsmond, sobre a preparação para as duas competições. Pela primeira vez o evento reúne os congressos de treinadores de Júnior e Sênior, normalmente realizados separadamente, possibilitando ao Comitê Executivo da FISA debater os principais temas da modalidade com todos os presentes.
 
O Congresso é organizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro, com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e da Confederação Brasileira de Remo (CBR). O Hotel Windsor fica na Avenida Lúcio Costa, 2.630, na Barra da Tijuca.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook