3º Campeonato Brasileiro de Remo Indoor acontece neste sábado

A temporada de competições do remo brasileiro está abertaA temporada de competições do remo brasileiro está abertaRio de Janeiro - Neste sábado, dia 4 de fevereiro, o remo brasileiro disputa a sua primeira competição oficial de 2012. No Estádio de Remo da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, 287 atletas irão lutar pelo melhor tempo no 3º Campeonato Brasileiro de Remo Indoor, o Cabra RI.

Desde a sua primeira edição, em 2010, o número de inscritos na prova cresceu 145%, o que demonstra o aumento de praticantes da modalidade no país. “No primeiro ano do Cabra RI  tivemos 117 inscritos. Em 2011 esse número subiu para 240 e chegamos a quase 300 esse ano. A maioria dos participantes é composta de atletas federados, mas a cada competição aumenta também a participação de amadores. A Marinha, por exemplo, virá com 12 atletas, afirma Wilson Reeberg, presidente da Confederação Brasileira de Remo (CBR). 

Além do título da competição, os atletas brigam também por seis vagas no Mundial de Remo Indoor, o Crash B, que será realizado no dia 19 de fevereiro em Boston, nos Estados Unidos. A vaga está aberta para os quatro melhores tempos das categorias olímpicas e os dois melhores do paralímpico. No ano passado, o Brasil trouxe 4 medalhas do mundial, sendo duas pratas no olímpico e uma prata e um ouro no paralímpico.

“O remo indoor é muito importante para o futuro do esporte, pois ele possibilita que o remo seja praticado em qualquer lugar, o que aumenta o número de adeptos. A maioria das pessoas que começa no remoergômetro acaba indo parar dentro de um barco”, analisa José Paulo Sabadine, coordenador nacional do remo adaptável.

Fabiana Beltrame, primeira medalhista de ouro do Brasil em Copas do Mundo E Campeonatos Mundias, também irá participar da prova. O desempenho dos atletas olímpicos no Cabra RI deste ano pode ser decisivo para garantir uma vaga na  Seleção Brasileira de Remo. Já pensando  nisso, os atletas brasileiros prometem muito esforço na competição deste sábado.

“Eu não gostava muito do remoergômetro, mas quanto mais eu treino mais eu vejo que é importante para a minha performance dentro d`água. E esse campeonato brasileiro é muito importante para mim, pois tenho chances de ir para a seletiva. Além disso, o aparelho é bom para testarmos os nossos limites”,  diz a atleta Bárbara Murad, de 17 anos.
 
Além das categorias olímpica e paralímpica, o Cabra RI também terá provas para masteres, técnicos, timoneiros e atletas de academias, organizações militares, instituições de ensino e empresas. As distâncias a serem percorridas pelos remadores variam de dois mil a 500 metros, de acordo com a categoria em questão, e as provas acontecem das 9h às 13h40.

Os atletas não federados ainda podem se inscrever até esta quinta-feira, dia 2. Para tanto, é preciso entrar no site oficial da CBR, www.cbr-remo.com.br, e preencher o formulário. O cronograma da competição está disponível no link a seguir: http://www.cbr-remo.com.br/files/noticia_ver.asp?noticia_ver_key=992.

SERVIÇO:
Data: 4 de Fevereiro de 2012
Local: Estádio de Remo - Avenida Borges de Medeiros 1524, Lagoa.
Hora: Início às 9h

CLASSES DE REMADORES
PARALÍMPICOS SENIORES (M/F)
DISTÂNCIA: 1.000 metros
AS, TA e LTA

PARALÍMPICOS JUNIORES (M/F)
DISTÂNCIA: 500 metros
AS, TA e LTA

OLÍMPICOS
DISTÂNCIA: 2.000 metros
Juniores "A" (M/F)
Juniores "A" Pesos-leves (M/F)
Juniores "B" (M/F)
Pesos-leves aberto (M/F)
Pesos-leves Sub-23 (M/F)
Classe aberta (M/F)
Classe aberta Sub-23 (M/F)

MASTERES (M/F)
DISTÂNCIA: 1.000 metros
Faixas etárias:
30 - 39 anos;
40 - 49;
50 - 54;
55 - 59;
60 - 64;
65 - 69;
70 - 74;
75 - 79;
80 - 84;
85 em diante

ACADEMIAS, ORGANIZAÇÕES MILITARES, INSTITUIÇÕES DE ENSINO E EMPRESAS (M/F)
DISTANCIA: 500 metros

TIMONEIROS (M/F)
DISTANCIA: 500 metros
Juniores
Seniores

TÉCNICOS (M/F): 500 metros

INFANTIS (M/F): 500 metros

Mais informações:
www.cbr-remo.com.br

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook