3º Campeonato Brasileiro de Remo Indoor definiu vagas para o Mundial

Fabiana Beltrame superou seu tempo de 2011 e foi a peso-leve mais rápida do dia / Foto: Marcio Rodrigues/ Fotocom.netFabiana Beltrame superou seu tempo de 2011 e foi a peso-leve mais rápida do dia / Foto: Marcio Rodrigues/ Fotocom.netRio de Janeiro - O início do calendário oficial de provas do remo nacional não poderia ter sido melhor. No 3º Campeonato Brasileiro de Remo Indoor, realizado no sábado, dia 4 de Fevereiro, no Estádio de Remo da Lagoa, 19 provas agitaram a torcida dos clubes presentes e definiram os seis remadores que representarão o Brasil no Mundial da modalidade, o Crash B, a ser realizado em Boston (EUA), no dia 19.

Com as melhores marcas entre os profissionais, quatro juniores carimbaram o passaporte para os Estados Unidos, assim como Claudia Santos e Antony Bomfim, atletas do remo adaptável.  

Na primeira prova, os peso-leve Junior A mostraram que o dia prometia muita emoção e vibração da torcida. Brigando por duas vagas na seleção brasileira pré-olímpica, os atletas do Botafogo, Emanuel Borges, Thiago Almeida e Diego Nazário, não conseguiram superar Thiago Carvalho, do Flamengo, que saiu campeão, para alegria de seus companheiros de clube. 

"Perdi na seletiva para eles. Mas perder faz parte e estou focado em melhorar esse ano. Estou muito feliz em dar essa vitória ao Flamengo", comemorou o atleta de 26 anos.

As provas seguiram disputadas. Na quinta bateria do dia, Fabiana Beltrame, primeira remadora brasileira campeã de uma Copa do Mundo e de um Mundial, sentou no remoergômetro para superar sua própria marca, e conseguiu. Dois segundos abaixo de seu tempo no ano passado, completando os dois mil metros em 7m12s03c, Fabiana conquistou o título da categoria peso-leve feminina.

"Meu resultado está dentro do que eu esperava. Não é o meu melhor, mas estamos em início de temporada e estou satisfeita", analisou a remadora, que também veste as cores do Rubro-Negro carioca.

As vagas para o Crash B, no entanto, começaram a ser definidas somente a partir da sexta prova. O peso-leve Junior A, João Pedro Kubit, do Flamengo, fez os dois mil metros em 6m23s80c, chegando bem próximo dos 6m23s do índice mundial de sua categoria. Com a marca, João Pedro obteve o melhor percentual do dia (99,79), garantindo a primeira vaga para Boston..

Na oitava bateria, os centésimos separaram a primeira e a segunda colocadas do Junior A feminino. Gabriela Salles, do Flamengo, e Camila Cunha, do Botafogo, disputaram a ponta durante toda a prova. No sprint final, Gabriela levou a melhor. Mas as duas atletas saíram vencedoras. Como o índice da categoria é de 7m06s, Gabriela, com o tempo de 7m13s60c, e Camila, com 7m14s40c, obtiveram o terceiro (98,25) e o quarto (98,07) melhores percentuais, respectivamente, e também garantiram a participação no mundial.

"A prova foi muito difícil. No final eu consegui aumentar o meu ritmo e passei a Camila. Estou muito feliz com o meu desempenho", afirmou Gabriela, 17 anos, uma das apostas do esporte brasileiro da nova geração.

O segundo melhor percentual em relação ao índice mundial saiu na 11ª bateria. Marcus Eduardo Ibiapina, do Vasco, foi o mais rápido do Junior A masculino, fazendo os dois mil metros em 6m13s05c. O índice da categoria é de 6m10s, e o remador do Vasco atingiu um percentual de 99,06.  

Para fechar a briga pelas vagas do Crash B, os atletas do remo adaptável entraram em cena. A campeã mundial Claudia Santos (AS) fez os mil metros em 4m44s04c, conquistando um percentual de 100,33 em relação ao índice de 4m45s. No masculino, Antony Bomfim (AS) obteve a marca de 4m00s01c, um percentual de 102,49, e fechou a seleção do mundial. 

No restante da tarde de sábado, masteres, técnicos, timoneiros e atletas de academias, organizações militares, instituições de ensino e empresas continuaram a festa do esporte. O 3º Campeonato Brasileiro de Remo Indoor foi uma realização da Confederação Brasileira de Remo (CBR) com apoio técnico da Concept2 Brasil, patrocínio Bradesco e Petrobrás e apoio Secretaria Municipal de Esporte, American Airlines e Tamoyo Turismo. 

Confira os atletas classificados para o mundial:

1 - João Pedro Kubit, 6m23s80c
2 - Marcus Eduardo Ibiapina, 613s50c
3 - Gabriela Salles, 7m13s60c
4 - Camila Cunha, 7m14s40c

Remo adaptável

1 - Claudia Santos , 4m44s04c
2 - Antony Bomfim, 4m00s01c

Mais informações:

www.cbr-remo.com.br

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook