Adriana busca o índice na Maratona de Londres 2013

Adriana: ouro no PAN  / Foto: Wagner Carmo/CBAt

Londres - Adriana Aparecida da Silva, medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, já está na Inglaterra, onde disputará no domingo, dia 21 de Abril, a Maratona Internacional de Londres. A atleta busca o índice CBAt (2:28:50) na prova de 42,195 km para o Campeonato Mundial de Moscou, que será disputado em agosto, na Rússia.
 
Tranquila, a paulista de 31 anos confia nas autoridades britânicas, que garantiram segurança para todos os participantes da prova, após os atentados ocorridos na segunda-feira na Maratona de Boston, nos Estados Unidos, onde três pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas.
 
"Tenho certeza de que a segurança será reforçada. Este tipo de preocupação pode desviar um pouco a concentração de alguns atletas. Mas, eu estou bem focada na prova, confiante", afirmou. O técnico Cláudio Castilho também não mostra preocupação. "A organização adotará medidas extras de segurança para que a prova seja disputada normalmente", comentou o treinador. "Não percebi nenhuma diferença no serviço de imigração no aeroporto de Londres, perguntas normais, procedimentos normais", completou.
 
Aleta do Pinheiros (SP), Adriana disputou a Meia Maratona de Nova York este ano como preparação para Londres, mas teve muitas dificuldades por causa do frio intenso fora de época.  A maratonista terminou 2012 como líder do Ranking Brasileiro da especialidade, com 2:29:17, tempo obtido em Tóquio e que garantiu sua participação nos Jogos Olímpicos do ano passado. 
 
A organização do evento britânico avisou que homenageará as vítimas das explosões de Boston no domingo. Além disso, procurou tranquilizar todos os envolvidos na prova. "Corredores, espectadores, voluntários e todos os demais estão seguros. Estamos fazendo tudo para garantir que a maratona decorra sem incidentes", declarou Nick Bitel, diretor utivo da maratona.
 
Paulo Roberto na Itália - Paulo Roberto de Almeida Paula, oitavo colocado na maratona da Olimpíada de Londres, disputa neste domingo a Maratona de Padova, na Itália, em busca do índice CBAt de 2:13:44 para o Mundial de Moscou. O corredor paulista já tentou a marca exigida na Maratona de Lake Biwa, em março, no Japão, mas não completou o percurso por causa do frio.
 
Paulo Roberto obteve no ano passado o índice olímpico ao marcar 2:10:23 justamente na conquista da medalha de bronze na Maratona de Padova, na Itália. Outra atleta brasileira inscrita na competição é a goiana Sueli Pereira Silva, terceira colocada e brasileira mais bem colocada na Meia Maratona de São Paulo, em março.