Atleta da Neve faz bonito em ultramaratona na África do Sul

Mirlene Picin foi  a melhor brasileira da 44ª edição da Two Oceans Ultra Marathon 56 km / Foto: Divulgação

África do Sul - Mirlene Picin foi  a melhor brasileira da 44ª edição da Two Oceans Ultra Marathon 56 km, disputada no domingo de Páscoa, dia 31 de Março, na Cidade do Cabo , na África do Sul. A prova é uma das mais famosas ultramaratonas do mundo e conhecida pela beleza das suas paisagens e pelo seu alto grau de dificuldade. 
Cerca de 27 mil corredores de todo o mundo foram inscritos para as duas distâncias do evento. Um total de 16 mil corredores participaram da prova de 21km e 11 mil na prova mais extensa, com 56km. A largada acontece do lado do Oceano Índico e chegada do lado do Atlântico. Os 26 km finais do percurso da  Two Oceans Ultra Marathon 56 km são considerados os mais difíceis, com uma subida de 8 km depois do km 40, quando muitos atletas já apresentam fadiga muscular e cansaço extremo. 
 
A brasileira Mirlene Picin completou os 56 km da prova em 4 horas, 53 minutos e 34 segundos, na 90ª colocação na classificação geral e tornando-se a primeira brasileira, entre homens e mulheres, a figurar no Top 100 da prova. Com esse resultado, a atleta ainda bateu o recorde brasileiro da prova que era de Amauri Silva, alcançado em 2011, com o tempo de 4 horas 54 minutos e 33 segundos.
 
Das 14 brasileiras que concluíram a prova em 2013, somente Mirlene correu abaixo das 5 horas, recebendo a medalha Sainsbury pelo feito. Entre os homens, 35 brasucas cruzaram a linha de chegada, sendo que o tempo de Mirlene foi melhor que o de todos esses competidores. Outros 10 brasileiros e 7 brasileiras ainda competiram na prova de 21km.
 
A competição foi dominada por corredores do continente africano, considerados os melhores do mundo. Na prova feminina, destaque para as russas, figuras frequentes nesse evento que tem por trás toda uma relação histórica do regime apartheid, que segregou racialmente a África do Sul de 1948 a 1994.