Atletas correm para homenagear Brasília

Na categoria masculina, a disputa foi acirrada, mas quem levou a melhor foi a equipe do Cruzeiro Esporte Clube / Foto: DivulgaçãoBrasília - Para comemorar os 51 anos da capital federal, atletas, moradores e visitantes compareceram à Esplanada dos Ministérios, na manhã desta quinta-feira, 21 de abril. Era a 5ª Maratona Brasília de Revezamento, organizada pelo Correio Brazilense. A partir das 8h, cinco mil corredores ocuparam as ruas da cidade para completar o percurso de pouco mais de 42 km, cercado por monumentos de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Antônio Oliveira Rodrigues, que participou na categoria adaptada cadeirante, junto com Wendel Silva Soares. A dupla repetiu o resultado da maratona passada. “Terminamos o percurso e fomos campeões novamente. O maior prêmio é a superação, mostrar que não somos diferentes”, orgulha-se Antônio Oliveira.

 

Na categoria masculina, a disputa foi acirrada, mas quem levou a melhor foi a equipe do Cruzeiro Esporte Clube. “Dessa vez, tiramos o grito da garganta, porque no ano passado o João Gari teve problema na prova e deixou a outra equipe passar. Essa vitória dedicamos a ele”, desabafa Frank Caldeira, atleta que garantiu a vitória na última volta.

Já o grupo Gran Cursos manteve a segunda posição, seguido da equipe Maranata, que perdeu o título de campeã. O GranCursos 2 conquistou o primeiro lugar na categoria mista. Os times da Free Corner e Poupex vieram depois. As meninas da equipe Gran Cursos 1 arrebataram o melhor tempo na feminina. O posto de segundo lugar ficou com o time do Gran Cursos 2, que deixou as atletas do Lo-rã em terceiro.

A 5ª Maratona Brasília de Revezamento oferece a maior premiação para corridas de rua da América Latina. No total, são três carros Kia Picanto 0 km, seis motos Honda e 15 televisões. Todos levaram para casa medalha de participação.

O evento - Tradicionalmente no dia 21 de abril, o Correio Braziliense realiza a Maratona Brasília de Revezamento, um evento esportivo criado em comemoração ao aniversário da cidade e do jornal. Segundo o diretor de Comercialização e Marketing, Paulo César Marques, a corrida é um presente tanto para a cidade quanto para a população. "Abrimos as comemorações promovendo um evento democrático, pois o revezamento permite a formação de equipes entre amigos, familiares e colegas de trabalhos”, afirma.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, também participou da corrida, com uma equipe formada por amigos. “Além de festejar os 51 anos da Capital Federal, vamos comemorar o resgate da auto-estima e confiança do brasiliense", enfatiza.

 Concurso Cultural - Nesta edição, a organização optou por uma promoção diferenciada - o concurso cultural. No site da maratona, foi aberta a oportunidade de apresentar sugestões de inovação para a 6ª edição da corrida. Propondo a criação de uma categoria para a família, o atleta Pedro Carrusco Britto venceu e garantiu um carro Kia Picanto 0 km. “O esporte é capaz de unir as famílias, na próxima edição trago a minha para competir”, avisa.

A organização da Maratona Brasília de Revezamento aprovou a ideia. “Nossa intenção foi criar interatividade com os atletas e ter maior participação das outras pessoas nesse evento”, avalia Valda César, superintendente de Comercialização e Marketing Publicitário. 

Amadores e amantes de corrida - A Maratona Brasília de Revezamento marca uma data especial para os moradores e empresários locais, que aproveitam para homenagear a cidade de uma forma diferente.

A exemplo disso, a imobiliária Lopes Royal aposta no esporte e criou, neste ano, um Clube de Corrida para aumentar a produtividade e a motivação de funcionários. Nesta edição, duas equipes de quatro atletas participaram, pela primeira vez, da competição. Segundo o diretor Comercial da companhia, Leonel Alves, esse ano foi uma experiência: “A competição é só entre as nossos grupos. Viemos nos divertir”.

Já o Laboratório Sabin, veterano no evento, inscreveu 200 colaboradores que formaram 32 equipes para correr. Apesar de amadores, os esportistas receberam preparação profissional, como academia para treinamento, ginástica laboral, massagem, professores de educação física e nutricionistas. Silvana Passos, atendente do Sabin, já perdeu as contas de quantas maratonas correu pela empresa: “Antes de qualquer largada fico nervosa, mas me preparei e estou confiante.” 

Para Sandra Costa e Janete Vaz, sócias-diretoras do Grupo, a corrida é uma oportunidade de interação e reforço da prática da qualidade de vida, marca registrada da empresa. “Estamos aqui pela nossa cidade e pela qualidade de vida dos funcionários do Sabin”, completa Carlos Pereira, treinador da equipe.                                                                 

Acostumada a cuidar da saúde dos brasilienses, a Companhia Athletica também garantiu a participação na corrida de revezamento. A academia levou uma equipe de oito alunos. O professor e responsável pelo grupo de corrida, Carlos Santana, afirma que o grupo atendeu às expectativas. “Mesmo sob sol forte, conseguimos completar a prova com um bom tempo. Agora, é só confraternização”.   



Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook