Atletas destacam clima de alegria da Meia Maratona das Cataratas

Meia Maratona das Cataratas / Foto: Marcos Labanca/Grampo Comunicação

São Paulo - Tudo pronto para a 7ª Meia Maratona das Cataratas, que acontece neste domingo (26), no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Antes de apertarem o passo na briga acirrada pelo título da mais fascinante corrida do calendário nacional, atletas da elite participaram da coletiva de imprensa, realizada na manhã deste sábado no Mabu Hotéis & Resort.
 
Os maratonistas foram unânimes em dizer que a prova é uma das mais belas e reforçaram o clima de acolhimento e alegria presente no evento. Amanhã a elite feminina largará às 8h45, enquanto os homens largarão às 9h. A corrida terá transmissão dentro do Esporte Espetacular, da TV Globo.
 
Durante a coletiva de imprensa, organizadores e atletas puderam confirmar que o evento, além de ser um dos mais bonitos do país, oferece aos participantes uma verdadeira integração com a natureza e com os demais competidores.
 
Com tudo isso, é possível prever disputas acirradas pelo topo do pódio. Os corredores brasileiros querem manter o título de país com o maior número de vitórias na história da competição masculina. Atualmente são cinco triunfos para o Brasil, enquanto o Quênia tem apenas uma conquista. Entre as mulheres há um equilíbrio, sendo três títulos para as brasileiras e três para as africanas.
 
Corredores - Paulo Roberto Almeida Paula é um dos brasileiros que pretendem lutar pela vitória. "Tenho maior prazer em estar aqui, ao lado de grandes nomes, em uma prova tão bonita. Quero fazer uma boa corrida. E será também um treino para eu ver o meu nível, para melhorar minha marca", disse o atleta, que será um dos representantes do Brasil no Mundial de Atletismo de Moscou, marcado para agosto na Rússia.
 
Outro que promete não facilitar a vida do pelotão africano é Giovani dos Santos, que no ano passado ficou em segundo lugar. "Minha expectativa é das melhores. Espero fazer uma boa prova e baixar meu tempo. A Meia das Cataratas é uma prova boa, porque corremos no meio da natureza, não tem poluição, carros. Esse clima ajuda muito os atletas a fazer um bom tempo", comentou.
 
Franck Caldeira, vencedor da disputa em 2011, quer brigar pelo bicampeonato, mas prevê dificuldades. "Desde que retornei dos Jogos Olímpicos, tive que parar os treinos para um tratamento na panturrilha esquerda. Vou fazer uma prova no meu estilo, até para perceber como está no meu retorno minha autoestima", enfatizou o mineiro de Sete Lagoas. "Agradeço à organização, porque eles são mais que organizadores, são amigos. Se toda prova tivesse esse tratamento que os atletas têm aqui, eles fariam corridas mais felizes", completou.
 
Roselaine de Souza Silva é um dos nomes fortes do pelotão feminino nacional e está animada para os 21 km da disputa deste domingo. "A Meia das Cataratas é a melhor prova que tem no Brasil. A gente não tem esse tratamento em nenhum outro lugar. Estou bastante confiante e espero subir ao pódio novamente", disse a brasileira, que foi quarta colocada na prova do ano passado.
 
Africanos - Entre os estrangeiros, a típica timidez marcou presença, mas os atletas africanos afirmam que estão em Foz do Iguaçu para brigar pela vitória. Um dos destaques entre os homens é o queniano Edwin Kipsang Rotich, vencedor da São Silvestre 2012. Objetivo e rápido até nas palavras, ele resumiu a que veio. "Quero fazer uma grande corrida e buscar um bom resultado", disse.
 
Esse é o mesmo sentimento de Nancy Jepkosgei Kipron, campeã da Pampulha em 2007/2008/2011, que está confiante e feliz por participar da disputa. "Quero agradecer à organização pelo convite. Pretendo fazer uma boa prova. Treinei bastante e vou dar o meu melhor amanhã", comentou a atleta do Quênia. 
 
Organizadores enfatizam preocupação com atletas - Se entre os atletas o clima é de descontração e alegria por serem bem recebidos em Foz do Iguaçu, para os organizadores isso é motivo de satisfação e sensação de dever cumprido, e de ainda mais responsabilidade uma vez que tudo na Meia Maratona das Cataratas é pensado visando ao bem-estar dos competidores.
 
"Quando os atletas chegam a Foz do Iguaçu é que a gente sente o coração pulsando com a realização de mais uma edição da Meia Maratona das Cataratas. Agradeço a todos por terem vindo para esta bela prova, e temos grande satisfação e recebê-los aqui", observou Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu.
 
Celso Florêncio, diretor da Cataratas do Iguaçu S/A, reforçou a ideia do bem-estar aos corredores. "É uma alegria fazer essa prova para tantos atletas. Eles são o motivo de nosso trabalho. Nosso objetivo é fazer com que os atletas se sintam bem. Desejo sucesso a todos e que amanhã estejam inspirados para fazer uma boa prova", enfatizou Florêncio.
 
Tadeu Natálio, diretor-técnico da prova, comentou a responsabilidade de fazer um evento cada vez melhor para os atletas. "Os competidores são a razão de nosso trabalho, e vamos continuar pensando nos atletas para sempre poder fazer um evento sustentável, preocupado com o meio ambiente e, acima de tudo, com qualidade para os corredores", salientou.
 
Guilherme Castro, diretor de Marketing e Vendas da Rede Mabu Hotéis, comentou sobre a recepção dos atletas. "Quero agradecer pela presença de todos. É um prazer apoiar um evento como este. O atletismo tem contribuído muito para o esporte brasileiro. Eu, em nome da Rede Mabu, desejo a todos boa sorte e espero tê-los recebido bem em nossas instalações."
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

 
 
Curta - EA no Facebook