Brasileiros seguem para Mundial de Meia Maratona

Giovani dos Santos será um dos representantes brasileiros / Foto:Wagner Carmo/CBAt

São Paulo - A Seleção Brasileira viaja nesta terça-feira 2 para a Bulgária, onde disputará no sábado 6 o Campeonato Mundial IAAF de Meia Maratona, na cidade de Kavarna. A delegação - formada por quatro homens e quatro mulheres - será dirigida pelo técnico Alexandre Minardi.
 
Giovani dos Santos, José Márcio Leão, Luís Fernando de Almeida Paula, Gilmar Silvestre Lopes, Sueli Pereira da Silva, Sirlene Sousa de Pinho, Roselaine de Souza Silva e Adriana Cristina da Luz têm embarque previsto no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, às 16:50, no voo Luftansa 0505. A delegação segue para Sófia via Munique, na Alemanha.
 
Com exceção de maranhense Adriana da Luz, de apenas 19 anos, o grupo de atletas brasileiro é experiente em corridas de rua. "Estou muito empolgada com a convocação e por poder representar mais uma vez o Brasil. Vai ser o meu primeiro mundial e não vejo a hora de competir com algumas das melhores atletas do planeta", disse a jovem corredora, radicada em Belo Horizonte, campeã brasileira dos 5.000 e dos 10.000 m sub-23 e do Sul-Americano de Meia Maratona, título conquistado em agosto, em Assunção no Paraguai. 
 
Já a baiana Sirlene ganhou a medalha de bronze na maratona do PAN do Rio 2007, enquanto a goiana Sueli Pereira da Silva, entre as convocadas, é a atleta mais bem colocada no Ranking Brasileiro dos 21,097 km, com 1:14:35.
 
No masculino, o mineiro Giovani tem o melhor tempo entre os convocados com 1:02:12. "Eu estou me sentindo muito bem. Acho que passo pela melhor fase da minha carreira e pretendo ficar entre os 20 primeiros", comentou o atleta, medalha de bronze nos 10.000 m no PAN de Guadalajara 2011.
 
O Brasil ganhou duas medalhas de bronze em Mundiais de Meia Maratona: uma por equipe, com Artur de Freitas, Delmir dos Santos e Ronaldo da Costa, em Tyneside, na Grã-Bretanha, em 1992 e outra, individual, com Ronaldo da Costa, em Oslo, na Noruega, em 1994.